Biografia

Luís Xarez é doutorado em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, pela Universidade Técnica de Lisboa, com a dissertação Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental, defendida em maio de 2000.

Docente na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) desde 1988, onde leciona disciplinas associadas ao Treino em Dança, Análise do Movimento e Dança Criativa em cursos de Doutoramento, Mestrado, Pós-graduação, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Ciências do Desporto.

Membro do Laboratório do Comportamento Motor, sediado na Faculdade de Motricidade Humana, as áreas de interesse da sua pesquisa incluem tópicos do Treino em Dança (warm-up, dispêndio energético, força, flexibilidade, equilíbrio) Análise do Movimento (observação das ações motoras e das características das frases de movimento dançado) e Controlo Motor e Aprendizagem (memória motora, ritmo, coordenação interpessoal).

Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação realizados na Universidade de Nice – Sophia Antipolis (France), Universidades de La Laguna (Tenerife) e La Corunha (Galiza) em Espanha. Membro de duas associações internacionais: IADMS (International Association for Dance Medicine and Science) e da PAMA (Performing Arts Medicine Association).

Autor dos livros Treino em Dança: Questões pouco frequentes (2012), e Força para Dançar (disponível em 2019). Cerca de duas dezenas de comunicações realizadas em congressos internacionais de natureza científica. Dois artigos publicados em revistas com IF (Impact Factor). Autor do CD-rom Dança na Escola, premiado no X concurso de software educacional Nónio – século XXI, em 2002. Ex-bailarino e coreógrafo.

Durante a última década (2008-2018) desenvolveu na FMH, um programa de extensão universitária (oito horas semanais), de apoio à comunidade da dança visando a melhoria da performance e a prevenção de lesões, centrado no rastreio (dance screening) e no desenvolvimento de capacidades (força, flexibilidade, coordenação) fundamentais para um bom desempenho global (físico, técnico e artístico) em dança.

Videos