Sinopse

La Sylphide é considerado o primeiro bailado romântico da história da dança. Muito embora alguns dos seus componentes, como a utilização de pontas, de saias compridas de musselina branca e o recurso a personagens que evocam seres sobrenaturais não fossem uma novidade então, é com La Sylphide que estes elementos ganham uma maior dimensão e se tornam sinónimo de bailado romântico.

Estreado a 12 de Março de 1832 na Academia Real de Música em Paris, com coreografia de Filippo Taglioni e música de Jean Schneitzhoeffer, ganhou uma enorme popularidade junto do público.

Em 1836, August Bournonvile cria a sua versão coreográfica com uma nova partitura de Herman Løvenskiold para o Ballet Real da Dinamarca. Esta versão, que entrou no repertório da CNB em 1980, tornou-se também uma referência do trabalho deste mestre dinamarquês, continuando hoje em dia a ser dançada por todo o mundo.

La Sylphide relata a história do escocês James que, na manhã do seu casamento com Effie, sua noiva, é acordado por uma Sylphide, um ser alado por quem se sente imediatamente atraído. Não conseguindo deixar de pensar em Sylphide, corre para a floresta para a tentar encontrar e arranjar uma forma desta se tornar humana para que possam viver felizes para sempre. Mas o desenlace da história de James e Sylphide revela-se trágico. Ao envolvê-la numa écharpe com a intenção de a trazer para a esfera humana, esta morre.

A história de La Sylphide expressa os conflitos e inquietações existentes no período Romântico. As emoções eram mais intensas e, simultaneamente, havia um forte anseio por um mundo mais puro e genuíno. Quando as ideias entravam em conflito com o mundo sensível, a existência perdia a sua harmonia.


Artista convidada

Maria Kochetkova
Bailarina Principal
Dias 5, 7 e 12 de maio.

Ler biografia

Ficha Técnica

August BournonvilleCoreografia
Herman LøvenskioldMúsica
Ferruccio VillagrossiCenários
Hugo ManoelFigurinos
Pedro MartinsDesenho de Luz
Jan LinkensRemontagem e Coreografia adicional
Vasco Pearce de Azevedo Direção Musical
Orquestra Sinfonietta de Lisboa com a colaboração de músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa Interpretação musical

Elencos

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições participantes – Dignitude, MarcaMundos, QE (Quinta Essência) ou ReFood Santa Maria Maior – tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de La Sylphide, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, no dia 28 de abril de 2022, às 20h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.


ASSOCIAÇÃO DIGNITUDE

SITE FACEBOOK INSTAGRAM

A Associação Dignitude promove o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que pretende garantir que nenhum português se veja privado do acesso aos medicamentos essenciais à vida. Através de uma rede colaborativa composta por mais de 200 entidades parceiras, 1.000 farmácias e dezenas de empresas e cidadãos solidários, já ajudaram mais de 25.000 pessoas em todo o país no acesso ao medicamento.

COMO FAZER O DONATIVO?

Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados. Sugerimos que faça o seu donativo a uma outra instituição deste Ensaio Geral Solidário.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado no EGS La Sylphide será integralmente aplicado no Programa abem: Rede Solidária do Medicamento através da incorporação da totalidade do mesmo no Fundo Solidário abem, exclusivamente utilizado para a aquisição dos medicamentos essenciais à vida das famílias apoiadas pela Associação Dignitude.


ASSOCIAÇÃO MARCA MUNDOS

SITE FACEBOOK INSTAGRAM

O MarcaMundos tem como objetivo desenvolver projetos de voluntariado nacional e internacional durante o Verão para alunos da NOVA Medical School, visando a promoção e educação para a saúde nos mais variados contextos e, simultaneamente, formar médicos mais capacitados, humanos e conscientes. Ao longo do ano, os voluntários são preparados para o exercício do voluntariado, com recurso a palestras, formações e ações de voluntariado pontual. Procuram sensibilizar os voluntários para realidades diferentes, promovendo momentos de debate e reflexão, bem como alertar para a integração da componente humana nos cuidados de saúde. Os alunos voluntários são ainda responsáveis por todo o financiamento do projeto, através de atividades de angariação de fundos.

COMO FAZER O DONATIVO?

1. Contactar a associação através do email marcamundos@ae.fcm.unl.pt ou a partir da plataforma UpEvents.

2. Pode entregar o seu donativo por transferência bancária:
IBAN: PT50 0018 000333598582020 79

3. Enviar por email o comprovativo de transferência com o nome, localidade onde reside ou da sede da empresa e o NIF.

4. O recibo de donativo e confirmação da sua inscrição serão enviados para o seu e-mail.

5. O convite digital para o EGS La Sylphide será enviado para o seu e-mail no dia 26 de Abril.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado no EGS La Sylphide será integralmente aplicado em Missões de Voluntariado Nacional e Internacional de média e longa duração no período do Verão.


ASSOCIAÇÃO QE (QUINTA ESSÊNCIA)

SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

A Associação QE, uma Nova Linguagem para a Incapacidade (Quinta Essência ou QE) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que atua na área da deficiência intelectual, desenvolvendo projetos de vida para pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

Na origem da QE está um grupo de pais e técnicos unidos pela procura de novos métodos que possibilitassem o desenvolvimento de competências pessoais, funcionais, sociais e profissionais, assegurando assim uma maior autonomia e consequente integração na sociedade.

Através de duas respostas sociais, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), para clientes residentes e clientes não residentes, e Lar Residencial para clientes residentes permanentes, a QE implementa programas individualizados com o intuito de assegurar o bem-estar, realização, segurança e qualidade de vida dos seus clientes, promovendo em simultâneo as suas competências funcionais, sociais e socioprofissionais.

Em estreita colaboração com famílias, associados, congéneres, universidades, entidades parceiras e empresas, a Associação QE procura ativamente congregar sinergias que possibilitem a plena inclusão e a valorização das pessoas com deficiência e/ou incapacidades.

COMO FAZER O DONATIVO?

Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados. Sugerimos que faça o seu donativo a uma outra instituição deste Ensaio Geral Solidário.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado no EGS La Sylphide será integralmente aplicado no projeto de Dança QE, integrado nas atividades lúdicas, recreativas e desportivas desenvolvidas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Em parceria com a Companhia de Dança Quorum Ballet, o projeto “Dança QE” tem vindo a fomentar o desenvolvimento da noção de ritmo e musicalidade junto dos seus participantes.


REFOOD – SANTA MARIA MAIOR

SITE FACEBOOK INSTAGRAM

A Refood é um movimento solidário, 100% voluntário, cuja missão é combater o desperdício alimentar. É feito por cidadãos que recolhem alimentos em perfeitas condições para consumo e os canalizam para quem precisa, evitando que acabem no lixo.

Atuam a nível micro-local e contam com mais de 60 núcleos em todo o país. Recolhem e entregam alimentos diariamente que correspondem a mais de 150.000 refeições por mês. Por mês, conseguem evitar 1.000 toneladas de bio-resíduos, evitar o desperdício de todos os recursos utilizados na sua produção e valorizar um bem essencial que ainda falta na mesa de muitas famílias.

COMO FAZER O DONATIVO?

Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados. Sugerimos que faça o seu donativo a uma outra instituição deste Ensaio Geral Solidário.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado no EGS La Sylphide será integralmente aplicado na ampliação da capacidade de frio do centro da Refood de Santa Maria Maior, com a aquisição de uma câmara frigorífica.