Sinopse

Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições participantes, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Deste mundo e do outro, no dia 22 de junho de 2022, às 20h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.


Associação PAR – Respostas Sociais

SITE | FACEBOOK INSTAGRAM

A  Par – Respostas Sociais nasceu em 2007, após o crescimento da associação juvenil Jovem a Jovem (criada em 1994). Ao longo dos anos, desenvolveram vários projetos para a juventude, nas áreas da educação e formação, intervenção comunitária e promoção da saúde. Utilizando a educação não-formal e a educação entre pares como metodologias essenciais, pretendem sensibilizar os jovens e as suas comunidades para questões como os direitos humanos, o respeito pela diversidade cultural e a promoção da inclusão social. A sua missão consiste em criar, implementar e inspirar respostas sociais. Através da capacitação dos jovens, pretendem promover o desenvolvimento das suas comunidades. Pretendem ainda inspirar cada jovem a concretizar o seu potencial único e a tornar-se um agente ativo na construção de uma sociedade mais tolerante e inclusiva.

COMO FAZER O DONATIVO?

1. Contactar a associação através do e-mail info@par.org.pt ou dos contactos 217 904 740/ 911 720 902.

2. Pode entregar o seu donativo por transferência bancária:
IBAN: PT50 0007 0044 0001 5630 0071 8

3. Enviar por e-mail o comprovativo de transferência com o nome, localidade onde reside ou da sede da empresa e o NIF.

4. O recibo de donativo e confirmação da sua inscrição serão enviados para o seu e-mail.

5. O convite digital para o EGS – Deste mundo e do outro será enviado para o seu e-mail.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O valor angariado no EGS – Deste Mundo e Do Outro será aplicado no Projeto Jovem a Jovem, que tem como objetivo a promoção de estilos de vida e comportamentos e atitudes saudáveis junto dos/as jovens, estimulando o seu sentido de cidadania e participação ativa.


CIRE – Centro Infantil de Recuperação de Tomar

SITE FACEBOOK 

O CIRE é uma Instituição Privada de Solidariedade Social que acolhe pessoas com deficiência e necessidades especiais, sediada no concelho de Tomar. Constituída em 1982, acolhe atualmente oito valências que procuram dar uma resposta única no concelho. O CIRE acompanha pessoas com necessidades especiais desde a escolaridade obrigatória, passando pelos tempos livres e até ao acolhimento em Lar, no total de aproximadamente 600 utentes. Tem também um Centro de Formação Profissional.

O CIRE acompanha ainda cerca de 215 famílias na Valência do NLI (Núcleo Local de Inserção), incluindo famílias com carências económicas e sociais. Presta ainda assistência a alunos com dificuldades de aprendizagem, nos Agrupamentos Escolares do Concelho de Tomar, com uma equipa de Técnicos especializados, através da Valência do CRI.

COMO FAZER O DONATIVO?

1. Contactar a associação através do e-mail ciretomar@mail.com

2. Pode entregar o seu donativo por transferência bancária:
IBAN: PT50 0036 0021 99100075 8171 9

3. Enviar por e-mail o comprovativo de transferência com o nome, localidade onde reside ou da sede da empresa e o NIF.

4. O recibo de donativo e confirmação da sua inscrição serão enviados para o seu e-mail.

5. O convite digital para o EGS – Deste Mundo e Do Outro será enviado para o seu e-mail.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O valor angariado no EGS – Deste Mundo e Do Outro será aplicado na aquisição de bens essenciais para as várias valências da instituição.


Refood Barreiro

SITE FACEBOOK | INSTAGRAM

O núcleo Refood Barreiro integra um movimento 100% voluntário, conduzido por cidadãos e para ajudar cidadãos. A sua missão é recolher excedentes alimentares em bom estado, de restaurantes e afins, e distribuí-los com dignidade, de forma rápida por quem necessita.

A equipa, formada por cidadãos voluntários, garante de forma organizada o funcionamento do centro operacional do núcleo Refood Barreiro, apelando à participação da comunidade, nomeadamente empresas, através de doações que podem ser de bens materiais, como equipamentos ou consumíveis, voluntariado corporativo ou outros. O núcleo do Barreiro foi inaugurado em fevereiro de 2020, apoiando atualmente mais de 200 famílias, o que representa quase 700 pessoas.

Os cerca de 60 núcleos Refood existentes no país conseguem evitar por mês 1.000 toneladas de bio-resíduos, evitar o desperdício de todos os recursos utilizados na sua produção e valorizar um bem essencial que ainda falta na mesa de muitas famílias.

COMO FAZER O DONATIVO?

1. Contactar a associação através do e-mail comunicacao.barreiro@re-food.org

2. Pode entregar o seu donativo por transferência bancária ou MB Way:
IBAN: PT50 0036 0049 99106773 8531 1
MBWay: 964 155 783

3. Enviar por e-mail o comprovativo de transferência com o nome, localidade onde reside ou da sede da empresa e o NIF.

4. O recibo de donativo e confirmação da sua inscrição serão enviados para o seu e-mail.

5. O convite digital para o EGS – Deste Mundo e Do Outro será enviado para o seu e-mail.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O valor angariado no Ensaio Geral Solidário será aplicado na melhoria das condições de funcionamento do centro operacional da Refood Barreiro, nomeadamente na aquisição de equipamentos de frio mais eficientes, para a conservação dos excedentes alimentares que diariamente são recolhidos e entregues a cerca de 700 pessoas apoiadas pela associação. Esta melhoria contribuirá também para a diminuição dos custos com a energia elétrica.

Ficha Técnica

Olga Roriz Direção
Olga Roriz e João RapozoConceção da banda Sonora
Pedro Cal Cenografia
Cristina PiedadeDesenho de luz
João RapozoEdição de som
José SaramagoTextos
Beatriz Dias, Connor Scott, Marta Lobato Faria, Yonel SerranoAssistência à criação e ensaios
Companhia Nacional de BailadoProdução

Elencos

Bailarinos CNBInterpretação