Sinopse
NOITE BRANCA
Celebramos o encontro entre a imaginação e a técnica em tons suaves que nos remetem para os atos brancos dos bailados clássicos. Celebramos esses momentos através da diversidade que as obras, que compõem este programa, integram.
Luís Marrafa, coreógrafo português sediado em Bruxelas, apresenta a sua primeira coreografia para os bailarinos da CNB.
Yannick Boquin regressa à Companhia, não como professor convidado, mas como coreógrafo com uma obra onde a fantasia e o engenho balético são exaltados num pas de deux sobre uma composição de Shostakovich.
A graciosidade e inteligência do movimento do mestre George Balanchine, é revisitada neste programa através do seu emblemático Concerto Barocco, após 37 anos da sua estreia na Companhia Nacional de Bailado, em 1984.
Concerto Barocco
Concerto Barocco começou como um exercício para a School of American Ballet e foi dançado pelo American Ballet Caravan na sua lendária digressão sul americana em 1941. Posteriormente entrou no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo. Em 1948 foi uma das três peças no espetáculo inaugural do New York City Ballet e em 1951 Balanchine elimina definitivamente os figurinos originais, vestindo os interpretes com roupas de treino diário, provavelmente a primeira vez que se via aquilo que passou a ser nomeado como o traje típico de Balanchine para obras contemporâneas.
Concerto Barocco é uma obra abstrata desenvolvida a partir da partitura musical de Johann Sebastian Bach. A coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, uma característica muito presente na obra do mestre americano George Balanchine.
Shostakovitch Pas de Deux
A ideia de coreografar um pas de deux, estruturado a partir do sentido tradicional clássico – adágio, solos masculinos e femininos, coda – está presente em mim há muito tempo. Foi através da pesquisa do vasto e maravilhoso repertório do compositor Dmitri Shostakovitch que encontrei a inspiração para a minha criação. Este pas de deux desafiador da técnica de dança clássica imprime com os seus movimentos fluidos uma imensa alegria em dançar.
Yannick Boquin
setembro 2020
Snow
Snow parte de duas constatações interligadas: numa época de galopante sobreaquecimento global, a neve está em acelerada desaparição dos nossos Invernos; com esta desaparição, uma outra, porventura menos preocupante, se anuncia: a ausência de bonecos de neve, esses proto-totems que nos mantinham ligados a uma dada tradição folclórica e mitológica dos povos ditos nórdicos. Desta dupla constatação surge uma proposta coreográfica que coordena dois olhares distintos, mas complementares, ao fenómeno da neve enquanto manifestação física e enquanto projeção social.
Assim, se a expressão da forma molecular da neve encontrará eco nos movimentos abstratos de um corpo de bailarinos, a progressiva transformação deste movimento em composições fluidas e mais concretas remeterá para esse outro mundo, entre a fantasia e a realidade, onde habitam seres cujas funções lúdica, religiosa ou supersticiosa se confundem e diluem.
Luís Marrafa
setembro 2020
Ficha Técnica
Concerto Barocco | |
George Balanchine | Coreografia |
Johann Sebastian Bach - Concerto in D minor for Two Violins, B.W.V. | Música |
Nanette Glushak | Remontagem Coreográfica |
Barbora Hruskova, Rui Alexandre | Ensaiadores |
Orquestra Sinfónica Portuguesa | Interpretação Musical |
Cesário Costa | Direção Musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
©️ The George Balanchine Trust | |
Shostakovich pas de deux | |
Yannick Boquin | Coreografia |
Dmitri Shostakovitch | Música |
Siner Boquin | Figurinos |
Barbora Hruskova, Tom Colin | Ensaiadores |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Snow | |
Luís Marrafa | Direção Artística, coreografia e adereços |
Tiago Cerqueira | Composição musical orignal |
Aleksandar Protic | Figurinos |
Zeca Iglésias | Desenho de luz |
Freek Damen, Peggy Konik | Ensaiadores |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Elencos
Concerto Barocco | |
Miyu Matsui (dias 23, 26 e 30 SET), Leonor de Jesus (dias 24, 25 SET, 1 e 2 OUT), Tatiana Grenkova (3 OUT) | 1º violo |
Inês Ferrer (dias 23, 26, 30 SET e 2 OUT), Inês de Serra e Moura (dias 24, 25 SET e 1 OUT), Andreia Mota (3 OUT) | 2º violino |
Aeden Pittendreigh (dias 23, 26 e 30 SET), Francisco Morais (dias 24, 25 SET , 1 e 2 OUT), Frederico Gameiro (3 OUT) | Solista |
Dias 23 e 25 SET: Anyah Siddall, África Sobrino, Emily Stewart, Maria Barroso, Mar Escoda, Maria Santos, Patrícia Main e Raquel Fidalgo. | Corpo de baile |
Dias 24 e 26 SET: Michelle Luterbach, África Sobrino, Emily Stewart, Nanae Yagisawa, Almudena Maldonado, Teresa Dias, Patricia Main e Katarina Gajic. | Corpo de baile |
Dia 30 SET: Michelle Luterbach, África Sobrino, Emily Stewart, Nanae Yagisawa, Almudena Maldonado, Teresa Dias, Patrícia Main e Katarina Gajic. | Corpo de baile |
Dias 1 e 2 OUT: Anyah Siddall, África Sobrino, Emily Stewart, Maria Barroso, Mar Escoda, Maria Santos, Patrícia Main e Raquel Fidalgo. | Corpo de baile |
Dia 3 OUT: Michelle Luterbach, Eloise Hazlewood, Emily Stewart, Nanae Yagisawa, Almudena Maldonado, Teresa Dias, Andreia Pinho e Katarina Gajic. | Corpo de baile |
Shostakovitch Pas de Deux | |
Filipa Castro e Carlos Pinillos (dias 23 e 26 SET) | |
Inês Ferrer e João Costa (dias 24 SET e 3 OUT) | |
Miyu Matsui e Francisco Sebastião (dias 25 SET, 1 e 2 OUT) | |
Mar Escoda e Tiago Amaral (30 SET) | |
Snow | |
Dias 23, 24, 25 e 26: Aeden Pittendreigh, Dylan Waddell, Francisco Couto, Frederico Loureiro, Francisco Morais, Francisco Sebastião, Gonçalo Andrade, João Costa, Joshua Earl, Miguel Esteves, Miguel Ramalho, Tiago Amaral. |