Sinopse

Este programa é constituído por quatro peças em reposição, cujo êxito de público foi marcante em temporadas recentes. As duas primeiras são dos criadores portugueses Olga Roriz e Vasco Wellenkamp, a terceira do norte-americano, durante muito tempo radicado na Europa, William Forsythe e a última do israelita Ohad Naharin.
Treze Gestos de um Corpo é já um clássico e uma das coreografias mais carismáticas de Olga Roriz, onde um elenco masculino alterna com um feminino numa sucessão de solos e num crescendo de intensidade dramática.
Será que é uma Estrela? é uma peça recentemente coreografada por Vasco Wellenkamp, numa sentida homenagem à bailarina Graça Barroso. Herman Schmerman, dueto de Forsythe cujo título não pretende ter qualquer significado, mostra-nos o encontro de um casal que, através de uma execução técnica quase impossível – como são, aliás, todas as obras de reportório deste coreógrafo – não deixa de nos sugerir uma narrativa de humor muito subtil.
Finalmente, com Minus 16, confirma-se a habilidade de Ohad Naharin em saber como fazer o público dançar.


Distribuição de ELENCOS

TREZE GESTOS DE UM CORPO
Mulheres
Dias 10 (EGS), 12 e 18
Elenco: Almudena Maldonado, Margarida Pimenta, Solange Melo, Filipa de Castro, Filipa Pinhão, Catarina Grilo, Peggy Konik, Patricia Keleher, África Sobrino, Irina Oliveira, Paulina Santos, Inês Moura, Marta Sobreira

Dias 17 e 21
Elenco: Almudena Maldonado, Margarida Pimenta, Tatiana Grenkova, Filipa de Castro, Filipa Pinhão, Catarina Grilo, Peggy Konik, Patricia Keleher, África Sobrino, Irina Oliveira, Andreia Pinho, Inês Moura, Marta Sobreira

Homens
Dias 11, 14 e 20
Elenco: Frederico Gameiro, Kilian Souc, Lourenço Ferreira, Miguel Ramalho, Joshua Earl, Xavier Carmo, Tiago Coelho, Nuno Fernandes, Freek Damen, Francisco Sebastião, Christian Schwarm, Kilian Smith, Carlos Pinillos

Dias 13 e 19
Elenco: Frederico Gameiro, Kilian Souc, Lourenço Ferreira, Miguel Ramalho, Joshua Earl, Xavier Carmo, Tiago Coelho, Nuno Fernandes, Freek Damen, Francisco Sebastião, João Costa, Kilian Smith, Carlos Pinillos

HERMAN SCHMERMAN
Dias 10 (EGS), 12 e 18
Elenco: Tatiana Grenkova e Miguel Ramalho

Dias 11, 13 e 19
Elenco: Filipa de Castro e Carlos Pinillos

Dias 14 e 20
Elenco: Almudena Maldonado e Tiago Coelho

Dias 17 e 21
Elenco: Andreia Mota e João Costa

SERÁ QUE É UMA ESTRELA?
Elenco: Andreia Mota, Irina de Oliveira, Inês Ferrer, Miguel Ramalho e Tiago Coelho

MINUS 16
Dias 10 (EGS) e 21
Elenco: Abertura – Lourenço Ferreira | Dueto – Inês Ferrer e Tiago Coelho

Dia 12
Elenco: Abertura – Lourenço Ferreira  | Dueto – Leonor de Jesus e Lourenço Ferreira

Dias 11, 13, 14, 19 e 20
Elenco: Abertura – Miguel Ramalho | Dueto – Leonor de Jesus e Lourenço Ferreira

Dias 17 e 18
Elenco: Abertura – Tiago Coelho | Dueto – Inês Ferrer e Tiago Coelho
Sujeito a alteração


TREZE GESTOS DE UM CORPO

Esta peça é sobre o reflexo de uma pessoa em frente de dois espelhos paralelos que formam uma multiplicação de imagens até ao infinito. No entanto em cada um desses espelhos a imagem não é igual. É como se em cada um houvesse uma evolução, uma transformação do movimento, uma continuação do gesto do anterior. Como se cada imagem fosse autónoma da anterior. Com vida própria e independente. Com sentimentos, emoções e estares diferentes. Uma personalidade dividida.

Olga Roriz

Estreia absoluta
Lisboa, Grande Auditório Gulbenkian, Ballet Gulbenkian, 25 de março de 1987

Estreia CNB
Lisboa, Teatro Camões, 8 de março de 2007


HERMAN SCHMERMAN
DUETO

Herman Schmerman estreou em 1992 no Ballet da cidade de Nova Iorque, coreografado para cinco bailarinos. Quatro meses mais tarde, para o Ballet de Frankfurt, Forsythe criou um dueto adicional a este bailado. Desde então é apresentado em diversas companhias no mundo, tanto a versão completa como apenas o dueto. Esta é uma aparente competição homem-mulher. Para o coreógrafo é uma simples peça sobre dança.

Estreia absoluta
Frankfurt, Opernhaus, Ballet Frankfurt, 26 de setembro de 1992

Estreia CNB
Porto, Rivoli, Teatro Municipal, 29 de janeiro de 2016


SERÁ QUE É UMA ESTRELA?

Foi no silêncio da tua ausência que coreografei, para ti, estas três canções de amor.
Alguns dias antes de partires, quando te peguei ao colo para te deitar, percebi que tentavas levantar o braço para me abraçares. Ajudei-te a levantá-lo e a enlaçá-lo no meu pescoço. Pouco tempo depois foste embora. Mais tarde, sonhei que tinhas voltado para me dares esse abraço de despedida. Estavas ali e o teu abraço era tão quente, tão verdadeiro, tão real. Eu, louco de alegria, pensei que era tudo mentira e que não tinhas partido. Pedi-te para me contares como é o outro lado da vida. Serenamente, distanciaste-te um pouco de mim e disseste: não posso contar, meu amor, não posso. E desapareceste-me outra vez. Esse abraço, que guardarei até ao fim dos meus dias, esteve sempre presente nesta obra que te dedico.

Vasco Wellenkamp,
fevereiro 2015

Estreia absoluta
Lisboa, Teatro Camões, Companhia Nacional de Bailado, 12 de março de 2015


MINUS 16

Ohad Naharin é um dos mais reconhecidos coreógrafos contemporâneos a nível mundial. Axioma 7 foi a sua primeira obra dançada pelo Ballet Gulbenkian que ao longo da sua última década de existência dançou mais quatro das suas criações.
Sobre Minus 16, o atual diretor artístico da companhia israelita Batsheva diz «não é um novo trabalho, é mais uma reconstrução: gosto de pegar em peças ou secções de peças minhas e trabalhá-las de novo, reorganizá-las criando a possibilidade de as ver sobre um outro ângulo. Isso ensina-me sempre algo novo sobre o meu trabalho e a composição. Nesta peça eu peguei em diferentes secções de diferentes trabalhos meus. Foi como se eu estivesse apenas a contar o princípio ou o meio, ou o fim de várias histórias os quais depois de organizados resultam num trabalho tão ou mais coerente do que o original.»

Ohad Naharin

Estreia absoluta
Nederlands Dans Theater II, Lucent DansTheater, Haia, Holanda, 11 de Novembro de 1999

Estreia pela CNB
Lisboa, Teatro Camões, 12 de março de 2015

O Ballet Gulbenkian dançou a versão Minus 7 cujo primeiro espetáculo ocorreu em Lisboa, Grande Auditório Gulbenkian, 19 de junho de 2002

Ficha Técnica

TREZE GESTOS DE UM CORPO
Olga Rorizcoreografia
António Emilianomúsica
Nuno Carinhascenografia e figurinos
Orlando Worm desenho de luz
Carlos Pinillosremontagem
SERÁ QUE É UMA ESTRELA?
Vasco Wellenkamp coreografia
Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Edu Lobo música
Liliana Mendonçafigurinos
Vítor Josédesenho de luz
Maria João - "Será que é uma Estrela?" interpretação: voz
João Farinha - "Será que é uma Estrela?"interpretação: piano
HERMAN SCHMERMAN (DUETO)
William Forsythecoreografia, espaço cénico e desenho de luz
Thom Willemsmúsica
Gianni Versace e William Forsythefigurinos
Maurice Causeyremontagem
MINUS 16
Ohad Naharincoreografia e figurinos
Bambidesenho de luz
Erez Zoharremontagem
Artistas da Companhia Nacional de Bailado interpretação

Ensaio Geral Solidário

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
10 DE MAIO DE 2017 ÀS 21H

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Roriz / Wellenkamp/ Forsythe / Naharin no dia 10 de maio, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Evento Facebook



GAT- Grupo de Ativistas em Tratamentos
Quatro peças por uma causa: mais participação, menos discriminação!

 

O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos é uma estrutura de adesão individual e cooperação entre pessoas de diferentes comunidades e de diferentes organizações, afetadas pelo VIH e SIDA. Trata-se de uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Advoga mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vidas das pessoas que vivem com VIH ou em risco de o contraírem. Considera que, sem diagnóstico precoce, acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, programas de adesão e retenção nos mesmos, não pode haver controlo da incidência da pandemia. O GAT propõe-se adotar documentos que reflitam as posições e propostas do grupo em relação aos assuntos relevantes, grupos em situação de vulnerabilidade, epidemiologia, custos dos tratamentos e diagnósticos, acesso e adesão aos tratamentos, prevenção positiva e saúde sexual e reprodutiva das pessoas com VIH.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, o GAT oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “Roriz / Wellenkamp/ Forsythe / Naharin” , no dia 10 de maio, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o IBAN: 0035 0802 0000 4464 2303 0
• Contactando o GAT através do email: geral@gatportugal.org

Para mais informações:
E. ana.pisco@gatportugal.org / nuno.pina@gatportugal.org / ricardo.fuertes@gatportugal.org

O nosso muito obrigado!
GAT

SITE | FACEBOOK


Fundação Rui Osório de Castro / FROC
Assista ao Ensaio Geral Solidário e apoie a oncologia pediátrica!

 

A Fundação Rui Osório de Castro foi constituída em 2009 com o propósito de apoiar as crianças com cancro e os seus familiares concentrando a sua actividade em duas grandes áreas: INFORMAR, esclarecendo os pais e crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil e PROMOVER a INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA contribuindo para o avanço da medicina portuguesa na área específica da oncologia pediátrica.
Os donativos angariados apoiam a ação/projeto do PIPOP – Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica

Através de um donativo, a partir de 12 euros, a Fundação Rui Osório de Castro oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “Roriz / Wellenkamp/ Forsythe / Naharin”, no dia 10 de maio, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
Contactando a Fundação Rui Osório de Castro (telefone ou e-mail). O convite pode ser obtido mediante comprovativo de donativo (a partir de 12€). O convite poderá ser enviado por email ou levantado na Fundação Rui Osório de Castro.
• IBAN: PT50 0036 0065 9910 0088 1974 9

Para mais informações:
T. 21 791 5007 | E. catarinamartins@froc.pt ou info@froc.pt

O nosso muito obrigada!
Fundação Rui Osório de Castro

SITE | FACEBOOK 


APECDA – Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas
Preparar o futuro com a solidariedade do presente
A APECDA com a Companhia Nacional de Bailado

 

A APECDA – Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas é uma IPSS, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, que emergiu de um encontro de pais realizado em Novembro de 1972 e iniciou a sua actividade no ano de 1973.
A Associação tem desenvolvido a sua atividade em prol das pessoas surdas e/ou com outras deficiências, apoiando ao nível das vertentes social, ocupacional e escolar.

Assista ao Ensaio Geral Solidário do RORIZ / WELLENKAMP / FORSYTHE / NAHARIN, no dia 10 de Maio de 2017, no Teatro Camões (ao lado do Oceanário) às 21h00. Com um donativo a partir de 12€, receberá um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário e está a ser solidário com a causa da APECDA.

Como fazer o donativo?
• Os convites podem ser levantados diretamente nas instalações da APECDA – Rua Quinta dos Frades, nº1 1º, 1600-674 Lisboa ou enviados por email.
• IBAN: PT50 0010.0000.50219870001.38
Para mais informações:
T. 21 752 05 50 / 96 109 52 31 | E. coordenacao@apecda-lisboa.org / secretaria@apecda-lisboa.org

O nosso muito obrigada!
A APECDA

SITE | FACEBOOK



Associação Aprender em Parceria – A PAR
Apoiar Pais e Crianças a Crescer em Conjunto

 

A Associação tem como missão criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem para crianças dos 0 aos 6 anos, através de um trabalho de estreita parceria com pais, apoiando-os como primeiros e mais importantes educadores. Reconhece que são os pais que poderão facilitar o início de vida e de escolaridade com mais sucesso às suas crianças. Contribui para a saúde, o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento integral das comunidades.

Através de um donativo, no valor mínimo de 12€, a Associação A PAR oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário Roriz/Wellenkamp/Forsythe/Naharin, no dia 10 de maio de 2017, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Poderá obter o seu convite enviando o comprovativo do seu donativo para o email geral@a-par.pt ao qual agradeceremos enviando o seu convite digital.
• Poderá também fazê-lo presencialmente nas nossas instalações (Av. Marechal Craveiro Lopes, nº1 – Colégio de Santa Doroteia) onde lhe entregaremos em mão o respetivo convite.
• NIB: 0036 0071 9910 0095 4143 6

Para mais informações:
T. 217 579 705 / 918 662 901 | E. geral@a-par.pt / csbarbara@a-par.pt
O nosso muito obrigada!
A PAR

SITE | FACEBOOK 


APOIOS

 

Biblioteca Digital

NEWSLETTER · PROGRAMA DE SALA

FACEBOOK
álbum · evento

Cartaz do Programa OLGA RORIZ VASCO WELLENKAMP WILLIAM FORSYTHE OHAD NAHARIN

CARTAZ