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Sinopse
Dançar em Tempo de Guerra é um programa que reúne duas obras de coreógrafos de grande referência do século xx, Martha Graham e Kurt Jooss. Chronicle e A Mesa Verde, ambas criadas na década de 30 do século passado, refletem as inquietações dos seus autores sobre a ideia de guerra. Se Jooss trabalha a partir dos efeitos da I Guerra Mundial, Graham dá uma resposta ao violento crescimento do fascismo na Europa e que viria desencadear a II Guerra Mundial.
Depois da estreia única em março de 2020, interrompida pelo primeiro confinamento a que fomos obrigados, Dançar em Tempo de Guerra regressa ao palco do Teatro Camões e apresenta-se também na cidade do Porto.
No âmbito deste programa, a CNB convida o artista visual André Guedes a habitar o foyer do Teatro Camões, com uma exposição concebida a partir destas obras e do seu contexto político, social e cultural.
Estreado em dezembro de 1936, Chronicle é uma resposta da coreógrafa americana Martha Graham à ameaça do fascismo na Europa. Não traduzindo uma representação realista dos acontecimentos, a intenção é
antes universalizar a tragédia da guerra. Originalmente criado em cinco secções, foi, entretanto, remontado pela Martha Graham Dance Company e é hoje apresentado numa versão reduzida de três secções: Spectre-1914, Steps in the Street e Prelude to Action. Chronicle é a primeira obra de Martha Graham a integrar o repertório da CNB.
Em julho de 1932, o coreógrafo alemão Kurt Jooss estreou A Mesa Verde no Théâtre des Champs-Elysées em Paris.
Inspirado por uma dança da morte medieval e pelo rescaldo da I Guerra Mundial, esta obra retrata várias facetas da guerra: o debate, a mobilização, o combate, a especulação de guerra, os refugiados e, novamente, o debate; a morte está sempre presente.
Considerada uma das obras coreográficas mais marcantes do século xx, A Mesa Verde
é também o mais emblemático trabalho de Jooss, tendo recebido o primeiro prémio do Concurso de Coreografia organizado por Les Archives International de la Danse em Paris. A Mesa Verde integrou o repertório da CNB em 1984 e foi dançada pela última vez por esta Companhia há 34 anos.
Ficha técnica
CHRONICLE | |
Martha Graham | Coreografia e figurinos |
Wallingford Riegger | Música |
Isamu Noguchi | Cenografia |
Jean Rosenthal | Desenho de Luz Original |
David Finley | Reconstrução de desenho de luz original de Steps in the Street |
Steven L. Chelley | Reconstrução de desenho de luz original de Spectre - 1914 e Prelude to Action |
Elizabeth Auclair | Remontagem |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
A MESA VERDE | |
Kurt Jooss | Coreografia e libreto |
Fritz Cohen | Música |
Hein Heckroth | Figurinos |
Hermann Mankard | Máscaras e Desenho de luz |
Jeanette Vondersaar | Remontagem e Supervisão |
Berry Claassen | Supervisão de Desenho de Luz |
Cláudio Schellino | Ensaiador |
Jill Lawson e Paulo Oliveira | Pianistas |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Elenco
Chronicle | |
Abril, dia 29; Maio, dia 8 | |
Inês Ferrer | Principal |
Anyah Siddall | Steps in the Street (Lead) |
Africa Sobrino, Almudena Maldonado,Andreia Mota, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo, Inês Moura, Leonor de Jesus, Maria Barroso, Maria Santos, Patrícia Main | Interpretação (Grupo) |
Abril, dia 30; Maio, dia 6 | |
Africa Sobrino | Principal |
Anyah Siddall | Steps in the Street (Lead) |
Nanae Yagisawa, Almudena Maldonado, Andreia Mota, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo, Inês Moura, Leonor de Jesus, Maria Barroso, Maria SantosPatrícia Main | Interpretação (Grupo) |
Maio, dias 5 e 7 | |
Inês Ferrer | Principal |
Almudena Maldonado | Steps in the Street (Lead) |
Africa Sobrino, Michelle Luterbach, Andreia Mota, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo, Inês Moura, Leonor de Jesus, Maria Barroso, Maria Santos, Patrícia Main | Interpretação (Grupo) |
Maio, dia 9 | |
Africa Sobrino | Principal |
Almudena Maldonado | Steps in the Street (Lead) |
Nanae Yagisawa, Michelle Luterbach, Andreia Mota, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo, Inês Moura, Leonor de Jesus, Maria Barroso, Maria Santos, Patrícia Main | Interpretação (Grupo) |
A Mesa Verde | |
abril, dia 29; maio, dias 5, 7 e 8 | |
Carlos Pinillos | Death |
João Costa | The Standard Bearer |
Francisco Sebastião | The Young Soldier |
Raquel Fidalgo | The Young Girl |
Filipa Castro | The Woman (Partisan) |
Nuno Fernandes | The Old Soldier |
Andreia Pinho | The Old Mother |
Miguel Ramalho | The Profiteer |
Joshua Earl | 3 soldiers (Soldier #1) |
Dylan Waddell, | 3 soldiers (Soldier #2) |
Frederico Loureiro | 3 soldiers (Soldier #3) |
Mar Escoda, Almudena Maldonado, Maria Santos, Nanae Yagisawa, Miyu Matsui | 5 Women |
João Costa, Nuno Fernandes, Francisco Sebastião, Filipa Castro, Andreia Pinho, Miguel Ramalho, Miyu Matsui, Joshua Earl, Dylan Waddell, Frederico Loureiro | The 10 Gentlemen in Black |
Abril, dia 30; maio, dias 6 e 9 | |
João Costa | Death |
Aeden Pittendreigh | The Standard Bearer |
Tiago Amaral | The Young Soldier |
Miyu Matsui | The Young Girl |
Inês Ferrer | The Woman (Partisan) |
Frederico Gameiro | The Old Soldier |
Marta Sobreira | The Old Mother |
Gonçalo Andrade | The Profiteer |
Francisco Morais | 3 soldiers (Soldier #1) |
Xavier Carmo | 3 soldiers (Soldier #2) |
Frederico Loureiro | 3 soldiers (Soldier #3) |
Mar Escoda, Tatiana Grenkova, Maria Santos, Nanae Yagisawa, Patrícia Main | 5 Women |
Aeden Pittendreigh, Frederico Gameiro, Tiago Amaral, Inês Ferrer, Marta Sobreira, Gonçalo Andrade, Mar Escoda, Francisco Morais, Xavier Carmo, Frederico Loureiro | The 10 Gentlemen in Black |
Biblioteca
Programa de sala download
Classificação etária
M/ 6
Duração
1h
Quarta-feira (5 maio), 19h30
Quinta-feira (29 abril, 6 maio), 19h30
Sexta-feira (30 abril, 7 maio) às 19h30
Sábado (8 maio) às 18h30
Domingo (9 maio) às 16h00
As apresentações no Teatro Camões estão integradas na programação do Festival Cumplicidades
Com Armando Maciel, Kimberley Ribeiro e Cristina Pereira. Moderação: Pedro Mascarenhas.
8 de maio, 17h
Entrada livre. Sujeita à lotação da sala e a reserva prévia.
Reservas:
T (+351) 218923477
ESTREIA ABSOLUTA
Nova Iorque, Guild Theatre, 20 de dezembro de 1936
ESTREIA CNB
Lisboa, Teatro Camões, 11 de março 2020
ESTREIA ABSOLUTA
Paris, Théâtre des Champs-Elysées, 3 de julho de 1932
ESTREIA CNB
Lisboa, Teatro São Luiz, 13 de maio de 1984
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