CONFERÊNCIA 2017-18: ENCONTROS PARA O FUTURO

CONFERÊNCIA – ENCONTROS PARA O FUTURO
Ciclo de conferências dedicadas às temáticas da Dança, a terem lugar anualmente

O ENSINO DA DANÇA: DESAFIOS E PERSPETIVAS
16 e 17 de março de 2018
Curador: Luiz Antunes

Encontro entre Conservatórios de Dança, escolas com ensino artístico especializado (integrado e articulado) e Escolas de Ensino Superior Artístico, envolvendo professores, coreógrafos, diretores e outras personalidades ligadas à Dança.

Programa executado em colaboração com a Escola Superior de Dança (ESD)


SINOPSE

Este encontro pretende refletir sobre o ensino da Dança em Portugal e as novas perspetivas que se abrem em torno de questões como a pedagogia, métodos de ensino, a sua relação com outras formas de expressão artística, bem como o seu reconhecimento governamental, escolar e académico. A congregação neste encontro de profissionais de diferentes áreas permitirá também abrir novas perspetivas no que diz respeito ao ensino vocacional, o ensino profissional e o ensino superior. Pensar a Dança no século XXI, de forma transversal, em termos de gerações de docentes, bailarinos, coreógrafos e pensadores do estado da arte, é um ponto de partida para abrir novas plataformas de entendimento da Dança como fenómeno cultural e social na contemporaneidade, como conteúdo escolar e como uma nova forma de linguagem não apenas artística.


OBJETIVOS

Promover e fomentar uma reflexão conjunta e inclusiva de todos os intervenientes deste encontro, permitindo pensar o estado da arte da Dança no século XXI assim como promover conexões entre várias classes profissionais. Criar um lugar de reflexão sobre as evidências e exigências do percurso de um profissional da Dança.

• Promover uma reflexão sobre o ensino artístico português, em específico da Dança;

• Cruzar experiências e diferentes pontos de vista na área da formação de formadores assim como nas suas condições e realização;

• Correlacionar o cruzamento de realidades e experiências teóricas e práticas do ensino da Dança em Portugal;

• Identificar as necessidades reais e atuais de um profissional da Dança.


Abertura
16 de março
Local: Estúdios Victor Córdon
17h30

17 de março
Local: Estúdios Victor Córdon
9h00 – 18h30
saber mais

Público-alvo

Diretores, professores de escolas de dança, investigadores, pedagogos, estudantes do ensino superior
(número máx. de participantes: 120)

Consultar: Programa completo |  eFlyer | Evento Facebook

 


INSCRIÇÕES

Público em geral: €25 | Estudantes do ensino superior: €10

A inscrição só é válida após o pagamento mediante transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0006 8353 3 (envio do comprovativo para o e-mail estudiosvictorcordon@opart.pt ) .

Submeter as inscrições através do preenchimento do
FORMULÁRIO ONLINE