October 10, 2024
Sessão pública da apresentação da conclusão das obras de requalificação e modernização do Teatro Camões no âmbito do PRR

News:

Todas

Bilhetes

"Celebrar um acontecimento desta natureza, o primeiro projeto que é concluído no âmbito do PRR, na área da Cultura, é motivo de orgulho e redobrada felicitação." Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura


Esta quarta-feira, dia 9 de outubro, realizou-se a sessão pública da apresentação da conclusão das obras de requalificação e modernização do Teatro Camões no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Estiveram presentes a Srª Ministra da Cultura e a Srª Secretária de Estado da Cultura, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações e demais parceiros institucionais.

Conceição Amaral, Presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E., reforçou a importância da transformação do Teatro Camões num "Teatro mais humano, mais luminoso, mais funcional, mais moderno, mais amigo do ambiente, mais fácil de gerir e mais fácil de trabalhar e visitar".

A sessão foi seguida de uma visita guiada pelas novas instalações e locais de trabalho das equipas artística, técnica e administrativa da CNB, com momentos performáticos nos estúdios, interpretados por Ana Lacerda, Primeira Bailarina, Filipe Tordo, Coordenador Musical, Miguel Ramalho, Primeiro Bailarino e Patrícia Main, Bailarina Corifeu.

Com um investimento global de 5.894.175,00 €, as obras de requalificação tiveram projeto de arquitetura e especialidades pelo Atelier RISCO e Projetistas e Consultores de Design, S.A.; A coordenação do projeto de arquitetura ficou a cargo de Tomás Salgado, a Arquiteta Responsável, Cristina Picoto, e a empreitada ficou a cargo do Consórcio CARI Construtores S.A. e Domingos da Silva Teixeira S.A.

Damos as boas-vindas ao público para conhecer o renovado Teatro, a nossa renovada casa, a partir do dia 17 de outubro, com a estreia do programa Supernova/The Look.


Saiba mais sobre o projeto de requalificação e modernização do Teatro Camões no âmbito do PRR em opart.pt.

Galeria

Galeria

1

/

15

Notícias

September 12, 2024
Carta de Missão, por Fernando Duarte, Diretor Artístico

Pela alameda da celebração! No pressuposto de um reconhecimento tácito por parte de largos e crescentes públicos, de que a Companhia Nacional de Bailado é uma referência incontornável da nossa cultura contemporânea, importa reforçar e amplificar a sua presença em todo o território, o seu papel fundamental na Dança em Portugal, paralelamente a uma crescente projeção internacional. 


Pela alameda da celebração! No seguimento do longo e singular percurso, como símbolo da democratização cultural que o 25 de abril de 1974 nos ofereceu, em que a CNB se tornou o paradigma nacional da Dança clássica, fomentando e preservando o seu repertório, sem deixar de ser uma incansável impulsionadora da criação coreográfica contemporânea portuguesa, assim como o repositório de um expressivo e invejável conjunto de obras universais. 


Pela alameda da celebração! Assim é perspetivada a missão da Companhia Nacional de Bailado para os próximos 4 anos, que culminará com a admirável efeméride de chegar, em 2027, aos 50 anos de ininterrupta atividade! 


Uma missão convictamente comprometida com a procura incansável pela excelência técnica e artística do corpo artístico e de criadores, a participação comunitária, a coesão social e cultural, a formação contínua, o pensamento, a acessibilidade, a sustentabilidade, a diversidade e o desenvolvimento e bem-estar coletivo. 

Uma missão colocada em prática pelo entendimento de que há novos modos de ver Dança e, consequentemente, pelo dever de apresentar novos modos de mostrar a nossa Dança, e que se expressará pela transdisciplinaridade, pela multiculturalidade, pelos contextos diversificados e pela ampla comunicação com todos os públicos. 


Ainda que sempre efémera e por vezes fugaz na sua essência, a Dança que se deseja bem viva na CNB, em nenhum momento deixará de se dedicar a ser um encontro dinâmico, de plena fruição e indelével para quem a concretiza, com toda a excelência, e para quem a vê acontecer, com o máximo espanto.

Na sua dupla expressão material e imaterial, a CNB continuará a ser um espaço livre e um espaço aberto a todas e a todos, na presente dupla celebração de quase 50 anos bem vividos e de uma vibrante preparação dos próximos 50! Venham celebrar e continuar a viver a Dança connosco, na nossa Companhia! 


Fernando Duarte 

Lisboa, 12 de setembro de 2024


Ler mais...

Notícias‎

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile