Sujeito a alterações.
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Sinopse
Num só programa reunimos dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresentamos três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica. Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite.
George Balanchine será talvez o grande mentor desta noite, uma vez que é a partir da revolução que impulsionou na dança que veio a influenciar, direta ou indiretamente, criadores e bailarinos em todo o mundo.
O trabalho de Andrew McNicol destaca-se pela sua beleza poética e por uma profunda ligação entre movimento e música. A dança clássica está na sua base de trabalho, mas McNicol imprime sempre uma contemporaneidade, que é criada a partir da inspiração que o corpo de bailarinos/as lhe oferece. Neste programa, estreamos uma nova criação do coreógrafo britânico, desenhada para os bailarinos e bailarinas da CNB.
Workwithinwork, de William Forsythe, estreou em 1998 pelo Ballet de Frankfurt. Com um trabalho reconhecido internacionalmente, Forsythe aborda a dança de uma forma inovadora e desafiante, explorando, mas simultaneamente desconstruindo códigos da técnica de dança clássica e quebrando convenções, através de movimentos fora de equilíbrio e de rápidas mudanças de direção. Forsythe é também reconhecido pela forma como transforma o espaço cénico, criando coreografias complexas e dinâmicas tão desafiantes para os bailarinos e bailarinas como para o público.
Concerto Barocco começou como um exercício para a School of American Ballet e foi dançado pelo American Ballet Caravan, na sua lendária digressão sul americana em 1941. Posteriormente, entrou no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo. Em 1948 foi uma das três peças no espetáculo inaugural do New York City Ballet e, em 1951, Balanchine elimina definitivamente os figurinos originais, vestindo os intérpretes com roupas de treino diário, provavelmente a primeira vez que se via aquilo a que passou a ser nomeado como o traje típico de Balanchine para obras contemporâneas.
Concerto Barocco é uma obra abstrata desenvolvida a partir da partitura musical de Johann Sebastian Bach. A coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, uma característica muito presente na obra do mestre americano George Balanchine.
Andrew McNicol tem vindo a desenvolver um trabalho como coreógrafo em companhias como o Royal Ballet de Londres, o Joffrey Ballet, o Royal Ballet da Flandres e a sua própria companhia, McNicol Ballet Collective.
O jovem coreógrafo britânico é reconhecido por contar histórias e retratar emoções fortes através da dança, quer nas peças que cria para o palco quer naquelas que cria para o seu projeto de dança digital com o McNicol Ballet Collective.
Esta nova criação é a sua primeira colaboração com a Companhia Nacional de Bailado.
Workwhithinwork parte de uma sucessão de duetos que emergem de encontros impessoais, mas simultaneamente apaixonantes. Do fundo da cena escura, os bailarinos emergem como um reflexo da imaginação criativa de uma mente anónima.
Criando uma atmosfera sóbria e austera, esta peça oferece uma visão detalhada e musical sobre extrapolações aparentemente infinitas da técnica de dança clássica, libertando os bailarinos da sua lógica convencional. Uma visão a que Forsythe já nos habituou sem nunca deixar de nos surpreender.
Ficha técnica
Concerto Barocco | |
George Balanchine | Coreografia |
Johann Sebastian Bach, "Concerto in D minor for Two Violins", B.W.V. | Música |
Nanette Glushak | Remontagem Coreográfica |
Álvaro Pereira (violino), José Pereira (violino) e Orquestra Sinfónica Portuguesa | Interpretação musical |
Pedro Carneiro | Direção musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Nova Iorque, Hunter College Theatre, 29 de maio de 1941 | Estreia absoluta |
Lisboa, Teatro Municipal de São Luiz, 31 de maio de 1984 | Estreia na CNB |
©The George Balanchine Trust | |
Upstream | |
Andrew McNicol | Coreografia |
Peter Gregson | Música |
Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa | Interpretação musical |
Helena de Medeiros | Figurinos |
Yaron Abulafia | Cenário e Desenho de Luz |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Estreia absoluta | |
Workwithinwork | |
William Forsythe | Coreografia, Cenografia e Desenho de luz |
Luciano Berio, "Duetti para 2 violines Vol. 1" (1979-83) | Música |
Stephen Galloway | Figurinos |
Tanja Rühl | Supervisão de cena e luz |
Niels Lanz | Supervisão de som |
Noah Gelber, Allison Brown | Remontagem coreográfica |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Frankfurt, Alemanha, Ballet de Frankfurt, 16 de outubro de 1998 | Estreia Absoluta |
Estreia CNB |
Elenco
Sujeito a alterações.
Concerto Barocco | |
Dias 14, 16, 21 e 23 | |
Miyu Matsui | 1º Violino |
Inês Ferrer | 2º Violino |
A.Pittendreigh | Rapaz Solista |
Anyah Siddall, Michelle Luterbach, Emily Stewart, Beatriz Williamson, Patrícia Main, Katarina Gajic, Mar Escoda, Raquel Fidalgo | |
Dias 15, 22 e 24 | |
Leonor de Jesus | 1º Violino |
Inês de Serra e Moura | 2º Violino |
Francisco Morais | Rapaz Solista |
(dias 15 e 22) Mariana Ferreira, Maria Girardin, Emily Stewart, Charlotte Skreikes, Ruxandra Popa, Nanae Yagisawa, Ren Yamada, Emma Sicilia | |
(dia 24) Anyah Siddall, Michelle Luterbach, Emily Stewart, Beatriz Williamson, Patrícia Main, Katarina Gajic, Mar Escoda, Raquel Fidalgo | |
Dias 17 e 20 | |
Tatiana Grenkova | 1º Violino |
Andreia Mota | 2º Violino |
Frederico Gameiro | Rapaz Solista |
Mariana Ferreira, Maria Girardin, Emily Stewart, Charlotte Skreikes, Ruxandra Popa, Nanae Yagisawa, Ren Yamada, Emma Sicilia | |
Upstream | |
Dias 14, 16, 17, 21, 23 e 24 | |
Patrícia Main / Miyu Ramalho | |
Tatiana Grenkova / Dylan Bettencourt | |
Raquel Fidalgo / Tiago Amaral | |
Leonor de Jesus / Aeden Pittendreigh | |
Ren Yamada / Francisco Gomes | |
Dias 15, 20 e 22 | |
Inês Ferrer / João Costa | |
Ruxandra Popa / Dylan Waddell | |
Katarina Gajic/ João Pedro Freitas | |
Anyah Siddall / Nikolay Iossifov | |
Michelle Luterbach / Paolo Ciofini | |
Workwithinwork | |
Dia 14 e 23 | |
Anyah Siddall | |
Andreia Mota | |
Maria Girardin | |
Inês de Serra e Moura | |
Filipa de Castro | |
Inês Ferrer | |
Leonor de Jesus | |
Mar Escoda | |
Emily Stewart | |
Francisco Gomes | |
João Costa | |
Frederico Loureiro | |
Dylan Waddell | |
Martim Ribeiro | |
Aeden Pittendreigh | |
Tiago Amaral | |
Dia 15 | |
Michelle Luterbach | |
Miyu Matsui | |
Mariana Ferreira | |
Inês de Serra e Moura | |
Patrícia Main | |
Andreia Mota | |
Leonor de Jesus | |
Mar Escoda | |
Raquel Fidalgo | |
Francisco Gomes | |
Miguel Ramalho | |
Frederico Loureiro | |
Gonçalo Andrade | |
Martim Ribeiro | |
Aeden Pittendreigh | |
Diogo Bettencourt | |
Dia 16 | |
Anyah Siddall | |
Andreia Mota | |
Mariana Ferreira | |
Inês de Serra e Moura | |
Filipa de Castro | |
Inês Ferrer | |
Tatiana Grenkova | |
Katarina Gajic | |
Emily Stewart | |
Francisco Gomes | |
João Costa | |
Frederico Loureiro | |
Dylan Waddell | |
Luca Driesang | |
Nikolay Iossifov | |
Tiago Amaral | |
Dias 17 e 21 | |
Anyah Siddall | |
Miyu Matsui | |
Maria Girardin | |
Ruxandra PopaFilipa Castro | |
Filipa de Castro | |
Inês Ferrer | |
Leonor de Jesus | |
Katarina Gajic | |
Emily Stewart | |
Francisco Morais | |
João Costa | |
João Pedro Freitas | |
Frederico Loureiro | |
Dylan Waddell | |
Martim Ribeiro | |
Aeden Pittendreigh | |
Tiago Amaral | |
Dias 20 e 22 | |
Michelle Luterbach | |
Nanae Yagisawa | |
Mariana Ferreira | |
Inês de Serra e Moura | |
Patrícia Main | |
Andreia Mota | |
Leonor de Jesus (dia 20) / Tatiana Grenkova (dia 22) | |
Mar Escoda | |
Raquel Fidalgo | |
Francisco Morais (dia 20) / Francisco Gomes (dia 22) | |
Miguel Ramalho | |
Frederico Loureiro | |
Gonçalo Andrade | |
Martim Ribeiro (dia 20) / Luca Driesang (dia 22) | |
Aeden Pittendreigh (dia 20) / Nikolay Iossifov (dia 22) | |
Diogo Bettencourt | |
Dia 24 | |
Anyah Siddall | |
Andreia Mota | |
Maria Girardin | |
Ruxandra Popa | |
Filipa de Castro | |
Inês Ferrer | |
Tatiana Grenkova | |
Katarina Gajic | |
Emily Stewart | |
Francisco Morais | |
João Costa | |
Francisco Gomes | |
Gonçalo Andrade | |
Luca Driesang | |
Nikolay Iossifov | |
Tiago Amaral |
Ensaio Geral Solidário
Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições participantes, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Balanchine/McNicol/Forsythe no dia 13 de março de 2024, às 20h, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.
O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.
Classificação etária
M/6
Duração
110 min. (aprox.)
Dias de semana, às 20h
Sábados, às 18h30
Domingos, às 16h
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