Sinopse
Há uns anos a Clara Andermatt coreografou para a Companhia Nacional uma obra cujo título era Dance Bailarina Dance. Não podia ser mais apropriado recuperar esse título, enquanto mote, para este grande momento de reencontro com o público, que é o Festival ao Largo, e adaptá-lo para Dancem Bailarinos Dancem. E eles vão fazê-lo de forma consensual, de Petipa a Forsythe até Senatore , eles vão dançar como quase todos gostam de ver; como anjos que farão do Ao Largo um jardim das delícias.
Paulo Ribeiro
Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado
Toccata e Fuga
A convite de Paulo Ribeiro, Ambra Senatore cria Toccata e Fuga para 18 bailarinos da CNB. As questões da partilha e do encontro constituem, para Ambra Senatore, elementos importantes do espetáculo ao vivo. O humano atravessa todas as suas peças e a dança parte ao encontro das pessoas, deixando espaço à fragilidade, à dúvida, ao sentido crítico, à partilha e ao humor. Solos, peças de grupo ou performances, as criações de Ambra Senatore inspiram-se na vida. A sua dança pede emprestado “gestos simples e movimentos do quotidiano” transpostos para um universo surrealista e alterado. Em cena, 18 indivíduos cruzam-se e alguns entram em relação. Os seus movimentos despistam os sentimentos que os impulsionam. A partir desta relação entre o individual e o coletivo, Ambra Senatore retrata meticulosamente a humanidade e as suas falhas. Obstinação, dúvida, inconstância… tudo é observado à lupa. A coreógrafa chama a nossa atenção para os gestos quotidianos que revelam muita coisa.
Estreia absoluta
Lisboa, Teatro Camões
Companhia Nacional de Bailado
18 de maio de 2018
Herman Schmerman
Estreou em 1992 no Ballet da cidade de Nova Iorque, coreografado para cinco bailarinos. Quatro meses mais tarde, para o Ballet de Frankfurt, Forsythe criou um dueto adicional a este bailado. Desde então é apresentado em diversas companhias no mundo, tanto a versão completa como apenas o dueto. Esta é uma aparente competição homem-mulher. Para o coreógrafo é uma simples peça sobre dança.
Estreia absoluta
Frankfurt, Opernhaus, Ballet,
Frankfurt, 26 de setembro de 1992
Estreia na CNB
Porto, Teatro Municipal do Porto. Rivoli
29 de janeiro de 2016
Raymonda (III Ato)
Muitos dos bailados do século XIX terminavam num ato de grande apoteose sustentando um final feliz ao enredo e onde todos os elementos, desde os bailarinos principais ao corpo de baile, se apresentavam no seu expoente máximo performativo. A estreia absoluta de Raymonda verificou-se a 7 de janeiro de 1898 no Teatro Mariinsky de S. Petersburgo e conservou-se até aos nossos dias no seu repertório, tendo sido revisitado por diversos coreógrafos. Neste ato celebra-se o casamento de Raymonda com o cavaleiro Jean de Brienne após o regresso deste das Cruzadas e de um convidado surpresa, Abderrakhman — um emir sarraceno, que tentou raptar Raymonda.
Estreia absoluta
São Petersburgo, Teatro Mariinsky
7 de Janeiro de 1898
Estreia na CNB
(integral) Lisboa, São Luiz Teatro Municipal
10 de junho de 1982
Ficha Técnica
TOCCATA E FUGA | |
Coreografia | Ambra Senatore |
Música | Jonathan Seilman e Marc Lacourt |
Assistência à coreógrafa | Matteo Ceccarelli e Elisa Ferrari |
Desenho de luz | Fausto Bonvini |
Conceção de som | Jonathan Seilman e Marc Lacourt |
Herman Schmerman | |
Coreografia, Espaço Cénico e Desenho de Luz | William Forsythe |
Música | Thom Willems |
Figurinos | Gianni Versace e William Forsythe |
Remontagem | Maurice Causey |
Raymonda (III Ato) | |
Coreografia | Marius Petipa |
Música | Alexander Glazounov |
Figurinos | Da Silva Nunes |