Susana Matos é Bailarina do Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 1992.
Natural de Lisboa, aos 6 anos de idade iniciou os seus estudos de dança com a professora Vera Varela Cid, e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990 frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian, e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde finalizou o curso ao fim de 2 anos. Em 2001 terminou o curso superior (Ramo da Educação) da Escola Superior de Dança, e em 2013 o curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies. Em 2021 concluiu o mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança.
Tem participado em workshops no Forum Dança, Centro Cultural de Belém, Centro de Arte em Movimento e no estúdio de Marta Atayde, com coreógrafos e bailarinos como Amélia Bentes, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, Clara Andermatt, Vera Mantero, São Nunes, António Carallo, e Peter Michael Dietz, entre outros.
Tem participado em todo o trabalho efetuado pela CNB, tanto a nível clássico como neoclássico e contemporâneo, dos quais destaca: O Lago dos Cisnes (Mehmet Balkan, Fernando Duarte), La Bayadère, O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte), O Quebra-Nozes (Armando Jorge, Mehmet Balkan, Fernando Duarte), A Bela Adormecida (Ted Brandsen), Dom Quixote (Alexandre Gorski / Eric Volodine, Mehmet Balkan), Les Sylphides (Mikhail Fokine), Paquita (Armando Jorge), Coppélia (John Auld), Cinderela (Michael Corder), Giselle (Georges Garcia), Romeu e Julieta (John Cranko), As Bodas (Bronslava Nijinska), Serenade, Tema e Variações, Agon, Who Cares? (George Balanchine), Concerto 622 (Lar Lubovitch), 5 Tangos (Hans Van Manen), Entre dos Aguas (Robert North), Sonho de uma Noite de Verão, Ever Near Ever Far (Heinz Spoerli), Cantata (Mauro Bigonzetti), Front Line (Henr Oguike), A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky, Cayetano Soto, Olga Roriz), Savaliana (Rui Lopes Graça), Orfeu e Eurídice (Olga Roriz), Lídia, Uma Coisa em Forma de Assim (Paulo Ribeiro), La Valse (realização de João Botelho; coreografia de Paulo Ribeiro), Dance Bailarina Dance (Clara Andermatt), Come Together (Rui Horta), A Chuva Cai na Poeira como no Poema (Vasco Wellenkamp), e Carnaval (Victor Hugo Pontes), entre outros.
Fez também parte do elenco de dança nas óperas Eugene Onegin e Aida, no Teatro Nacional de São Carlos. Em 1993 participou, como bailarina, no filme A Caixa, de Manoel de Oliveira. Participou também nos Festivais de Biarritz e de Scopia, com o bailado Bach à L’Orientale, de Mehmet Balkan.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão