Corifeu
Tiago Amaral
Tiago Amaral

Tiago Amaral é Bailarino Corifeu da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013 sob a direção de Luísa Taveira, tendo sido promovido a Corifeu em 2021.

Natural de Vizela, iniciou os seus estudos no Centro de Dança do Porto. Em 2009, a convite de Didier Chazeau, Bailarino Principal da CNB, fez audição na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde ingressou nesse mesmo ano.

Na CNB tem dançado a grande maioria do repertório, destacando Mozart Concert Arias e Grosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker); Cacti (Alexander Ekman), Dueto; Uprising (Hofesh Shechter); Cantata, Solo, e As Bodas, Noivo (Mauro Bigonzetti); 5 Tangos e Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen), Casais solistas; Herman Schmerman e Workwithinwork (William Forsythe); Duet Mabul e Minus 16 (Ohad Naharin); iTMOi - in the mind of igor (Akram Khan), Fauno. Do repertório clássico destaca os papéis James em La Sylphide (Jan Linkens); Coelho Branco em Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero); Hilarion em Giselle (Georges Garcia); Pas de quatre e Pássaro Azul em A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Magdaveya em La Bayadère e Beno em O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte); Quebra-Nozes e Cavaleiro da Valsa das Flores em O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), entre outros.

Também na CNB, trabalhou em criações com vários coreógrafos portugueses como Olga Roriz, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça e Vasco Wellenkamp, destacando Deste Mundo e do Outro (Olga Roriz), Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça e João Penalva) e Será que é uma Estrela? (Vasco Wellenkamp), por ocasião da homenagem ao Ballet Gulbenkian.  


Recebeu a Medalha de bronze na categoria de Dança Contemporânea no prémio Tanzolymp Berlim 2013, e foi finalista do Prix de Lausanne de 2013. Organizou e promoveu galas solidárias em Fafe com outros bailarinos da CNB em 2018, 2020 e 2022. Neste último ano, apresentou a sua primeira criação, How do we begin, a convite da Associação Zero Amarelo e do Teatro Cinema de Fafe.

Em 2023 participou como intérprete em Butterflies of the mind that gestate in time’s delicious cocoons, de Nélia Pinheiro para a Companhia de Dança de Évora. Desde então tem desenvolvido uma colaboração com a Câmara Municipal de Vizela no sentido de aproximar públicos a objetos artísticos. 

2024/2025

Esta temporada

Program Name

06 Amigos de Franz

20 Trabalho

Alice no País das Maravilhas

08 Coelho Branco

38 Lebre

Dia Mundial da Dança

20 Trabalho (casais)

Epopeia…? Rima com baleia!

05

Forsythe / McNicol / Balanchine

01

01 Aria 1

01

Le Chef d’ Orchestre

01

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile