04
Jul

-

05
Jul
2019
ESPETÁCULO FINAL EADCN 2019
ESPETÁCULO FINAL EADCN 2019
O espetáculo final de 2019, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, abre com uma criação contemporânea, ironicamente denominada Chão Must Go On, da professora e coreógrafa, Catarina Moreira, interpretada pelos alunos do 1.º ao 6.º grau de dança, que espelha a labuta contra inesperados contratempos, no contexto das obras do edifício do Conservatório; seguem-se excertos selecionados da icónica...

Bilhetes

Sinopse

O espetáculo final de 2019, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, abre com uma criação contemporânea, ironicamente denominada Chão Must Go On, da professora e coreógrafa, Catarina Moreira, interpretada pelos alunos do 1.º ao 6.º grau de dança, que espelha a labuta contra inesperados contratempos, no contexto das obras do edifício do Conservatório; seguem-se excertos selecionados da icónica peça de ballet Napoli, de August Bournonville, que marca a vocação clássica da escola, preparada pelo professor Cédric Lambrette e dançada pelos alunos dos 7.º e 8.º graus; continua-se com uma peça neo-clássica, Piazolla, da autoria coreográfica do firetor artístico José Luís Vieira e o encerramento fica a cargo de uma antiga aluna e professora da escola, figura maior da Dança em Portugal, Olga Roriz, num excerto de uma sua criação contemporânea ímpar de A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, interpretada pelos alunos finalistas.

 


Chão Must Go On

Um estúdio que se fecha, e outro que se imagina, um tutu que se guarda à espera de purpurina. Uma tábua que fraqueja, quebra ao salto – salvo seja! – e o bailarino que deseja por novo solo que se adia… Um chão que se rebela, em gelhas de fraca tela, uma brecha que sibila, uma barra que vacila, apesar da torta fila, pupila perfila pupila, resistindo em dança bela, com a força feita dela. Tempo gasto e desviado, dois edifícios em ruas distantes. Um foco afetado, mas fito focado, são tons dissonantes de estaleiro intrincado. Uma melodia de trabalho que, ainda assim, com um mesmo fim, nos vai unindo e evoluindo, enquanto a escola prometida não chega por atalho.

As obras na EADCN e as consequentes dificuldades são o mote deste bailado. Apesar do chão vergar, do teto pingar, da concentração se ressentir, a escola mantém-se lutadora e a atingir objetivos de valor. Há que continuar! Chão must go on é uma referência a estes tempos de resiliência, enaltecendo a capacidade de superação dos nossos alunos. Meninos de arte, cheios de Dança.

Catarina Moreira


Napoli

Napoli foi coreografado em 1842 e desde então permaneceu no repertório do Royal Danish Ballet. É um bailado em 3 atos e conta a história do pobre pescador, Gennaro e seu amor por Teresina, a linda filha da viúva Veronica. O bailado tornou-se a imagem de marca do Royal Danish Ballet uma vez que mostra o estilo distinto de August Bournonville. O 3.º ato, a partir do qual apresentamos o Pas de Six e a Tarantella é também o final de todo o bailado e termina de forma festiva com todos os intervenientes a participarem nas saudações a Gennaro e Teresina no dia do seu casamento.

Cédric Lambrette


Piazolla 

Sem enredo, sem mensagem, sem conceitos para além da música, da luz e da sombra, dos corpos e do movimento. Dança a dois quando é isso que a música me sugere, dança em grupo quando a riqueza e intensidade rítmica assim o desenham na minha imaginação. De um grande salto a um leve toque, de uma corrida rápida ao agarrar de uma mão enquanto a outra cinge a cintura.

Só me toca o que me emociona e trabalhar esta peça, com estes jovens bailarinos, emocionou-me em cada dia e em cada ensaio.

 José Luís Vieira


A Sagração da Primavera

A minha Sagração
O tempo parece não ter passado desde a polémica estreia de Nijinsky/Stravinsky.
Mas o tempo passou e a obra perdura no nosso imaginário cultural. O fascínio e respeito pela partitura foram determinantes para a minha interpretação, construção dramatúrgica e coreográfica da peça. A fidelidade ao guião de Stravinsky foi, desde o início, o único caminho com o qual me propus confrontar.
No entanto, dois aspetos se distanciaram do conceito original. Visões personalizadas que imprimem à história numa lógica mais possível à minha compreensão, mais aprazível à minha manipulação. Em primeiro lugar concedi ao personagem do Sábio um protagonismo invulgar, sendo ele que inicia a peça. Ainda em silêncio e durante todo o Prelúdio habita o espaço solitário e vazio traçando nos seus gestos um percurso de premonição, antecipação e preparação do terreno para o ritual. A segunda opção, que se distancia drasticamente do conceito original, reside no facto de o personagem da Eleita não ser tratada como uma vítima no sentido dramático da questão. A minha Eleita sente-se uma privilegiada e quer dançar até sucumbir. Em nenhum momento se sente obrigada ou castigada nem o medo a invade. Ela expõe a sua força e energia vitais, lutando cegamente contra o cansaço.

Olga Roriz

 

Ficha técnica

CHÃO MUST GO ON
Catarina MoreiraCoreografia
Chick Corea; Joe Hisaishi; Rurouni Kenshin; Taro Iwashiro; Yann Tiersen, interpretado ao vivo por Mercedes Cabanach (Piano); João Oliveira (Percussão).Música
Ricardo CamposLuzes
Alunos do 1.º ao 6.º ano de Dança.Intérpretes
NAPOLI
August Bournonville Coreografia
Cedric Lambrette e Hiroko NishikawaEnsaiadores
Eduard Helsted e H. S. PaulliMúsica
Ricardo CamposLuzes
Gentilmente Cedidos pela Companhia Nacional de BailadoFiguros
Alunos do 7º e 8º ano de Dança + António Ferreira (6.º)Interpretação
PIAZZOLLA
José Luis VieiraCoreografia
Astor Piazzolla interpretado ao vivo por Mercedes Cabanach (Piano), Luís Sá Pessoa (Violoncelo), José Pereira (violino) e Flávio Bolieiro (Acordeão).Música
Guarda-Roupa da EADCNFigurinos
Ricardo CamposLuzes
Alunos do 7.º e 8.º anos de Dança.Intérpretes
A Sagração da Primavera (excerto)
Olga RorizCoreografia
Cristina Pereira, Inês Pedruco e Liliana MendonçaEnsaiadores
Igor Stravinsky - Orquestra Filarmónica de Los Angels dirigida por Esa-Pekka SalonenMúsica
Olga Roriz e Pedro Santiago CalFigurinos
Cristina PiedadeLUZES
Alunos do 8º ano de Dança, e do 7º ano de Dança (Oriana Oliveira, José Pedro Costa e David Claisse)Intérpretes

 


LOCAL
Teatro Camões, Lisboa


Classificação etária
M/ 6

Duração
1h40 min.  aproximadamente com 3 intervalos


Sexta-feira às 21h
Sábado às 16h e 21h


Price

5€ a 15€

Programas relacionados

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado

Teatro Nacional São Carlos

Estúdios Victor Córdon

Millennium Festival ao Largo

Geral

(+351) 218 923 470

info@cnb.pt


Bilheteira

(+351) 218 923 477

reserva.bilhetes@cnb.pt

ESPETÁCULO FINAL EADCN 2019
ESPETÁCULO FINAL EADCN 2019

©2023 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Developping Bondhabits

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile