Corifeu
Gonçalo Andrade
Gonçalo Andrade

Gonçalo Andrade é Bailarino Corifeu da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2017, tendo já colaborado com a Companhia em anos anteriores.


Natural de Lisboa, nasceu em 1990 e começou a dançar aos sete anos de idade, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, onde acabou por se graduar em 2008, obtendo o diploma de Bailarino Profissional. Ao longo do seu percurso no conservatório, trabalhou com coreógrafos de renome nacional e internacional, participando em vários concursos de dança e ganhando vários prémios em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Foi convidado a ingressar na Companhia Nacional de Bailado antes de terminar a sua formação, onde permaneceu até janeiro de 2010. Como bailarino da CNB, trabalhou com vários mestres e coreógrafos, tais como Armando Jorge, Vasco Wellenkamp, George Garcia, Rui Lopes Graça, Jan Linkens, entre outros.


Em 2010 ingressou na Companhia Quorum Ballet, sob a direção de Daniel Cardoso, onde permaneceu até agosto de 2013. No Quorum Ballet, dançou inúmeros bailados da autoria de Daniel Cardoso, Itzik Galili, Barbara Griggi, Pedro Dias, Gonçalo Lobato, Elson Ferreira, Filipe Narciso e Inês Godinho, com apresentações em vários países, incluindo, China, Macau, Dinamarca, Equador, Tailândia, Espanha, Sérvia, entre outros.


Em novembro de 2011, ingressou como bailarino convidado na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), sob a direção de Vasco Wellenkamp, para dançar Amaramalia. Em setembro de 2013, a convite do diretor, integrou essa mesma Companhia. Com a CPBC, fez digressões pela Holanda e dançou em Washington DC, Estados Unidos da América, no John F. Kennedy Center of Performing Arts.


Em agosto de 2014, foi convidado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), sob a direção artística de Nélia Pinheiro, a participar no bailado Romeu e Julieta de Benvindo Fonseca, e Eros e Psiquê, de Nélia Pinheiro. Estreou-se como assistente de coreógrafo na Áustria, ao lado do coreógrafo Vasco Wellenkamp em setembro desse ano.


Em fevereiro de 2015, estreou as primeiras peças de sua autoria Imagination Reality e (E)motion (coreografado em parceria com Rita Carpinteiro), no programa Jovens Coreógrafos da Pequena Companhia/ Little Company da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Em abril do mesmo ano, estreou a sua primeira coreografia a solo, Perpétuo Agora, no Festival Internacional de Dança Contemporânea, em Évora.


Em junho de 2015, a convite da companhia Internationaal Danstheater (Holanda) participou na remontagem do bailado Fado, coreografado por Vasco Wellenkamp em Limassol, Chipre. Também em 2015, com a CDCE iniciou uma digressão internacional com o bailado Eros e Psiquê, onde realizou vários espetáculos na Índia, Argélia, Geórgia, Israel, África do Sul, Uruguai, entre outros.


Em 2016, foi convidado a coreografar na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, onde apresentou 20 minutes after. Criou ainda o projeto D.C - Companhia Jovens bailarinos que estreou o seu primeiro programa com bailados de Vasco Wellenkamp e Margarida Belo Costa, em dezembro de 2016, em coprodução com a associação Lua aos Quadradinhos.


Em 2017, foi convidado para ser assistente de direção artística da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, da qual ainda faz parte. Em setembro deste ano ingressou, novamente, na Companhia Nacional de Bailado onde permanece até aos dias de hoje.


Do seu repertório na CNB, destaca peças de Hofesch Schechter, Ohad Naharin, William Forsythe, Anne Teresa de Keersmaeker, Alexander Ekman, Sidi Larbi, Olga Roriz, Vasco Wellemkamp, Sasha Waltz, Paulo Ribeiro, Hans Van Manen, Fábio Lopez, Mauro Bigonzetti, Howard Quintero, Clara Andermatt, Luís Marrafa, Fernando Duarte, Rui Lopes Graça, Ambra Senatore, Tânia Carvalho, António Cabrita, São Castro, Victor Hugo Pontes, Miguel Ramalho e Filipe Portugal.


Em 2019 criou o Roof Dance Festival, em parceria com Nélia Pinheiro, um festival de dança inserido no Centro de Artes de Marvila. Estreou também Silent Tales of Us, uma cocriação com Miguel Ramalho, no Festival Internacional de Dança Contemporânea.


Em fevereiro de 2020, realizou outra cocriação com Miguel Ramalho, Out.Land, uma encomenda do Festival Entrelaçados no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.


Em 2024 é promovido a Bailarino Corifeu da Companhia Nacional de Bailado.


Leciona, desde 2012, workshops de dança contemporânea em território nacional e internacional.

2024/2025

Esta temporada

Alice no País das Maravilhas

46 Tartaruga Fingida

Epopeia…? Rima com baleia!

01

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile