Primeiro, com a EDP e, depois, com a Fundação EDP, somos mecenas, desde 1998, da Companhia Nacional de Bailado. Ao logo destas mais de duas décadas, aconteceram, em Portugal e no mundo, muitas mudanças na cultura e nas artes, mas a CNB, não se alheando delas, manteve a sua missão de instituição de referência no universo da dança e os seus grandes objetivos programáticos: dar a conhecer as obras fundamentais do repertório clássico do bailado, tendo ao mesmo tempo uma programação aberta à contemporaneidade e ao que nela se faz, quer na dança, quer em outras disciplinas artísticas. Nesses objetivos essenciais, estão ainda a criação de novos públicos e o contributo para a descentralização cultural e a coesão territorial do país.

O apoio dado pela Fundação EDP, como Mecenas Exclusivo, durante dez anos, e agora como Mecenas Principal, integra-se na ação continuada, consistente e coerente de incentivo à cultura e às artes que temos desenvolvido, na fidelidade a uma consciência de responsabilidade social e a uma visão que tem no seu centro o serviço à comunidade, o desenvolvimento sustentável da sociedade e a abertura ativa aos temas, aos motivos e as transformações contemporâneas no mundo global. Temos, assim, em comum com a Companhia Nacional de Bailado os valores da abertura ao novo, da invenção do futuro, da preservação patrimonial, do estímulo a novos talentos, da energia empreendedora.

Desde os tempos imemoriais em que o ser humano procurava o seu lugar no mundo, a dança afirmou-se e firmou-se como um dos grandes símbolos das nossas demandas e das nossas descobertas. Por e com ela, o corpo chega aos outros, percorre o mundo, supera obstáculos, transcende a nossa condição, reafirmando-a. Nestes tempos tão perigosos e violentos, a dança, com a sua linguagem universal, transporta uma mensagem de liberdade criadora e de curiosidade renovadora que se opõe ao retrocesso e ao obscurantismo nas suas novas e ameaçadoras formas.

A Fundação EDP felicita os dirigentes, os bailarinos e todos os que trabalham na Companhia Nacional de Bailando pelo que têm feito e por aquilo que querem fazer, num caminho constante de insatisfação, exigência e aperfeiçoamento. E quer saudar calorosamente o público a quem o trabalho tão valioso da CNB se destina, fazendo votos de que corresponda com a sua presença assídua e entusiasmada nos espetáculos que lhe são apresentados e que resultam do nosso empenhamento comum.

A Fundação EDP
Setembro 2022
A Fundação EDP é Mecenas Principal
da Companhia Nacional de Bailado