Geografias de uma casa

Geografias de uma casa é um espetáculo com direção, texto e dramaturgia de Joana Craveiro e colaboração de Luís Tinoco e Victor Hugo Pontes, construído a partir de materiais criados ao longo de Jovens Compositores. 

Jovens Compositores é um programa dos Estúdios Victor Córdon (EVC), centro criativo pertencente ao OPART E.P.E., que potencia o espírito colaborativo no processo de criação e contribui para experiências de trabalho diversificadas em contexto profissional, cruzando várias áreas de colaboração artística, ao longo de três semanas.

A partir da ideia de casa e de diferentes arquivos coleccionados e gerados ao longo de três módulos de laboratório e pesquisa, Geografias de uma casa constrói-se como um mapa afectivo de lugares e pessoas, com paisagens de permeio. Os três jovens compositores Carlos Lopes, Estêvão Chissano e Inês Madeira Lopes são, com base neste tema, chamados a compôr a partir de diversos pontos de partida e desafios diários, com orientação constante de Luís Tinoco. Um projecto de desenho e construção de casas e divisões infinitas dentro de uma mesma morada: sobre construção e destruição; sobre memória e esquecimento; sobre o fora e o dentro; tudo isto atravessado pelos complexos tempos em que vivemos. 


Direção, texto e dramaturgia Joana Craveiro

Coordenação composição musical Luís Tinoco

Coordenação composição coreográfica Victor Hugo Pontes

Compositores Carlos Lopes, Estevão Chissano (através da parceria com o Camões – Centro Cultural Português de Maputo) e Inês Madeira Lopes

Coreógrafos Beatriz Marques Dias, Leonor Keil e Margarida Belo Costa

Interpretação Alunos finalistas da Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e da Escola Superior de Dança

Desenho de luz João Cachulo

Colaboração Cenográfica Carla Martinez

Estreia 10 e 11 jul 2021, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa


Conceito e produção

Parceiros                                

Camões – Centro Cultural Português de Maputo

Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR)

São Luiz Teatro Municipal

Apoio