Sinopse
Novas datas
No contexto das novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, de recolher obrigatório impostas pelo Estado de emergência, os espectáculos do programa Trabalhos de Casa serão realizados nos dias 19 e 20 de novembro, às 19h30, no Teatro Camões, ao invés das datas/horário inicialmente programados (20-22 novembro).
Saiba como trocar ou pedir reembolso do seu bilhete aqui.
TRABALHOS DE CASA
Os bailarinos da CNB, Xavier Carmo/Henriett Ventura e Miguel Ramalho, estrearam as suas novas criações no primeiro programa que a Companhia apresentou no período pós-confinamento, em julho no Millennium Festival ao Largo. Fizeram-no num contexto particular, com condicionamentos não habituais e incorporando novas regras que então ditaram as próprias criações.
Transpostas agora para o palco do Teatro Camões, estas criações são apresentadas no âmbito do programa Trabalhos de Casa – um espaço que a CNB oferece a criações dos seus bailarinos que manifestam interesse em desenvolver trabalho coreográfico.
ALGO_RITMO
O que torna um individuo num ser único?
Não há duas impressões digitais iguais, mas todos as temos.
Não há duas retinas oculares iguais, mas todos as temos.
Não há dois umbigos iguais, mas todos os temos.
Não há dois A.D.N. iguais, mas todos os temos.
Não há corpos iguais, mas todos os temos.
No espaço – tempo em que o individuo se expressa e existe ele é ÚNICO, mas faz parte da HUMANIDADE.
Em algo_ritmo, procuramos uma imersão num espaço que não é espaço, num tempo que não é tempo, senão aqueles que lhes quisermos atribuir, e em que o interprete nele se imprime como ser único e singular, dentro do colectivo que o rodeia.
A fórmula de Fibonacci serve de inspiração para este trabalho. A sua sequência tida por muitos matemáticos como a “impressão divina”, ou a prova de uma inteligência superior, de um grande arquiteto sobre o mundo natural, será o motor para uma outra busca, a de uma impressão Humana.
O propósito deste trabalho centra-se na busca de uma impressão própria e singular, única ao individuo (intérprete) e sua repercussão física sobre a cena, vista como algo irreproduzível no espaço-tempo, e na pluralidade em que ele se insere. Ninguém foi ou será alguma vez como ele, terá vivido como ele. terá as memórias que ele teve, imaginou o que ele imaginou ou sentido como ele sentiu.
Acima de tudo e do “todo”, vivemos num mundo globalizado onde 7 biliões de seres humanos co-habitam numa esfera cada vez mais pequena, e onde a necessidade do individuo se ver como único, nunca foi tão presente.
Xavier Carmo/Henriett Ventura
Julho 2020
SYMPHONY OF SORROWS
Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.
Miguel Ramalho
Julho 2020
Ficha Técnica
Algo_Ritmo | |
Xavier Carmo e Henriett Ventura | Coreografia |
César Viana | Música Original e Interpretação |
Sara Ross | Composição Musical |
Cristina Piedade | Desenho de Luz |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Symphony of Sorrows | |
Miguel Ramalho | Coreografia e Figurinos |
Henryk Gorecki - Symphony No.3, Op.36 "Symphony of sorrowful songs" | Música |
Cristina Piedade | Desenho de Luz |
Elencos
Algo_Ritmo | |
Anyah Siddall, Inês Moura, Patricia Main, Henriett Ventura, Tatiana Grenkova | Interpretes e cocriadores |
Symphony of Sorrows | |
Almudena Maldonado, Francisco Couto, Francisco Sebastião, Frederico Loureiro, Gonçalo Andrade, Irina de Oliveira, Isadora Valero, Leonor de Jesus, Miguel Esteves, Raquel Fidalgo, Tiago Coelho | Interpretação |