Bilhetes
Por Friedemann Vogel*
Tudo começa com movimento – um instinto que todos temos – e a dança é um movimento que procura comunicar. Por mais que uma técnica perfeita seja importante e impressionante, em última análise, a essência está no que o bailarino exprime dentro do movimento.
Enquanto bailarinos, estamos em constante movimento, aspiramos criar esses momentos inesquecíveis. Independentemente do género de dança, é o que nos esforçamos por alcançar. Por isso, quando, de repente, não estamos autorizados a dançar, com teatros fechados e festivais cancelados, os nossos mundos param. Sem contacto físico. Sem apresentações. Sem público. Nunca na história recente a comunidade da dança foi tão desafiada, coletivamente, a manter-se motivada, a encontrar a sua razão de ser.
No entanto, é precisamente quando algo precioso nos é tirado que realmente apreciamos o quão vital é o que fazemos e o quanto a dança significa para a sociedade em geral. Os bailarinos são frequentemente celebrados pelas suas capacidades físicas, quando na verdade somos sustentados principalmente pela nossa força mental. Acredito que é essa combinação única de agilidade física e psicológica que nos ajudará a superar, a reinventarmo-nos para continuarmos a dançar e a inspirar.
*Friedemann Vogel é natural da Alemanha e bailarino principal. Reconhecido e premiado internacionalmente, dança nas mais variadas e reconhecidas companhias de repertório no mundo inteiro enquanto Bailarino Principal Convidado.
Notícias
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão