Corpo de Baile
Paolo Ciofini
Paolo Ciofini

Paolo Ciofini é Bailarino do Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2021.


Natural de Arezzo, Itália, em 2009 ingressou na Chapkis Dance Italy, sob a direção de Lilia Tchapkis, onde recebeu formação em ballet clássico, dança moderna e contemporânea, hip hop e pas de deux até 2015. Entre 2012 e 2017 frequentou o Liceo Coreutico Piero della Francesca em Arezzo, onde estudou história do ballet, história e teoria da música, ballet, dança contemporânea e anatomia. Entre 2014 e 2017 frequentou o Carolina Basagni Centro Danza, com formação no método Vaganova de ballet clássico, técnica contemporânea, reportório clássico, pas de deux, método Body Code, pilates e teatro, sob a direção de Carolina Basagni e Fabrizio Betti.


Entre 2016 e 2017, participou numa apresentação escolar de A Pequena Sereia (Arturo Cannistrà) enquanto bailarino principal. De 2017 a 2018 integrou o Corpo de Baile do Atlantic City Ballet, sob a direção de Phyllis Papa. Durante esse tempo, participou em obras como Ballet Goes Broadway, Into the Storm, Dracula, It’s a Shore Holiday, The Nutcracker (onde foi solista na Dança Chinesa e Dança Espanhola), Sleeping Beauty, A Midsummer Night's Dream e Romeo and Juliet, todas coreografadas por Phyllis Papa.


Entre 2018 a 2020 dançou com o Balletto del Sud como membro do Corpo de Baile e Solista, sob a direção de Fredy Franzutti. As produções em que participou incluíram Le Quattro Stagioni, Gran Galà Mediterraneo, L’Après-Midi d’un Faune, La Bella Addormentata, com coreografias de Fredy Franzutti. Foi Solista no Pas de quatre em Giselle, em Serata Romantica (Jules Perrot), La Giara, Il Carnevale degli Animali e Le Maschere. Dançou o Pas D’Escalve em Gran Galà Mediterraneo (Marius Petipa), e papéis de Solista em La Nascita, Progetto Leonardo Da Vinci, Le Ultime Parole Di Cristo, L’Uccello Di Fuoco, La Sagra Della Primavera, Premio Zeus, Miti In Scena e Il Lago Dei Cigni.


Entre 2020 e 2021 trabalhou com a Opera Nova Bydgoszcz como membro do Corpo de Baile, sob a direção de Małgorzata Chojnacka. Durante este período, participou das produções de Captive Mind (Robert Bondara), Die Fledermaus (Teresa Kujawa) e Whispers and Shadows (Jacek Przybyłowicz).


Desde 2021 tem integrado o Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Aqui, foi Solista no papel de Gémeos em Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero), e integrou outras obras como Fall (Sidi Larbi Cherkaoui), La Sylphide (August Bournonville), Deste Mundo e do Outro (Olga Roriz), Giselle (Georges Garcia), no Pas de dix, Grosse Fuge (Anne Teresa De Keersmaeker), Avant Qu’il n’y Ait le Silence (Fábio Lopez), A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky), As Bodas e Cantata (Mauro Bigonzetti), Upstream (Andrew McNicol), Uprising (Hofesh Shechter), e Minus 16 (Ohad Naharin).


Em 2017 ganhou o primeiro lugar na competição nacional de dança Città di Arezzo, na categoria de dança clássica, na secção de solo nível sénior.

2024/2025

Esta temporada

Program Name

11 Czardas/ Mazurkas

15 Boneco Escocês

21 Noivado

21 Noivado

Alice no País das Maravilhas

30 Gémeos

35 Sapo

37 Gato

40 Cartas

43 Cartas (casais)

Cantata

01

Dia Mundial da Dança

15 Boneco Escocês

Forsythe / McNicol / Balanchine

01

01

01

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile