Sinopse

Na temporada de 2017-18, 12 jovens bailarinos de todo o país habitaram os Estúdios Victor Córdon numa partilha diária do que foi o ambiente mais próximo das suas ambições profissionais. Para além de desenvolver as capacidades técnicas e artísticas, o programa Território revelou-se um lugar de troca de experiências e vivências.
 
Em 2018-19, Território II convoca o coreógrafo e bailarino sueco Alexander Ekman, e também o coreógrafo e bailarino dos E. U. A. , a viver na Holanda, Maurice Causey, para dirigirem mais um grupo de jovens bailarinos, naquela que é a sua primeira experiência profissional.
 
Pelo segundo ano consecutivo, o programa divide-se em três momentos: um primeiro de criação e ensaios, a que se segue a estreia no Teatro Camões, em Lisboa, e duas apresentações na cidade do Porto, no último fim-de-semana de julho, no palco do Teatro Carlos Alberto.

B.I. – VIDEOGRÁFICO

Filme realizado pelos alunos finalistas do Ar.Co.

A convite dos Estúdios Victor Córdon, o Ar.Co. apresenta o filme B.I. – videográfico. O desafio lançado propunha criar um filme simultaneamente autónomo e que pudesse ser usado como arranque da apresentação pública do programa Território II. Interessava apresentar, mas não desvendar o conteúdo do espetáculo.  Neste sentido, 12 alunos do Departamento de Cinema/Imagem em Movimento fizeram um filme de um minuto sobre cada um dos 12 bailarinos selecionados. Cada filme funciona como um bilhete de identidade videográfico com diferentes aproximações ao nível narrativo, plástico, expressivo, etc. Estimula-se a diferença, trabalha-se a sensibilidade na expectativa de dar a ver, de uma forma mais clara e mais próxima, os bailarinos que tantas vezes ficam no anonimato.

 

EMERGE

“Emerge” é uma peça que permite mostrar o talento jovem do programa Território II, e de como estes bailarinos se iluminam com esta nova expressão de dança.

Maurice Causey

 

EKMAN EXCERPTS

O aclamado coreógrafo sueco, Alexander Ekman, conhecido pelas suas produções repletas de humor, ritmos rápidos e uma inteligente combinação do vocabulário de dança clássica, contemporânea e teatro, apresenta em Portugal a sua primeira peça em versão “colagem”. Em “Ekman Excerpts”, os bailarinos fazem um mergulho no seu universo criativo, viajando por algumas das suas peças. Ainda que de uma forma mais contida do que a sua habitual “espetacularidade”, aqui, teremos também, sem dúvida, momentos repletos de humor e ritmo.

 


PARCEIRO

AR.CO—CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL


ESCOLAS

Academia de Dança de Matosinhos
Conservatório de Dança do Vale de Sousa
EDD – Escola Domus Dança
Escola da Companhia de Dança do Algarve
Ginasiano Escola de Dança
Pallcº Performing Arts School & Conservatory – Oporto Ballet School

 

Ficha Técnica

B.I. – VIDEOGRÁFICO
Alunos finalistas do Ar.Co: Ana Almeida, Beatriz Pradal, David Carp, Edsel Lobo, Estela Bento, Laura Garcia, Lucas Melo, Madalena Rebelo, Margarida Albino, Marin Fanjoy-Labrenz, Matt da Silva e Miguel TavaresRealização
EMERGE
Maurice CauseyCoreografia, Figurinos e Desenho de luz
Den Sorte SkoleMúsica
EKMAN EXCERPTS
Alexander EkmanCoreografia, Figurinos e Desenho de luz
Nina BotkayRemontagem
Franz Schubert "A Morte e a Donzela" e Franz Joseph Haydn Sonata V: "Sitio" (Adagio)Música
Companhia Nacional de Bailado / Estúdios Victor Córdonprodução

Elencos

Alexandre Sellani Escola Domus Dança – EDD
Ana Raquel SilvaGinasiano Escola de Dança - GED
Elia Santonastaso Pallcº Performing Arts School and Conservatory – Pallcº
Filipa PrataGinasiano Escola de Dança - GED
Inês Pedro Escola Domus Dança – EDD
João Santos Pallcº Performing Arts School and Conservatory – Pallcº
Margarida Silva Ginasiano Escola de Dança - GED
Maria Sousa Ginasiano Escola de Dança - GED
Mariana VieiraEscola Domus Dança – EDD
Miguel Lopes Escola da Companhia de Dança do Algarve – CDA
Miguel Pinheiro Academia de Dança de Matosinhos – ADM
Tomás Ruão Conservatório de Dança do Vale de Sousa - CDVS