Sinopse

Em dezembro de 2017, a CNB volta a dançar a versão de O Lago dos Cisnes, versão coreografada por Fernando Duarte, com filme de Edgar Pêra e estreada em fevereiro de 2013.


“O Lago dos Cisnes” é o grande clássico da história da dança. As sucessivas reposições nas companhias de repertório são quase um ato purificador, idêntico àquele que levará alguns de nós, por exemplo, a regressar sempre a Bach.

Precisaremos assim tanto deste abandono aos velhos mitos e lendas, destas insistentes releituras contemporâneas, desta nova e ousada lógica teatral? Claro que sim, uma vez que dela depende absolutamente a sobrevivência do repertório clássico, cuja linguagem técnica deixa escassa margem a reinterpretações mais criativas, menos tradicionais. A dança clássica, alicerçada em regras rígidas e premeditadas, faz com que os seus intérpretes disponham apenas da pantomima e da técnica para encarnarem personagens psicologicamente quase unidimensionais. Ela só continuará a ser popular se trouxer até nós cisnes que nos sobrevoem, abençoando-nos como o fizeram quando Apolo nasceu, príncipes que nos alertem dos medos e nos convoquem o sonho, barões maléficos que nos desencantem dos nossos sortilégios. Mas, acima de tudo, que todos eles falem de nós e que connosco também dancem.

Rui Esteves, 2013

Estreia mundial
CNB, Lisboa, Teatro Camões,
14 de fevereiro de 2013

Ficha Técnica

Fernando DuarteCoreografia
Edgar PêraFilme
P.I.Tchaikovski Música
José António TenenteFigurinos
Nuno MeiraDesenho de Luz
Orquestra Sinfónica PortuguesaInterpretação Musical
Pedro NevesDireção Musical
Artistas da CNBInterpretação

Ensaio Geral Solidário

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
7 DE DEZEMBRO DE 2017 ÀS 21H

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de O Lago dos Cisnes no dia 7 de dezembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Evento Facebook


Associação de Intervenção Social O Poder da Estrela – AISOPE
Contribua para que a nossa Estrela continue a brilhar

 

O Poder da Estrela é uma Associação de Intervenção Social, sem fins lucrativos, criada por um grupo de técnicos com vasta experiência nas áreas de educação e saúde, com o objetivo primordial de apoiar crianças e jovens, com especial incidência na deficiência, e respetivas famílias, particularmente as mais carenciadas.

VISÃO: Ser uma referência da iniciativa social no apoio de crianças e jovens desfavorecidos com especial incidência na deficiência, e respetivas famílias, particularmente as mais carenciadas.
MISSÃO: disponibilizar terapias e consultas médicas e de reabilitação; acolher crianças e jovens em risco e/ou em situação de emergência; assegurar atividades de férias assim como receber famílias que procuram apoio na capacitação social/comunitária.
VALORES: Famílias em primeiro lugar; Igualdade de oportunidades; Solidariedade.

Através de um donativo a partir de 12 euros a AISOPE oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de O Lago dos Cisnes no dia 07 de dezembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o NIB: 0035 0044 00073631 93030

Para mais informações: E. opoderdaestrela.associacao@gmail.com | Tlm. 919 31 35 99 (Fernanda Martins) / 966215081 (Teresa Leitão)

O nosso muito obrigada
AISOPE


APOIARTE – Associação de Apoio aos Artistas – Casa do Artista
Apoie a Arte e os Artistas

 

A APOPIARTE/Casa do Artista é uma Associação sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida de Utilidade Pública – IPSS – constituída por escritura notarial de 27 de Maio de 1986. Foi fundamentalmente criada para atingir 3 finalidades: apoiar os que começam a atividade, promover e dignificar os que estão na atividade e proteger os que terminam a atividade.

Através de um donativo a partir de 12 euros a APOIARTE oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de O Lago dos Cisnes no dia 7 de dezembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Como fazer o donativo?
• Transferência para IBAN PT50 0036 0000 99105890263 21

Para mais informações: E. geral@casadoartista.net | Tel. 21 7110892

O nosso muito obrigada
APOIARTE

SITE | FACEBOOK


Refood Santa Clara
Acabar com o desperdício Alimentar

 

A RE-FOOD VISA A CRIAÇÃO DE UM NOVO MUNDO, onde: todos têm a comida que precisam, todos os alimentos são aproveitados, todos os cidadãos participam ativamente na gestão dos preciosos recursos comunitários e todos assumem o seu poder, o seu direito e a sua obrigação de transformar o mundo num lugar melhor.
MISSÃO: Eliminar o desperdício alimentar e acabar com a fome, incluindo neste esforço todos os membros da comunidade.

Através de um donativo a partir de 12 euros a Refood Santa Clara oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de O Lago dos Cisnes no dia 07 de dezembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Como fazer o donativo?
• Transferência para PT50003600719910010205304

Para mais informações: E. refood.santaclara@gmail.com

O nosso muito obrigada
Refood Santa Clara

SITE | FACEBOOK



ASSISTÊNCIA PAROQUIAL DE SANTO-O-VELHO – APSOV
Conquistar o projecto da nova casa

 

A APSOV é uma instituição privada sem fins lucrativos que dá apoio à população carenciada de Santos-o-Velho/Madragoa: dispõe de um Centro de Dia que acolhe diariamente 30 idosos, de um Serviço de Apoio Domiciliário a cerca de 40 idosos acamados, bem como de Cantina Social que serve 80 refeições diárias a sem-abrigo. A Assistência é a única instituição de carácter social que presta apoio ao idoso na freguesia de Santos-o-Velho. Para além do apoio aos idosos, e respondendo a outra grande necessidade da freguesia, em 1960, a Assistência abriu uma Creche e, três anos mais tarde, um Jardim de Infância – a Casa dos Pastorinhos de Fátima – com capacidade para 160 crianças, mantendo como prioridade e objectivo receber crianças vindas de famílias com carências graves – financeiras e humanas –, procurando incorporar a maior diversidade social possível.
Sempre com restrições económicas muito grandes, a Assistência tem conseguido no entanto levar a cabo a sua Missão. No entanto, infelizmente, são cada vez mais as famílias e pessoas que precisam de ajuda e queremos fazê-lo sempre com a dignidade que cada uma merece. Para isso, precisamos de uma nova casa. Queremos reunir num só espaço idosos e crianças, em instalações maiores e mais seguras, que nos permitam acolher mais e a dar melhor. Por outro lado, uma vez que o contrato de arrendamento da Creche/Jardim de Infância está a terminar teremos mesmo de mudar de instalações.  Generosamente a Câmara Municipal de Lisboa cedeu-nos um terreno e já temos aprovado o projeto para a nova casa. Todas as ajudas, aproximam-nos deste objectivo.

Através de um donativo a partir de 12 euros a APSOV oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de O Lago dos Cisnes no dia 07 de dezembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o NIB: 0036 0000 991 058 797 95 94

Para mais informações: E. apsov.novacasa@gmail.com | Tlm. 918681350 (Rita Ulrich)

O nosso muito obrigada
Assistência Paroquial de Santos-o-Velho – APSOV

SITE | FACEBOOK

Biblioteca Digital