PROGRAMA DE APROXIMAÇÃO À DANÇA 19-20

O Programa de Aproximação à Dança — PAD — tem como objetivo criar e desenvolver projetos paralelos à programação da CNB, que complementem a missão da Companhia de promover o acesso às artes e desenvolver competências na área das artes performativas da cultura em geral.

O PAD reúne um conjunto de propostas que pretende incentivar a aproximação entre artistas, criadores, obras, espaços e os públicos, promovendo uma participação ativa e crítica na cultura e, em particular, na área da dança. As atividades do PAD estendem-se por múltiplas áreas, como a cultura, a educação, o pensamento crítico e a responsabilidade social, numa perspetiva de trabalho contínuo entre a CNB e a sociedade civil.

Para a temporada 19/20 do PAD, a CNB desenhou um conjunto de programas que convida a um olhar sobre o património coreográfico, e que a este promove o acesso dirigindo-se a todos os públicos em formatos diversos. Este ano, pela primeira vez, a CNB conta com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e o Oceanário de Lisboa como parceiros fundamentais deste programa.


OPEN HOUSE

A Companhia Nacional de Bailado retoma a relação com a Trienal de Arquitetura de Lisboa e associa-se à 8.ª edição do Open House 2019, um evento internacional do qual fazem parte mais de 40 cidades em todo o mundo.
Durante dois dias, o Teatro Camões abre as suas portas e proporciona ao público a oportunidade de conhecer melhor a casa da CNB. O programa é composto por visitas guiadas dirigidas por voluntários e por especialistas.
Paralelamente, a programação Plus convida o público a participar em ateliês de dança orientados por bailarinas da CNB.
saber mais


OUTRAS DANÇAS

Outras Danças é uma coleção digital criada pela CNB que reúne testemunhos de criadores
e bailarinos sobre as suas carreiras e sobre algumas obras apresentadas pela Companhia.
Este importante registo documental é um projeto cuja continuidade é fundamental pelo que, na temporada 19/20 serão produzidas novas séries.


DANÇAS TU E DANÇO EU
oficinas para escolas

Danças tu e Danço Eu são oficinas de dança direcionadas aos públicos escolares, orientadas por bailarinos da CNB.
Uma experiência dinâmica, criativa e que oferece ainda a oportunidade de visitar os bastidores do Teatro Camões.
saber mais


A CNB NA MINHA ESCOLA
Projetos de atividades contínuas para escolas

A CNB na Minha Escola é um novo projeto que se realiza de forma contínua ao longo do ano letivo, orientado por bailarinos da CNB, e que proporciona às crianças o contacto com a dança e o Teatro Camões. Durante este período, a Companhia vai às escolas e recebe-as no Teatro Camões com um conjunto de atividades que variam entre oficinas, visitas, conversas e espetáculos.
Este é um projeto piloto que conta com a parceria da Junta de Freguesia do Parque das Nações e que, no ano letivo 19/20, é desenvolvido junto das escolas do 1.º ciclo desta freguesia.


DANÇAR DEBAIXO DE ÁGUA
oficinas para crianças

Numa parceria inédita entre o Oceanário de Lisboa e a CNB, duas das instituições mais emblemáticas do Parque das Nações, a Companhia criou Dançar Debaixo de Água. Esta oficina criativa mistura a dança, os oceanos e outros mistérios marinhos e é orientada por bailarinos da CNB.
Este projeto integra o Programa Férias Debaixo de Água e dá oportunidade aos participantes de passar uma manhã no Teatro Camões, a casa da Companhia Nacional de Bailado.
saber mais


VISITAS GUIADAS AO TEATRO CAMÕES

O Teatro Camões é a casa da Companhia Nacional de Bailado, o lugar privilegiado da dança e de um conjunto de profissões que, em equipa, constroem cenários, figurinos, coreografias, oficinas e um mundo escondido para lá do espetáculo.
Nas visitas guiadas percorrem-se os corredores do dia a dia da CNB, os estúdios, os camarins, as áreas técnicas do palco, o gabinete dos adereços e guarda-roupa e até o ateliê de costura.
Ao longo de cerca de uma hora descobrem-se os bastidores do Teatro Camões e as histórias da Companhia Nacional de Bailado.


DANÇAR COM PK

Dançar com Pk é um programa de aulas de dança regulares para pessoas com Parkinson, as suas famílias, amigos e cuidadores.
Este projeto inovador e pioneiro foi implementado em Lisboa, promovendo e permitindo que pessoas com Parkinson desenvolvam a sua criatividade, memória, interação social, bem-estar físico e emocional através da dança.
Dançar com Pk está integrado na rede internacional Dance for PD®, utilizando a metodologia e a experiência de bailarinos treinados profissionalmente e de especialistas em movimento.
Dançar com Pk foi fundado em Lisboa, em outubro de 2014, em parceria com a APDPk – Associação Portuguesa de Parkinson e a SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Recebeu uma Menção Honrosa – Prémio BPI Seniores 2014, e tem a BIAL e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento como patrocinadores de atividades de formação. O projeto está a iniciar a sua expansão para outras partes do país com o objetivo de criar uma rede com impacto a nível nacional.

A Companhia Nacional de Bailado associa-se ao Dançar com Pk acolhendo num dos estúdios do Teatro Camões a realização da aula mensal.