Andreia Mota é bailarina Corifeu da Companhia Nacional de Bailado desde 2021. Integrou o elenco da Companhia como bailarina de Corpo de Baile em 2012.
Nasceu em Tomar em 1994, iniciando os seus estudos em dança aos 5 anos de idiade numa pequena escola de ballet. Mais tarde juntou-se ao ensino articulado em dança com a Sociedade Filarmónica Gualdim País. Aos 13 anos, mediante audição, ingressou na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), onde completou a sua formação enquanto bailarina profissional. Durante o seu tempo na EADCN participou no Concurso Prix de Lausanne e no Festival Tanzolymp, onde venceu a medalha de prata na categoria de contemporâneo. Dançou papéis como Kitri em Dom Quixote e Fada do Açúcar em O Quebra Nozes, integrando também os bailados Evening Songs (Jiri Killian) e More (Ken Osola). Ainda em formação, participou nas produções clássicas da CNB Romeu e Julieta e A Bela Adormecida, sendo depois convidada pela então Diretora Artística, Luísa Taveira, a juntar-se ao seu elenco.
Na CNB tem dançado nas produções clássicas e contemporâneas do seu repertório, incluindo: Romeu e Julieta (John Cranko); A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky), A Eleita; L’après-midi d’un Faune (Anne Teresa de Keersmaeker); Cinderela (Michael Corder), Pas de deux de Inverno; Giselle (George Garcia) Pas de dix; O Lago dos Cisnes, Pas de trois e Cisnes Grandes; Quebra-Nozes Quebra-Nozes, La Bayadère, O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte); Tempestades, Quinze Bailarinos e Tempo Incerto, Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça); Será que é Uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Minus 16 (Ohad Naharin), Dueto principal; Pedro e Inês (Olga Roriz), Jovem Inês; A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Herman Schmerman (William Forsythe); 5 Tangos, Dupla Solista, In the Future, Dueto Principal (Hans Van Manen); Serenade (George Balanchine); iTMOi - In the Mind of Igor (Akram Khan); Impromptus (Sasha Waltz); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), Clara e Fada do Açúcar; Dom Quixote (Eric Volodine segundo Alexandre Gorsky), Bailarina de Rua e Mercedes; Raymonda (segundo Marius Petipa), Raymonda III Ato; symphony of sorrows (Miguel Ramalho); Teu Corpo Meu Eco (Filipe Portugal); Chronicle (Martha Graham); Concerto Barroco (Balanchine), 2º Violino; Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero); Fall (Sidi Larbi), Draw duet; La Sylphide (August Bournonville), Sylphide II Ato; Deste Mundo e do Outro (Olga Roriz); Cacti (Alexander Ekman); As Bodas (Mauro Bigonzetti); Cantata (Mauro Bigonzetti) Due done e Quarteto; Workwithinwork (William Forsythe); Sinfonia dos Salmos (Vasco Wellenkamp).
Em 2020 foi convidada pela companhia SIA Worldstars a dançar o papel principal (Clara e Fada do Açúcar) em Nutcracker Tour 2020, uma digressão com espetáculos na Letónia, Suécia e Noruega. Participou ainda na Russian Classical Ballets Gala 2020, dançando White Snow Pas de deux e Sleeping Beauty Pas de deux na Suécia. Posteriormente, participou em várias galas com a companhia SIA Worldstars, interpretando Será que é Uma Estrela? e Lento para Quarteto de Cordas, ambas do conceituado coreógrafo português Vasco Wellenkamp.
Realizou um curso de Massagem de Recuperação pelo SIMAC - Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas, tendo também criado a sua própria marca de roupa para dança TERPSIDANCEWEAR.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão