Sinopse
Pode uma coreografia, enquanto objecto artístico, contribuir para a reflexão política e social do seu tempo? Poderá ela antecipar a História?
Concebidas na década de 1930, entre as duas guerras mundiais, as obras Chronicle de Martha Graham e Der Grüne Tisch (A Mesa Verde) de Kurt Jooss existem simultaneamente como legado e presságio dos acontecimentos que mudaram e definiram a História universal, sugerindo uma reflexão para além do seu próprio tempo.
A exposição aborda as duas coreografias, apresentadas no programa Dançar em Tempo de Guerra, como uma folha de sala expandida nos espaços do foyer do Teatro Camões.
Convocando diferentes registos – texto, fotografia e documentos gráficos – ela associa uma componente de investigação a uma dimensão plástica e espacial, enquadrada pelo interior e exterior do edifício. O objectivo é contextualizar artística e historicamente as duas coreografias, o modo como é feita a sua remontagem e transmissão, e assinalar a actualidade dos seus temas.
André Guedes
Agradecimentos
Daniel Tércio, Maria José Fazenda, Janete Vondersaar, Christian Holder, Goethe Institut Lisboa (Guilherme Dutschke), Deutsches Tanzarchiv Köln (Thomas Thorausch, Bettina Hesse).
Um agradecimento especial aos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado Cristina Maciel, Cristina Jesus, Guilherme Dias, Rui Lopes Graça, Armando Maciel, Kimberley Ribeiro, Brent Williamson e Catarina Lourenço, e a Armando Jorge, director artístico da CNB entre 1978-1993.
Ficha Técnica
André Guedes | CONCEÇÃO |
Catarina Canelas | APOIO À INVESTIGAÇÃO E TEXTOS |
Ana Baliza | COMPOSIÇÃO GRÁFICA |