Andreia Pinho é Bailarina Corifeu da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em setembro de 2001, sob a direção de Marc Jonkers, tendo sido promovida a Corifeu em setembro de 2008.
Natural de Lisboa, desenvolveu desde cedo o gosto pela dança, tendo iniciado o seu percurso com 4 anos de idade, sob a orientação de Armando Jorge, aprendendo com diversos professores internacionais e obtendo certificações em diversos graus da Royal Academy of Dance. Posteriormente, ingressou na Escola do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado do Teatro Nacional de São Carlos, até ingressar na Escola de Dança do Conservatório Nacional em setembro de 1990.
Aponta como principais mestres na sua formação Armando Jorge, Maria Luísa Carles, Diane Gray, Violette Quenole, Luísa Taveira, Anatole Grigoriev e Georges Garcia.
Após concluir os estudos em 1998, colaborou com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), onde integrou, entre outros, o bailado Danças Portuguesas (Vasco Wellenkamp), realizado para a Expo 98. Tendo permanecido nesta última companhia até o ano 2000, seguiu depois para a Companhia de Bailado da Madeira, onde dançou todo o seu reportório, destacando Dançar Max (David Fielding) e Paquita (Marius Petipa), no papel de Grand pas de deux.
Do seu repertório com a Companhia Nacional de Bailado fazem parte as obras Present Tense (David Fielding); Theme and Variations, Who Cares? enquanto Solista, Serenade e Concerto Barocco (George Balanchine); As Bodas (Vaslav Nijinsky); Romeu e Julieta (John Cranko), no papel de Cigana; Giselle (Georges Garcia), Pas-de dix; A Dama das Camélias (Mehmet Balkan); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan, Armando Jorge), Dança Árabe e Solista Mirlitons; O Lago dos Cisnes (Mehmet Balkan, Fernando Duarte), no papel Cisnes Grandes e Princesa Polaca; Dom Quixote (Mehmet Balkan, Alexandre Gorsky segundo Eric Volodine); Front Line (Henri Oguike); Facing In The Sky (Pierre Wyss), Dueto Principal; Concerto (Marco Cantalupo e Katarzyna Gdaniec); 5 Tangos, no papel de Dois Pares, e Kammerballet (Hans Van Manen); Light Fandango (Roberth North); Pedro e Inês, no elenco original, Isolda, Treze Gestos de Um Corpo; Noite de Ronda; Orfeu e Eurídice (Olga Roriz); Debaixo da Pele e Savaliana (Rui Lopes Graça); Dualidade (Gagik Ismalian); Sonho de uma Noite de Verão, Ever Near Ever Far (Heinz Spoerli); O Pássaro de Fogo (Uwe Scholz, Fernando Duarte); A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinski, Cayetano Soto, Olga Roriz); The Vertiginous Thrill of Exactitude (William Forsythe); Kazimir’s Colours e Cantata (Mauro Bigonzetti); Coppélia (John Auld); La Sylphide (August Bournonville); Les Sylphides (Michael Fokine); Uma Coisa em Forma de Assim (composição de Bernardo Sassetti, coreografia de Madalena Victorino e Paulo Ribeiro); Dido e Eneas (São Castro e António Cabrita); A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Cinderela (Michael Corder); La Bayadère (Fernando Duarte); Du Don de Soi e Lidia (Paulo Ribeiro); La Valse (realização de João Botelho, coreografia de Paulo Ribeiro); Dance Bailarina Dance (Clara Andermatt); Come Together e Romeu e Julieta (Rui Horta); Carnaval (Victor Hugo Pontes); Minus 16 (Ohad Naharin); Noite Transfigurada e Grosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker); A Mesa Verde (Kurt Jooss); Fall (Sidi Larbi), e Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero).
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão