7 de Junho de 2022
Regulamento-audicoes-CNB-2022-2023_PT_-vf

Bilhetes

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Notícias

21 de Junho de 2024
O Opart - E.P.E. está a recrutar | junho 2024

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso deste formulário, preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos: Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado; Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

A fase das candidaturas decorre entre 21 e 30 de junho de 2024.


As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso deste formulário, preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos: Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado; Cópia legível do(s) certificado(s) comprovativo(s) das habilitações académicas, com indicação da média final, se aplicável.

A fase das candidaturas decorre entre 21 e 30 de junho de 2024.


As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso deste formulário, preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos: Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado; Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

A fase das candidaturas decorre entre 21 e 30 de junho de 2024.


As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso deste formulário, preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos: Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado; Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

A fase das candidaturas decorre entre 21 e 30 de junho de 2024.


As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso deste formulário, preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos: Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado; Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

A fase das candidaturas decorre entre 21 e 30 de junho de 2024.

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11 de Junho de 2024
Nova Direção Artística 2024-2028

O Conselho de Administração do OPART, E.P.E. informa que Fernando Duarte é o novo diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado (CNB), na sequência de concurso internacional, iniciando funções no dia 2 de setembro de 2024.

Fernando Duarte ©André Iannucci

O júri do concurso, composto por Conceição Amaral (presidente do júri), Rui Morais, Mark Deputter, Olga Roriz e Ted Brandsen, considerou que apesar da grande qualidade das cinco candidaturas selecionadas para a fase das entrevistas, a proposta programática, a formação e a experiência artística de Fernando Duarte reuniram unanimidade na decisão, distinguindo-se pela sua clareza e abrangência.

O júri realça ainda que o seu percurso pessoal e artístico, bem como o seu conhecimento do setor das artes performativas e a sua capacidade de comunicação e expressão, demonstrados durante a entrevista, evidenciam igualmente a sua preparação para a necessária representação institucional, resolução de problemas e para a gestão de equipas.

Com uma visão artística e programática que coloca a missão da CNB no centro da sua ação, Fernando Duarte afirma que quer “contribuir para um serviço público de excelência em dança, por todo o território nacional”, evidenciando também a sua dimensão internacional. O novo diretor artístico da CNB posiciona o seu projeto na cena artística global e apresenta um modelo de gestão artística integrada, que articula valores como “a excelência técnica e artística do corpo artístico e de criadores, a participação comunitária, a coesão social e cultural, a formação contínua, o pensamento, a acessibilidade, a sustentabilidade (financeira e ambiental), a diversidade e o desenvolvimento e bem-estar coletivo”.

Na implementação do projeto proposto, Fernando Duarte realça a importância das parcerias estratégicas, através da criação de colaborações com organizações e líderes ao nível da criação artística, do pensamento e da tecnologia, indo ao encontro da inovação.

O concurso internacional de seleção decorreu entre 22 de março e 4 de junho de 2024 e acolheu 46 candidaturas nacionais e estrangeiras, das quais 21 elegíveis. A quantidade, a qualidade e a diversidade das propostas recebidas revelou a importância que a Companhia Nacional de Bailado tem na comunidade artística a nível nacional e internacional. A todos os candidatos e candidatas é devido um sincero agradecimento pelo envolvimento e interesse.

O Conselho de Administração do OPART deixa também um agradecimento aos elementos do júri, externos ao OPART – Mark Deputter, Olga Roriz e Ted Brandsen – pela disponibilidade, dedicação e apreciação detalhada das muitas candidaturas.

Fernando Duarte nasceu em Lisboa, em 1979. Estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues. Durante o seu último ano
de curso, foi bailarino estagiário na Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado, em 1996, onde foi Bailarino Principal, e dançou os papéis principais do repertório clássico, assim como bailados do universo neoclássico e contemporâneo. Entre 2005 e 2007, Fernando Duarte rumou ao Ballet Nacional da Noruega, onde foi Solista, tendo as suas atuações sido destacadas na imprensa internacional. Em 2011 tornou-se Mestre de Bailado na CNB, cargo que desempenhou até 2017. Nesse período foi-lhe também encomendada pela Direção Artística da CNB, a criação coreográfica das novas versões dos bailados O Lago dos Cisnes (2013), Quebra-Nozes (2014), O Pássaro de Fogo (2015) e La Bayadère (2016). A sua experiência enquanto professor de técnica de Dança Clássica no ensino artístico especializado, remonta a 2008, quando lecionou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sendo, desde 2018, docente na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Paralelamente. Fernando Duarte foi ainda professor convidado em diversas escolas de dança nacionais e internacionais. Em 2018 funda e assume a co-direção artística da Dança em Diálogos e, nesse ano, é-lhe atribuído o Prémio da Dança Anna Mascolo da Mirpuri Foundation, com o bailado Murmúrios de Pedro e Inês.

Fernando Duarte tem um percurso ímpar na reinvenção e adaptação aos novos tempos dos grandes clássicos do final do século XIX e princípio do século XX, assim como, recentemente, na criação de um novo repertório para o século XXI que reflete uma ligação entre a memória e a cultura contemporânea portuguesa, dos quais são exemplos os bailados O primo Basílio (2020) e Memorial do Convento (2022).
Entre 2021 e 2023, foi Diretor Artístico e orientador no projeto Radio(grafias) Iguais, da Dança em Diálogos, um projeto de coesão social e artística que integrou a 1o edição do programa PARTIS &
Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa. Fernando Duarte é ainda,
desde 2021, co-curador artístico do Ciclo de Bailado em Seteais e, desde 2022, do ciclo “A Música também Dança”, do Centro Cultural Olga Cadaval. Convidado a participar em conferências sobre Arte e Dança, Fernando Duarte é, também, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador doutorando no Instituto de História de Arte da NOVA-FCSH. A sua área de investigação debruça-se sobre a narratividade e coreologia nos bailados narrativos contemporâneos. Numa outra linha de investigação, dedica-se à articulação entre a teoria e a prática da dança, e como esta pode ser refletida no campo da criação coreográfica.

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7 de Junho de 2024
AUDIÇÕES PARA BAILARINOS (M) CORPO DE BAILE / AUDITIONS FOR MALE DANCERS - CORPS DE BALLET

Audições com vista a admissão de dois bailarinos profissionais para a categoria de Corpo de Baile para a Temporada 2024/2025.

A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum dos candidatos presentes nas audições, independentemente da sua classificação.

Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 01 de setembro de 2024 e termo a 31 de agosto de 2025, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.

Período de candidaturas: 07 junho a 21 de junho de 2024, às 23h59.

Candidaturas através do formulário online.

Será enviado para o seu email uma cópia das respostas ao formulário. Se não conseguir submeter o formulário, confirme por favor o sinal da rede internet e o limite de peso dos ficheiros (fotografias/CV). Caso estas condições estejam asseguradas e não consiga ainda assim submeter o formulário, atualize a página e preencha novamente. Uma vez submetido o formulário, não o poderá editar. Não aceitamos candidaturas por e-mail.

Convite para audição: Dia 27 de Junho de 2024 serão contactados os candidatos selecionados para realizar audição. A audição será por convite e apenas os candidatos selecionados serão contactados para acordar data para a mesma.

Período de audições: De 1 a 5 de julho de 2024.

Resultados: Dia 5 de Julho 2024, a partir das 16h00, os candidatos que realizaram audição, serão informados se foram selecionados.

Alguma questão, contacte-nos através do e-mail audition@cnb.pt. Por favor, note que este e-mail não confirma recepção de candidaturas. Receberá uma resposta de confirmação quando submeter o formulário de candidatura e um e-mail com uma cópia das suas respostas ao formulário.

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The National Ballet of Portugal (CNB Portugal) is holding auditions for professional male dancers (2 vacancies) for the Corps de Ballet for the 2024/2025 season

The  auditions  for  for the National Ballet of Portugal (CNB) is  of  an  indicative  nature  and  OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.

Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1st September 2024 and ending on 31st August 2025, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.

Applications: from 7th june to 21st June, at 11.59pm.

To apply, please fill in this online form.

A copy of the answers to the form will be sent to your email address. If you are unable to submit the form, please check the internet signal and the weight limit of the files (photos/CV). If these conditions are met and you still can’t submit the form, refresh the page and fill it in again. Once you have submitted the form, you cannot edit it. We do not accept applications by e-mail.

Invitation to audition: Selected candidates will be contacted on 27 June 2024. The audition is by invitation only and only selected candidates will be contacted to arrange a date.

Audition period: Between 1 and 5 July 2024.

Results: From 4pm on 5 July 2024, candidates who have auditioned will be informed if they have been selected.

If you have any questions, please contact us at audition@cnb.pt. Please note that this e-mail does not confirm receipt of applications. You will receive a confirmation reply when you submit the application form and an e-mail with a copy of your answers to the form. 

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9 de Maio de 2024
RECRUTAMENTO – TÉCNICO/A SUPERIOR DE INFORMÁTICA

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Técnico/a Superior de Informática

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

Integrando o Gabinete de Informática, esta função tem como principais responsabilidades:

– Garantir a segurança, manutenção, assistência e desenvolvimento das redes informáticas das comunicações e dos sistemas operativos e bases de dados;

– Assegurar a manutenção e assistência a equipamentos, bem como o apoio aos utilizadores do sistema;

– Propor ou implementar ações de formação dos utilizadores;

– Assegurar a realização das tarefas de análise e desenvolvimento de aplicações informáticas;

– Promover as ações de manutenção preventiva, corretiva e evolutiva das aplicações informáticas;

– Garantir a segurança informática e tecnológica existente;

– Elaborar, manter e atualizar um sistema informático adequado às necessidades do OPART;

– Exercer outras tarefas para lá das identificadas anteriormente que lhe sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com a função.

– Habilitações mínimas: Licenciatura em Informática ou Engenharia Informática;

– Experiência profissional mínima de 2 anos em funções idênticas;

– Conhecimentos sólidos sobre instalação, configuração e resolução de problemas em sistemas operativos Windows (10, 11 e win server 2022), Mac, Office 365, e Hardware

– Conhecimentos sólidos sobre gestão telefónica IP (VoIP) – telefones e centrais telefónicas

– Conhecimentos sólidos sobre gestão e configuração de redes de dados – Redes locais (LAN), Wireless e WAN 

– Conhecimentos e configuração de Firewall Checkpoint

– Carta de condução de ligeiros  

– Elevado sentido de responsabilidade e competências de organização e planeamento; 

– Capacidade de gestão em situações de stress;

– Capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa – Disponibilidade para prestar serviço em horários diferenciados (incluindo aos fins-de-semana e feriados)

 Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado 

– Retribuição mensal ilíquida de € 1.333,27 acrescido do subsídio de alimentação

– Possibilidade de inscrição na ADSE

– Local de trabalho: Lisboa

Candidatura online – no período entre 09 e 18 de maio de 2024.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;

– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

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22 de Março de 2024
Call for applications | Artistic Direction National Ballet of Portugal (CNB Portugal)

OPART, E.P.E. launches the International call for applications for the Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal (2024-2028). Applications until 22 April.

OPART, E.P.E. hereby announces the international call for applications for the selection of a new Artistic Director for the Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal), considering the end of the mandate of the current Artistic Director on 31 August this year. The application period runs from 22 March to 22 April.

The mandate and the corresponding employment contract on an exclusive service commission basis will run for four years (September 2024 – August 2028) and may be renewed up to two times for equal periods.

The selection panel, appointed by the Minister of Culture, is made up of Conceição Amaral (Chair of the Board of Directors of OPART, E.P.E.), chair of the selection panel; Rui Morais (Member of the Board of Directors of OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrator and Artistic Director of the Culturgest Foundation); Olga Roriz (Choreographer and Director of the Olga Roriz Dance Company); and Ted Brandsen (Choreographer and Artistic Director of the Dutch National Ballet).

After the closing date, up to five candidates will be selected for the personal interview stage. Factors considered fundamental for the position include knowledge of the artistic field and the performing arts sector, in particular expertise in national and international networks for dissemination and creation; professional experience appropriate to the role; a systemic and holistic vision of the sector and management; leadership; institutional cooperation; communication and transparency; valuing diversity; and innovation. Applications must include a detailed curriculum vitae with evidence of academic qualifications and relevant professional experience, up to three letters of recommendation, and a letter of motivation and programme presentation for the position. Overall, it is essential that each application is clear in its proposal and reflects the mission, values, themes and programme interests that are relevant to the CNB’s role in the performing arts scene in Portugal and Europe; establishes a relationship with national audiences and territories; integrates a forward-looking exercise of the CNB’s activity; and makes a critical assessment of the activities developed and results obtained by the CNB in recent years.

Contracting entity: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E – (hereinafter referred to as OPART) the managing body of Teatro Nacional de São Carlos (TNSC – the Sao Carlos National Theatre), Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal) and Estúdios Victor Córdon (EVC) , enjoys autonomy with regard to management, budget and assets.

Position to be filled: Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal

Type of selection procedure: International call for applications

Term of office: 2 September 2024 to 31 August 2028

Period of application: 22 March to 22 April 2024 (11:59 pm Lisbon time)

Contact details for submission of applications: ca@opart.pt

APPLICATION DOCUMENTS

Regulation


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22 de Março de 2024
Concurso Internacional Direção Artística Companhia Nacional de Bailado

OPART, E.P.E.  abre concurso internacional para Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (2024-2028). Candidaturas até 22 de abril.

O OPART, E.P.E. anuncia o concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), tendo em conta o fim do mandato do atual Diretor Artístico a 31 de agosto deste ano. O prazo para a submissão de candidaturas decorre de 22 de março a 22 de abril.

O mandato e correspondente contrato de trabalho em comissão de serviço em regime de exclusividade terá a duração de quatro anos (set. 2024 – ago. 2028), podendo ser renovado até duas vezes, por períodos iguais.

O júri do concurso, designado pelo Ministro da Cultura, é composto por Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.), presidente do júri; Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrador e Diretor Artístico da Fundação Culturgest); Olga Roriz (Coreógrafa e Diretora da Companhia Olga Roriz); e Ted Brandsen (Coreógrafo e Diretor Artístico do Dutch National Ballet).

Após o prazo estabelecido para a submissão de candidaturas, são selecionadas até cinco pessoas candidatas para a fase de entrevista presencial. Considera-se fundamental para o cargo o conhecimento na área artística e no setor das artes performativas, nomeadamente o domínio em redes de difusão e criação nacionais e internacionais; a experiência profissional equiparada às funções; uma visão sistémica e holística do setor e da gestão; a liderança; a colaboração institucional; a comunicação e a transparência; valorização da diversidade; e a inovação. As candidaturas devem conter um currículo descritivo e detalhado com comprovativos das habilitações académicas e formações profissionais relevantes; até três cartas de recomendação e uma carta de motivação e de apresentação programática para o desempenho das funções. Na sua globalidade, é essencial que cada candidatura seja clara na sua proposta e que reflita a missão, valores, temas e interesses programáticos relevantes, face ao papel da CNB no panorama das artes performativas em Portugal e na Europa; estabeleça uma relação com os públicos e territórios nacionais; integre um exercício prospetivo da atividade da CNB e faça uma apreciação crítica da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos pela CNB nos últimos anos.

Entidade contratante: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. – (adiante designada por OPART) entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon (EVC), é dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Função a contratar: Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB)

Tipo de procedimento de seleção: Concurso Internacional

Período do mandato: 2 setembro de 2024 a 31 agosto de 2028

Prazo de candidatura: 22 de março a 22 de abril de 2024 (23h59, hora Lisboa)

Contacto para receção das candidaturas: ca@opart.pt

DOCUMENTAÇÃO PARA CANDIDATURA

Regulamento


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4 de Março de 2024
Recrutamento - Técnico/a de Bilheteira

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Técnico/a de Bilheteira

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

Integrando o Setor de Bilheteira da Direção Financeira e Administrativa, esta função tem como principais responsabilidades:

– Assegurar o atendimento ao público (presencial, telefónico e por e-mail) e prestar informações sobre a programação e cada espetáculo;

– Apoiar na receção e acolhimento do público em articulação com o responsável de Relações Públicas e equipa de Frente de Casa;

– Assegurar a gestão de reservas, a venda de bilhetes, de livros e de merchandising, assim como assegurar a gestão de stock de merchandising;

– Colaborar na distribuição de documentação ao público, nomeadamente agendas de programação e folhas de sala;

– Verificar as condições para a receção do público antes do início dos eventos;

– Preparar relatórios de frequência de público e de resultados de vendas, bem como outros dados para tratamento estatístico através do sistema informático de gestão de bilheteira.

– Habilitações mínimas: 12.º ano de escolaridade ou Formação nível IV;

– Experiência em atendimento em público, especialmente em equipamentos culturais;

– Proficiência em língua inglesa;

– Domínio na utilização de ferramentas do Microsoft Office; 

– Conhecimentos sólidos de Francês e de Espanhol (fator preferencial); 

– Conhecimento do sistema de gestão de bilheteira da plataforma BOL ou outro (fator preferencial);

– Fluência verbal e boa capacidade de comunicação; 

– Domínio de técnicas de atendimento ao público; 

– Elevado sentido de responsabilidade e competências de organização e planeamento; 

– Capacidade de gestão em situações de stress;

– Capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa 

– Disponibilidade para prestar serviço em horários diferenciados (incluindo aos fins-de-semana e feriados)

– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado 

– Retribuição mensal ilíquida de € 821,83 acrescido do subsídio de alimentação

– Abono para falhas de € 38,99/mês

– Possibilidade de inscrição na ADSE

– Local de trabalho: Lisboa

Candidatura online – no período entre 04 e 13 de março de 2024.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso ao link disponível nas páginas eletrónicas do OPART (www.tnsc.pt e www.cnb.pt e www.estudiosvictorcordon.pt) preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;

– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

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29 de Janeiro de 2024
Início das obras de requalificação do Teatro Camões

Esta segunda-feira, dia 29 de janeiro, marcou o início das obras de requalificação do Teatro Camões, casa da Companhia Nacional de Bailado, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Com um investimento global 5 894 175€, esta obra prevê um conjunto de intervenções, nomeadamente:

– Recuperação geral da cobertura e envolvente do Teatro;

– Requalificação e modernização de equipamentos técnicos de cena, de climatização, iluminação, entre outros;

– Reabilitação das áreas de trabalho da Companhia Nacional de Bailado;

– Construção de sala de recuperação e manutenção física e sala de descanso para bailarinos;

– Requalificação da área de acolhimento ao público, nomeadamente a instalação de uma loja.

Esta manhã foi feita uma visita ao Teatro Camões, acompanhada por Conceição Amaral, Presidente do Conselho de Administração do Opart, Sofia Meneses e Rui Morais, Vogais do Conselho de Administração do Opart, Carlos Prado, Diretor Artístico da CNB, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Carlos Ardisson, pelos responsáveis da obra, ateliê de arquitetura Risco e CARI Construtores e contou com a presença Senhor Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Fotografias: Hugo David, 2024 ©CNB

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4 de Janeiro de 2024
Recrutamento - Concurso para Coordenador/a Operacional de Manutenção

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Coordenador/a Operacional de Manutenção (m/f)

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

Integrando a Direção de Manutenção, esta função tem como principais responsabilidades:

– Realização de atividades técnicas inerentes à instalação, utilização, manutenção preventiva e corretiva dos edifícios e equipamentos (sistemas AVAC; sistemas elétricos e/ou de iluminação; sistemas eletromecânicos; sistema de combate a incêndios; sistemas telefónicos; sistemas de redes de água); 

– Coordenação das equipas em estreita colaboração com o Diretor;

– Supervisionamento dos trabalhos das equipas;

– Delegado de Segurança (no âmbito das medidas de autoproteção contra incêndios);

– Realização de procedimentos administrativos e controlo de despesas;

– Contribuir para o desenvolvimento de uma política de melhoria contínua;

– Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.

– Licenciatura em Engenharia nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil, Mecânica, ou Formação nível IV / V nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil;

– Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares;

– Formação profissional nas áreas: Eletricidade e Iluminação; SCIE; Eletromecânica; AVAC; Telefonia e Redes, Redes de Águas

– Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office 

– Conhecimentos de desenho técnico 

– Conhecimentos de língua inglesa (utilização de vocabulário técnico específico) 

– Carta de condução de ligeiros 

– Conhecimento das normas de higiene e segurança aplicadas à atividade profissional 

– Conhecimento das áreas de segurança contra incêndios

– Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;

– Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;

– Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;

– Disponibilidade para trabalho com frequência aos fins-de-semana e/ou feriados

– Disponibilidade imediata

– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado 

– Retribuição mensal ilíquida de € 1.389,69, acrescido de isenção de horário de trabalho (28%) e subsídio de alimentação

– Possibilidade de inscrição na ADSE

– Local de trabalho: Lisboa

Candidatura online – no período entre 04 de janeiro/2024 e 12 de janeiro/2024.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso ao link disponível nas páginas eletrónicas do OPART (www.tnsc.pt e www.cnb.pt e www.estudiosvictorcordon.pt) preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;

– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão;

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21 de Novembro de 2023
Recrutamento - Concurso para Coordenador/a Operacional de Manutenção

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Coordenador/a Operacional de Manutenção (m/f)

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

Integrando a Direção de Manutenção, esta função tem como principais responsabilidades:

– Realização de atividades técnicas inerentes à instalação, utilização, manutenção preventiva e corretiva dos edifícios e equipamentos (sistemas AVAC; sistemas elétricos e/ou de iluminação; sistemas eletromecânicos; sistema de combate a incêndios; sistemas telefónicos; sistemas de redes de água);

– Coordenação das equipas em estreita colaboração com o Diretor;

– Supervisionamento dos trabalhos das equipas;

– Delegado de Segurança (no âmbito das medidas de autoproteção contra incêndios);

– Realização de procedimentos administrativos e controlo de despesas;

– Contribuir para o desenvolvimento de uma política de melhoria contínua;

– Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.

– Licenciatura em Engenharia nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil, Mecânica, ou Formação nível IV / V nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil;

– Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares;

– Formação profissional nas áreas: Eletricidade e Iluminação; SCIE; Eletromecânica; AVAC; Telefonia e Redes, Redes de Águas

– Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office

– Conhecimentos de desenho técnico

– Conhecimentos de língua inglesa (utilização de vocabulário técnico específico)

– Carta de condução de ligeiros

– Conhecimento das normas de higiene e segurança aplicadas à atividade profissional

– Conhecimento das áreas de segurança contra incêndios

– Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;

– Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;

– Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;

– Disponibilidade para trabalho com frequência aos fins-de-semana e/ou feriados

– Disponibilidade imediata

– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado

– Retribuição mensal ilíquida de € 1.389,69, acrescido de isenção de horário de trabalho (28%) e subsídio de alimentação

– Possibilidade de inscrição na ADSE

– Local de trabalho: Lisboa

Candidatura online – no período entre 21 e 29 de novembro de 2023.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso ao link disponível nas páginas eletrónicas do OPART (www.tnsc.pt e www.cnb.pt e www.estudiosvictorcordon.pt) preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;

– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão;

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11 de Julho de 2023
Recrutamento - Concurso para Coordenador/a Operacional de Manutenção

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Coordenador/a Operacional de Manutenção (m/f)

O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

Requisitos de admissão

  • Ter mais de 18 anos
  • Habilitações mínimas: Licenciatura em Engenharia, preferencialmente nas áreas: Eletrotécnica,
    Eletromecânica, Civil, Mecânica
  • Experiência profissional mínima de 1 ano em funções similares
    No âmbito da sua política de igualdade de género e de oportunidades, o OPART está empenhado
    em refletir a diversidade da sociedade portuguesa nas suas equipas, pelo que incentiva a
    candidatura de todas as pessoas independentemente da sua origem étnica, incapacidade, idade,
    orientação sexual e religião.

Condições preferenciais:

  • Formação profissional nas áreas: Eletricidade e Iluminação; SCIE; Eletromecânica; AVAC; Telefonia
    e Redes, Redes de Águas
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office
  • Conhecimentos de desenho técnico
  • Conhecimentos de língua inglesa (utilização de vocabulário técnico específico)
  • Carta de condução de ligeiros
  • Conhecimento das normas de higiene e segurança aplicadas à atividade profissional
  • Conhecimento das áreas de segurança contra incêndios

Oferta

Tipo contratual
Celebração de um contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, nos termos do Código
do Trabalho aprovado pela Lei nº 7/2009, de 12 de fevereiro, e alterações sucessivas.
Período experimental
A admissão fica sujeita a um período experimental de 90 dias nos termos previstos na alínea a) do
nº 1 do artigo 112º do Código do Trabalho.

  • Remuneração mensal ilíquida de € 1.389,69;
  • Isenção de horário de trabalho;
  • Subsídio de férias e de Natal nos termos da legislação em vigor;
  • Subsídio de Alimentação de € 6,00 /dia efetivamente trabalhado
  • Possibilidade de inscrição na ADSE
  • Local de trabalho: Lisboa

A fase das candidaturas decorre entre 11 e 18 de julho de 2023.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do formulário, no qual os candidatos deverão preencher e submeter o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;

– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.

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15 de Março de 2023
Audições para Bailarinos(as) / Auditions for F/M Dancers

Audições com vista a admissão de bailarinos(as) profissionais (M/F) para as categorias de Solista (1 vaga), Corpo de Baile (1 vaga) e Estagiário (1 vaga) para a Temporada 2023/2024.

A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum(a) dos(as) candidatos(as) presentes nas audições, independentemente da sua classificação.

Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 1 de setembro de 2023 e termo a 31 de agosto de 2024, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.

Data limite de candidatura: 4 de junho de 2023, às 23h59

Candidaturas através do formulário online.

Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.


The auditions aim for the admission of professional dancers (M/F) for the categories of Soloist (one vacancy) Corps de Ballet (one vacancy) and Apprentice (one vacancy) for the 2023/2024 Season.

The  auditions  for  for the National Ballet of Portugal (CNB) is  of  an  indicative  nature  and  OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.

Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2023 and ending on 31 August 2024, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.

Application deadline: 4th June, at 11.59pm

Application through this online form.

Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.

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5 de Dezembro de 2022
45 anos de CNB

PARABÉNS CNB

Em julho de 1977, nascia oficialmente a Companhia Nacional de Bailado e no dia 5 de dezembro desse ano acontecia a primeira apresentação pública, no Teatro Rivoli no Porto. Nascia assim o compromisso com o público e com o país.

Celebramos hoje esse “nascer” e, para lá da programação alusiva ao 45° aniversário que decorreu ao longo do ano e presentemente no Teatro Nacional de São Carlos (bailado Giselle e exposição sobre a Vida e Obra de Jorge Garcia), não podíamos deixar de lembrar essa herança longa e rica e de felicitar todas as equipas da CNB, passadas e presentes, o seu Diretor Artístico e todos os anteriores, mas acima de tudo os bailarinos e bailarinas de hoje, que todos os dias honram esse passado e transmitem o seu legado e testemunho aos que vão chegando. Cumpre-lhes a tarefa de dar continuidade ao que herdaram de todo(a)s o(a)s bailarino(a)s e mestres de bailado que fizeram a história da CNB ao longo destes 45 anos.

A todos o nosso agradecimento e que saibamos dar vida longa à nossa Companhia, cumprindo a missão para a qual foi criada: devolver ao público o que recebemos da história da Dança, mas também dos novos criadores que fazem o presente e o futuro.

Parabéns, Companhia Nacional de Bailado.

O Conselho de Administração OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E


Fotografia: CNB dança o ato II de O Lago dos Cisnes, na estreia, a 5 de dezembro de 1977, no Teatro Rivoli. ©Arquivo CNB

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16 de Setembro de 2022
Giselle :: Marcelino Sambé e Anna Rose O'Sullivan são artistas convidados

Giselle é uma das grandes referências do bailado do período romântico e nasce na sequência do sucesso de La Sylphide e da grande influência da corrente literária do romantismo na dança. A versão coreográfica de Georges Garcia, estreada em 1987, volta a subir à cena do Teatro Nacional de São Carlos no ano em que comemoramos os 45 anos da CNB. Celebramos o aniversário da Companhia ao mesmo tempo que homenageamos a memória do Mestre e coreógrafo Georges Garcia, dançando um dos grandes legado que nos deixou, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Temos o prazer de receber Anna Rose O’Sullivan e Marcelino Sambé, Bailarinos Principais do Royal Ballet, Londres, que interpretarão os papéis de Giselle e Albrecht dias 4 (16h), 7 (20h) e 10 (18h30) de dezembro, no Teatro Nacional de São Carlos. Elencos completos brevemente AQUI. Faça da nossa a sua Companhia. Bilhetes AQUI.

Anna Rose O’Sullivan é Bailarina Principal no Royal Ballet, Londres. O’Sullivan nasceu em Harrow, Reino Unido, e começou a dançar aos dois anos de idade, em escolas locais, antes de ingressar na Royal Ballet School, White Lodge e Upper School. Nas suas primeiras performances interpretou os papéis de Sara Crewe em A Little Princess, para o London Children’s Ballet e Cosette em Les Misérables, para além de Chitty Chitty Bang Bang no West End. Na escola, interpretou o papel principal em Simple Symphony, de Alastair Marriott, dançou o pas de deux em Dom Quixote em La Fenice, Veneza, e o pas de deux em Rhapsody, no Palácio de Buckingham. Continuar a ler

O bailarino português Marcelino Sambé é Principal no Royal Ballet, de Londres. Começou os seus estudos de dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em 2004.

Ganhou a medalha de prata no Moscow International Ballet Competition, no Teatro Bolshoi, em 2008, primeiro prémio no Youth American Grand Prix, em Nova Iorque, em 2009, a medalha de ouro e prémio especial no USA International Ballet Competition, em Mississipi, entre outros. Em 2010, fez parte do prestigioso Prix de Lausanne, onde lhe foi oferecida uma bolsa para a Royal Ballet School, em Londres. Continuar a ler

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7 de Setembro de 2022
Foi assim há 45 anos :: Mensagem do Diretor Artístico

“No dia 22 de junho de 1977, o poeta e então Secretário de Estado da Cultura, David Mourão Ferreira, assinava o despacho de criação da CNB, concretizando o sonho de várias personalidades das quais é mais do que justo destacar Luna Andermatt, Vera Varela Cid, Pedro Risques Pereira e, claro, Armando Jorge.

Foi uma das primeiras instituições públicas no domínio das artes performativas a ser criada de raiz no regime democrático, tendo assim um lugar muito especial nas políticas culturais portuguesas.

Sob a direção de Armando Jorge – a quem presto a minha sentida homenagem por aquilo que significou no meu percurso, assim como no de tantos outros bailarinos deste país, marcando de forma definitiva a minha carreira enquanto bailarino e pedagogo – a CNB conquistou e fixou milhares de novos espetadores para a dança em todo o país, esgotando sistematicamente as lotações dos seus espetáculos onde quer que se apresentasse.

Assim foi, assim é e assim vai continuar, porque a CNB, mais do que os seus sucessivos diretores que contribuíram, cada um com o seu cunho, para o reconhecimento e desenvolvimento, é acima de tudo os seus bailarinos e o seu público.

E assim passaram 45 anos… Parabéns CNB!

Aqui chegados, depois de tantas vicissitudes de toda a ordem é tempo de continuar a honrar a missão que nos é tão cara, a de apresentar espetáculos de dança ao mais alto nível.

Espero poder contribuir para o engrandecimento desta grande Casa e continuar o trabalho feito por todos os diretores que me antecederam.

Disfrutem da continuada aventura de nos tentarmos superar para podermos continuar a merecer a Vossa companhia como a mais desejada pela Companhia Nacional de Bailado.”

Carlos Prado

Diretor Artístico CNB

Setembro 2022

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13 de Maio de 2022
Audição para Bailarinos(as) / Audition for F/M Dancers

Audição para a admissão de bailarinos profissionais (M/F) para as categorias de Corifeu (uma vaga) e Estagiários (duas vagas) para Temporada 2022/2023.

Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, com início em 1 de setembro de 2022 e termo a 31 de agosto de 2023, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.

Data limite de candidatura: 27 de maio, às 23h59
Audição: 11 e 12 de Junho às 10h00 no Teatro Camões, Lisboa

11 de Junho 2022
10h00-11h30 – Aula bailarinas (F)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados as bailarinas selecionadas para o dia seguinte.

14h30-16h – Aula bailarinos (M)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados os bailarinos selecionados para o dia seguinte de audição.

12 de Junho 2022
10h – Aula com bailarinas e bailarinos, seguida de repertório da CNB.

A escolha dos candidatos e candidatas é anunciada por e-mail no dia 1 de Junho.

Candidaturas através do formulário online.

Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.


Audition for the admission of professional dancers (M / F) for the categories Coryphée (Demi-Soloist) (one vacancy) and Apprentices (two vacancies) for the 2022/2023 Season.

Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2022 and ending on 31 August 2023, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.

Application deadline: 27th May, at 11.59pm (GMT+1)
Audition dates: June 11 and 12, at 10am at Teatro Camões, Lisboa, Portugal

June 11, 2022
10.00am-11.30am – Ballerinas class (F)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.

2.30pm-4pm – Dancers class (M)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.

June 12, 2022
10am – Class with male and female dancers, followed by the CNB repertoire.

The selection of candidates and candidates is announced by email on the 1st of June.

Application through this online form.

Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.

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6 de Maio de 2022
Recrutamento - Concurso para Técnico/a Superior - Direção Financeira e Administrativa

O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Técnico/a Superior para a Direção Financeira e Administrativa (m/f)

OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).

A função
Integrando o Setor de Aquisições da Direção Financeira e Administrativa, esta função tem como principais responsabilidades:

  • Pesquisar novos fornecedores para fornecimento de bens e/ou serviços, de acordo com as necessidades do OPART;
  • Negociação com fornecedores (valores e condições para aquisição de bens e/ou serviços) com o objetivo de garantir vantagem económica para a gestão do OPART;
  • Analisar as propostas apresentadas pelos fornecedores (qualitativa e quantitativa);
  • Elaborar peças de procedimentos para aquisição de bens e/ou serviços (proposta de procedimento, convite, caderno de encargos, projeto de decisão e adjudicação), de acordo com as regras em vigor no Código dos Contratos Públicos;
  • Analisar e garantir que os procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços contemplam a informação necessária para o cumprimento da legislação em vigor e para o correto lançamento contabilístico;
  • Gestão e acompanhamento dos contratos de aquisição de bens e/ou serviços, durante a execução;
  • Acompanhar os prazos de entrega das encomendas e fazer a receção dos bens;
  • Lançar processos de aquisição no software de Gestão Primavera ERP;
  • Registar os procedimentos/contratos do OPART no Portal BaseGov;
  • Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.

Perfil

  • Licenciatura, preferencialmente nas áreas: Gestão de Empresas, Contabilidade e Finanças
  • Experiência profissional mínima de 2 anos em funções de gestão, na vertente de negociação/compras;
  • Conhecimentos de negociação com fornecedores;
  • Conhecimentos sobre procedimentos de aquisição de bens/serviços (Código dos Contratos Públicos);
  • Conhecimentos do software Primavera;
  • Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office Conhecimentos da língua inglesa;
  • Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;
  • Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;
  • Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;
  • Disponibilidade imediata

Oferta

  • Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado
  • Retribuição mensal ilíquida de € 1.215,85, acrescido de subsídio de alimentação
  • Possibilidade de inscrição na ADSE
  • Local de trabalho: Lisboa

Candidatura online – no período entre 6 e 12 de maio de 2022.

As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do formulário, no qual os candidatos deverão preencher e submeter o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;
  • Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão

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7 de Abril de 2022
Maria Kochetkova é artista convidada em La Sylphide

A premiada bailarina Maria Kochetkova integrará o elenco de La Sylphide como Bailarina Principal, nos dias 5, 7 e 12 de maio.

©Chris Hardy

Maria Kochetkova, de nacionalidade americana, nascida em Moscovo, estudou na Escola de Ballet de Bolshoi e desenvolveu toda a sua carreira internacionalmente. Aos 17 anos de idade vence o Prix de Lausanne e junta-se ao Royal Ballet, em Londres, enquanto bailarina estagiária e mais tarde entra no corpo artístico do English National Ballet. Em 2007 é convidada a integrar o San Francisco Ballet, como Bailarina Principal. Tem atuado como artista convidada em companhias de dança por todo o mundo: no American Ballet Theater, em Nova Iorque, no Teatro alla Scala, em Milão, nos Teatros Bolshoi e Stanislavsky, em Moscovo, nos Teatros Mariinsky e Mikhailovsky em São Petersburgo, no Tokyo Ballet, no Ballet Nacional de Cuba, na Compañía Nacional de Danza, em Madrid, no Ballet Nacional Finlandês, no Hong Kong Ballet, entre muitos outros. É reconhecida internacionalmente, tendo sido destacada como “Bailarina do Ano”, no Prémio Positano (2017) e recebido prémios como o Benois de la Dance (2018), o Prémio de Dança Isadora Duncan (2008) pela sua actuação em Giselle, entre muitos outros. Saber mais.

Bilhetes disponíveis em http://teatrocamoes.bol.pt .

Esperamos por si, no Teatro Camões, em Lisboa.

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30 de Março de 2022
CNB na Futurália

O Opart – Organismo de Produção Artística, através da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional de São Carlos está presente na Futurália, feira de oferta educativa, formação e empregabilidade destinada aos jovens, entre 30 de março e 2 de abril, na FIL.

Inspirado pelo binómio arte e educação, o stand da Cultura (GEPAC) oferece informação e aconselhamento relativos a 169 cursos profissionais – que vão desde as áreas do artesanato às artes do espetáculo, ministrados por centros de formação de gestão direta ou participada pelo IEFP –, bem como a mais de 850 cursos superiores em diversas universidades, institutos universitários e institutos politécnicos do país, em áreas tão diversas como arquitetura, literatura, audiovisual e media, arquivos e bibliotecas, publicidade ou artes visuais e artes e espetáculos.

O espaço foi concebido para que o jovem visitante seja o protagonista, sendo convidado a conceber um manifesto de apresentação, criando em diversos suportes uma mensagem para si próprio no futuro, projetando-se profissionalmente nesse futuro em mais de 200 funções profissionais diversas, entrando numa espécie de cápsula do tempo de intenções, onde são recolhidas as suas mensagens em cenário virtual e preparada para metaverso, para que daqui a 20 anos se possam confrontar e refletir sobre a sua realidade futura, com as suas próprias aspirações do presente. No mesmo espaço, os jovens são ainda desafiados a discutir as suas escolhas e soluções, junto de um conjunto de profissionais do setor da Cultura, que estarão presentes para conversas, debate e reflexão.

O stand é uma organização do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais em articulação com o Plano Nacional das Artes e colaboração com a Direção-Geral das Artes, a Direção-Geral do Património Cultural, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Inspeção-Geral das Atividades Culturais e o Organismo de Produção Artística, EPE.

Para visitar na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre os dias 30 de março e 2 de abril (Pavilhão 02 Stand 2C05).

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