March 19, 2021
Fotógrafos da CNB: Carla Pires

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Para cada temporada é construído e produzido um conjunto de imagens que comunicam e promovem os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado. Um trabalho em conjunto que envolve, equipas externas – designers, fotógrafos, criativos – e a equipa interna da CNB.

Ao longo das próximas semanas iremos recordar as imagens desses momentos e descobrir os processos, também de criação, de alguns dos fotógrafos que colaboraram connosco.


 

 

Carla Pires é licenciada em Patologia, mas foi na criação de conteúdos, sob a forma de fotografia ou vídeo, que encontrou o seu caminho. Enquanto art director, tem trabalhado na área da moda e com celebridades, tendo no seu portfólio várias marcas reconhecidas de moda e beleza. É ainda uma presença constante em semanas de moda internacionais e nacionais e criou, juntamente com Olívia Oritz, o estúdio de criação de conteúdos, Co.studio. Desde 2019, colabora com a Companhia Nacional de Bailado e é a autora das fotografias de campanha das temporadas 2019/2020 e 2020/2021. Em retrospetiva, revela-nos o universo criativo por detrás das imagens que deram corpo à temporada 2019/2020 e João Campos, Diretor Criativo do Estúdio João Campos, reflete sobre os processos de trabalho e, em particular, de composição gráfica das imagens finais que chegaram até si, até todos nós.

Três palavras que, para Carla Pires, são sinónimo de CNB.

Criatividade, esforço e comunidade.

Como foi desenvolver os conceitos que iriam dar lugar à imagem desta temporada de 2019/2020?

Foi muito desafiante, sem dúvida, porque foi construir algo de raíz e algo que cria uma identidade para uma instituição que representa e que é talvez a cara do bailado em Portugal. Portanto, é um peso enorme. É muito desafiante só por esse peso e só por essa responsabilidade. Mas é fantástico, no sentido em que se cria algo que os outros vão ver e que realmente identificam estas pessoas e que, no fim, se revêem nelas e na entidade que está a ser retratada. É gratificante chegar ao fim e termos um trabalho que mostra todo este processo e que, para além disso, é uma imagem bonita e da qual me orgulho. Por isso,  sim, para além de desafiante, é um orgulho.

Uma curiosidade sobre o processo de criação destas imagens.

Ao contrário daquilo que, possivelmente, as pessoas pensam, eu tento abstrair-me e sair da bolha da dança ou do ato da dança enquanto movimento. Quando estamos no processo criativo, tento ir buscar outros aspetos que não têm necessariamente a ver com dança, mas sobretudo a ver com as pessoas que dançam. Ou seja, acho que é muito mais interessante ter a ideia do processo, da criatividade, da criação, das temáticas, do que própriamente do ato da dança. Acho que para conseguirmos fazer um trabalho diferente, o que é também um desafio, é preciso sair dessa bolha conceptual que é representar pessoas a dançar ou ter pessoas a dançar. A dança é muito mais do que isso, é muito mais do que ter pessoas a dançar, são pessoas que estão a representar, são pessoas que estão a criar um papel, a passar uma mensagem, são histórias que estão a contar, também são representações culturais, porque também representam vários contextos culturais e históricos e isso é muito interessante. Esse background é muito inspirador e eu tento ir buscar essa inspiração.


João Campos é a mente criativa por detrás das imagens que chegam até si a cada nova temporada da Companhia Nacional de Bailado. Colabora com a CNB desde 2008, ainda antes de criar o seu estúdio de estratégia de marca e design, o Estúdio João Campos, e o seu desafio é aparentemente simples, mas na realidade complexo: a cada nova temporada, desenvolver uma identidade visual, com uma nova carga simbólica e dinâmica, tal como a própria identidade e raíz da CNB.

“A temporada de 2019/2020 marcou, em definitivo, o início de um novo ciclo da CNB e, nessa medida, impunha-se uma renovação da abordagem visual.
Sem abdicar da dimensão humana que havia caracterizado as temporadas anteriores, definimos um conjunto de princípios base — expresso, essencialmente, no estilo fotográfico, no universo cromático e na selecção tipográfica — sobre os quais fizemos assentar toda a comunicação visual da Companhia. Nele, a fotografia assumia, deliberadamente, um lugar privilegiado e agregador da nova linguagem. Foi neste contexto que o exímio trabalho fotográfico da Carla Pires se revelou instrumental. A força das imagens, suportada por uma dramaturgia convicta, particularmente bem trabalhada entre a simbologia, a hipérbole e o non sense, conferiu um tom distintivo à comunicação da CNB e uma muito desejada energia positiva à instituição. O resultado, além de elegância sublime, revela uma CNB confiante e descomplexada, ousada e divertida, capaz, assim, de se aproximar verdadeiramente do seu público.” João Campos

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