Sinopse

Nova criação de Olga Roriz para a Companhia Nacional de Bailado, inserida nas comemorações do centenário de José Saramago.


DESTE MUNDO E DO OUTRO

Deste mundo e do outro é, acima de tudo, uma celebração.

Uma homenagem à vida, “A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.”

A 16 de Novembro de 1922 nasce José Saramago. 100 anos depois temos uma herança maior, as suas palavras, o seu mundo, a sua visão feita pensamento, sentir, emoção.

Saramago descreve e reflete sobre a humanidade, demonstrando o seu amor e preocupação.

O escritor leva-nos às profundezas das gentes, dos lugares, de épocas antigas ou por vir onde o detalhe da escrita nos faz sentir e entrar pelas terras dentro.

A sua obra é uma visão do mundo e esta peça que agora criámos não poderá ser mais do que um sentir sobre essa visão.

Caminhadas sem fim como a passagem da humanidade à face da terra, para carregar o leve e o pesado, o real e o imaginado. Para carregar a vida.

Uma massa indistinta de gente, onde cada um já perdeu o centro. Mas ainda há quem lute, quem levante a voz. Ainda há quem repare no mal alheio. Quem estenda o olhar, a mão e o coração.

Quero agradecer o carinho partilhado por todos os bailarinos da CNB e a paixão incansável dos meus, aqui assistentes de criação, Beatriz Dias, Connor Scott, Marta Lobato Faria e Yonel Serrano.

Olga Roriz

Maio 2022

Ficha Técnica

Olga Roriz Direção
Beatriz Dias, Connor Scott, Marta Lobato Faria, Yonel SerranoAssistência à criação e ensaios
Olga Roriz e João RapozoConceção da banda Sonora
Atrium Carceri, Badawi, Brandon Wolcott & Emil Abramyan, Geoff Barrow & Ben Salisbury, Jóhann Jóhannsson, Raz Mesinai e São Castro (música original)Música
Pedro Santiago Cal e Olga RorizFigurinos
Pedro Santiago Cal Cenografia
Cristina PiedadeDesenho de luz e captação de imagem
João RapozoEdição de som e vídeo
Pedro JardimPintura do cenário
Companhia Nacional de BailadoProdução
A Companhia Nacional de Bailado agradece a colaboração da equipa de produção da Companhia Olga Roriz.

Elencos

Sujeito a alterações.

22 JUN (Ensaio Geral Solidário)
23 JUN (Estreia absoluta)
24 JUN
25 JUN 
26 JUN

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Deste Mundo e do Outro, no dia 22 de junho de 2022, às 20h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Saiba mais aqui.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.

Biblioteca Digital

Programa de sala