Sinopse
Comunicado
No atual contexto de pandemia, provocada pela Covid-19, e estado de emergência decretado até ao dia 30 abril, a lotação para as iniciativas do Dia Mundial da Dança, no Teatro Camões, será limitada. Solicite reserva através do formulário.
O Dia Mundial da Dança, comemorado a 29 de abril torna-se cada vez mais uma data importante para artistas e profissionais da área. A sua comemoração dá uma maior visibilidade à dança e lembra a importância desta área artística.
A data, criada pela Unesco, assinala o nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), conhecido por ultrapassar os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo e por enfrentar problemas relativos à execução da obra.
Nas suas propostas atribuía expressividade à dança através da pantomima, da simplificação na execução dos passos e da sutileza dos movimentos. Noverre destaca-se na história por ter escrito um conjunto de cartas de ballet da sua época, Letters sur la Danse.
Para comemorar este Dia Mundial da Dança, a Companhia Nacional de Bailado abrirá as portas do Teatro Camões, em Lisboa, convidando o público a passar um dia diferente com atividades para todas as idades dentro e fora de portas.
Marcará também presença nas cidades de Almada, Aveiro, Évora e Leiria através da realização de Masterclasses para diferentes públicos.
Programa
— 10h / 12h Master Classes online: com Mestre de Bailado da CNB, Barbora Hruskova e Primeiro Bailarino da CNB, Miguel Ramalho (público-alvo: alunos e profissionais de dança)
— 13h Exposição Chronicle x Der Grune Tisch
— 13h Outras Danças: Série Digital
— 13h30 / 15h45 / 16h15 Visitas Guiadas ao Teatro Camões
— 14h30 Aula Pública da CNB
—16h/ 17h A Hora do Conto
— 17h30 Estreia do Filme Bow
— 18h30 Conversa entre Gonçalo M Tavares e a Primeira Bailarina Ana Lacerda
— 19h30 Estreia do Programa Dançar em Tempo de Guerra
— Ao longo do dia | Master Classes com os bailarinos da CNB: Filipe Macedo, Isabel Galriça, Sílvia Santos e Susana Matos nas cidades de Almada, Aveiro, Évora e Leiria