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Audições com vista a admissão de dois bailarinos profissionais para a categoria de Corpo de Baile para a Temporada 2024/2025.
A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum dos candidatos presentes nas audições, independentemente da sua classificação.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 01 de setembro de 2024 e termo a 31 de agosto de 2025, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Período de candidaturas: 07 junho a 21 de junho de 2024, às 23h59.
Candidaturas através do formulário online.
Será enviado para o seu email uma cópia das respostas ao formulário. Se não conseguir submeter o formulário, confirme por favor o sinal da rede internet e o limite de peso dos ficheiros (fotografias/CV). Caso estas condições estejam asseguradas e não consiga ainda assim submeter o formulário, atualize a página e preencha novamente. Uma vez submetido o formulário, não o poderá editar. Não aceitamos candidaturas por e-mail.
Convite para audição: Dia 27 de Junho de 2024 serão contactados os candidatos selecionados para realizar audição. A audição será por convite e apenas os candidatos selecionados serão contactados para acordar data para a mesma.
Período de audições: De 1 a 5 de julho de 2024.
Resultados: Dia 5 de Julho 2024, a partir das 16h00, os candidatos que realizaram audição, serão informados se foram selecionados.
Alguma questão, contacte-nos através do e-mail audition@cnb.pt. Por favor, note que este e-mail não confirma recepção de candidaturas. Receberá uma resposta de confirmação quando submeter o formulário de candidatura e um e-mail com uma cópia das suas respostas ao formulário.
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The National Ballet of Portugal (CNB Portugal) is holding auditions for professional male dancers (2 vacancies) for the Corps de Ballet for the 2024/2025 season
The auditions for for the National Ballet of Portugal (CNB) is of an indicative nature and OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1st September 2024 and ending on 31st August 2025, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Applications: from 7th june to 21st June, at 11.59pm.
To apply, please fill in this online form.
A copy of the answers to the form will be sent to your email address. If you are unable to submit the form, please check the internet signal and the weight limit of the files (photos/CV). If these conditions are met and you still can’t submit the form, refresh the page and fill it in again. Once you have submitted the form, you cannot edit it. We do not accept applications by e-mail.
Invitation to audition: Selected candidates will be contacted on 27 June 2024. The audition is by invitation only and only selected candidates will be contacted to arrange a date.
Audition period: Between 1 and 5 July 2024.
Results: From 4pm on 5 July 2024, candidates who have auditioned will be informed if they have been selected.
If you have any questions, please contact us at audition@cnb.pt. Please note that this e-mail does not confirm receipt of applications. You will receive a confirmation reply when you submit the application form and an e-mail with a copy of your answers to the form.
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OPART, E.P.E. launches the International call for applications for the Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal (2024-2028). Applications until 22 April.
OPART, E.P.E. hereby announces the international call for applications for the selection of a new Artistic Director for the Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal), considering the end of the mandate of the current Artistic Director on 31 August this year. The application period runs from 22 March to 22 April.
The mandate and the corresponding employment contract on an exclusive service commission basis will run for four years (September 2024 – August 2028) and may be renewed up to two times for equal periods.
The selection panel, appointed by the Minister of Culture, is made up of Conceição Amaral (Chair of the Board of Directors of OPART, E.P.E.), chair of the selection panel; Rui Morais (Member of the Board of Directors of OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrator and Artistic Director of the Culturgest Foundation); Olga Roriz (Choreographer and Director of the Olga Roriz Dance Company); and Ted Brandsen (Choreographer and Artistic Director of the Dutch National Ballet).
After the closing date, up to five candidates will be selected for the personal interview stage. Factors considered fundamental for the position include knowledge of the artistic field and the performing arts sector, in particular expertise in national and international networks for dissemination and creation; professional experience appropriate to the role; a systemic and holistic vision of the sector and management; leadership; institutional cooperation; communication and transparency; valuing diversity; and innovation. Applications must include a detailed curriculum vitae with evidence of academic qualifications and relevant professional experience, up to three letters of recommendation, and a letter of motivation and programme presentation for the position. Overall, it is essential that each application is clear in its proposal and reflects the mission, values, themes and programme interests that are relevant to the CNB’s role in the performing arts scene in Portugal and Europe; establishes a relationship with national audiences and territories; integrates a forward-looking exercise of the CNB’s activity; and makes a critical assessment of the activities developed and results obtained by the CNB in recent years.
Contracting entity: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E – (hereinafter referred to as OPART) the managing body of Teatro Nacional de São Carlos (TNSC – the Sao Carlos National Theatre), Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal) and Estúdios Victor Córdon (EVC) , enjoys autonomy with regard to management, budget and assets.
Position to be filled: Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal
Type of selection procedure: International call for applications
Term of office: 2 September 2024 to 31 August 2028
Period of application: 22 March to 22 April 2024 (11:59 pm Lisbon time)
Contact details for submission of applications: ca@opart.pt
APPLICATION DOCUMENTS
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OPART, E.P.E. abre concurso internacional para Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (2024-2028). Candidaturas até 22 de abril.
O OPART, E.P.E. anuncia o concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), tendo em conta o fim do mandato do atual Diretor Artístico a 31 de agosto deste ano. O prazo para a submissão de candidaturas decorre de 22 de março a 22 de abril.
O mandato e correspondente contrato de trabalho em comissão de serviço em regime de exclusividade terá a duração de quatro anos (set. 2024 – ago. 2028), podendo ser renovado até duas vezes, por períodos iguais.
O júri do concurso, designado pelo Ministro da Cultura, é composto por Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.), presidente do júri; Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrador e Diretor Artístico da Fundação Culturgest); Olga Roriz (Coreógrafa e Diretora da Companhia Olga Roriz); e Ted Brandsen (Coreógrafo e Diretor Artístico do Dutch National Ballet).
Após o prazo estabelecido para a submissão de candidaturas, são selecionadas até cinco pessoas candidatas para a fase de entrevista presencial. Considera-se fundamental para o cargo o conhecimento na área artística e no setor das artes performativas, nomeadamente o domínio em redes de difusão e criação nacionais e internacionais; a experiência profissional equiparada às funções; uma visão sistémica e holística do setor e da gestão; a liderança; a colaboração institucional; a comunicação e a transparência; valorização da diversidade; e a inovação. As candidaturas devem conter um currículo descritivo e detalhado com comprovativos das habilitações académicas e formações profissionais relevantes; até três cartas de recomendação e uma carta de motivação e de apresentação programática para o desempenho das funções. Na sua globalidade, é essencial que cada candidatura seja clara na sua proposta e que reflita a missão, valores, temas e interesses programáticos relevantes, face ao papel da CNB no panorama das artes performativas em Portugal e na Europa; estabeleça uma relação com os públicos e territórios nacionais; integre um exercício prospetivo da atividade da CNB e faça uma apreciação crítica da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos pela CNB nos últimos anos.
Entidade contratante: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. – (adiante designada por OPART) entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon (EVC), é dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Função a contratar: Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB)
Tipo de procedimento de seleção: Concurso Internacional
Período do mandato: 2 setembro de 2024 a 31 agosto de 2028
Prazo de candidatura: 22 de março a 22 de abril de 2024 (23h59, hora Lisboa)
Contacto para receção das candidaturas: ca@opart.pt
DOCUMENTAÇÃO PARA CANDIDATURA
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O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Coordenador/a Operacional de Manutenção (m/f)
O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).
Integrando a Direção de Manutenção, esta função tem como principais responsabilidades:
– Realização de atividades técnicas inerentes à instalação, utilização, manutenção preventiva e corretiva dos edifícios e equipamentos (sistemas AVAC; sistemas elétricos e/ou de iluminação; sistemas eletromecânicos; sistema de combate a incêndios; sistemas telefónicos; sistemas de redes de água);
– Coordenação das equipas em estreita colaboração com o Diretor;
– Supervisionamento dos trabalhos das equipas;
– Delegado de Segurança (no âmbito das medidas de autoproteção contra incêndios);
– Realização de procedimentos administrativos e controlo de despesas;
– Contribuir para o desenvolvimento de uma política de melhoria contínua;
– Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.
– Licenciatura em Engenharia nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil, Mecânica, ou Formação nível IV / V nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil;
– Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares;
– Formação profissional nas áreas: Eletricidade e Iluminação; SCIE; Eletromecânica; AVAC; Telefonia e Redes, Redes de Águas
– Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office
– Conhecimentos de desenho técnico
– Conhecimentos de língua inglesa (utilização de vocabulário técnico específico)
– Carta de condução de ligeiros
– Conhecimento das normas de higiene e segurança aplicadas à atividade profissional
– Conhecimento das áreas de segurança contra incêndios
– Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;
– Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;
– Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;
– Disponibilidade para trabalho com frequência aos fins-de-semana e/ou feriados
– Disponibilidade imediata
– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado
– Retribuição mensal ilíquida de € 1.389,69, acrescido de isenção de horário de trabalho (28%) e subsídio de alimentação
– Possibilidade de inscrição na ADSE
– Local de trabalho: Lisboa
Candidatura online – no período entre 04 de janeiro/2024 e 12 de janeiro/2024.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso ao link disponível nas páginas eletrónicas do OPART (www.tnsc.pt e www.cnb.pt e www.estudiosvictorcordon.pt) preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;
– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão;
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O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Coordenador/a Operacional de Manutenção (m/f)
O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).
Integrando a Direção de Manutenção, esta função tem como principais responsabilidades:
– Realização de atividades técnicas inerentes à instalação, utilização, manutenção preventiva e corretiva dos edifícios e equipamentos (sistemas AVAC; sistemas elétricos e/ou de iluminação; sistemas eletromecânicos; sistema de combate a incêndios; sistemas telefónicos; sistemas de redes de água);
– Coordenação das equipas em estreita colaboração com o Diretor;
– Supervisionamento dos trabalhos das equipas;
– Delegado de Segurança (no âmbito das medidas de autoproteção contra incêndios);
– Realização de procedimentos administrativos e controlo de despesas;
– Contribuir para o desenvolvimento de uma política de melhoria contínua;
– Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.
– Licenciatura em Engenharia nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil, Mecânica, ou Formação nível IV / V nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Civil;
– Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares;
– Formação profissional nas áreas: Eletricidade e Iluminação; SCIE; Eletromecânica; AVAC; Telefonia e Redes, Redes de Águas
– Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office
– Conhecimentos de desenho técnico
– Conhecimentos de língua inglesa (utilização de vocabulário técnico específico)
– Carta de condução de ligeiros
– Conhecimento das normas de higiene e segurança aplicadas à atividade profissional
– Conhecimento das áreas de segurança contra incêndios
– Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;
– Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;
– Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;
– Disponibilidade para trabalho com frequência aos fins-de-semana e/ou feriados
– Disponibilidade imediata
– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado
– Retribuição mensal ilíquida de € 1.389,69, acrescido de isenção de horário de trabalho (28%) e subsídio de alimentação
– Possibilidade de inscrição na ADSE
– Local de trabalho: Lisboa
Candidatura online – no período entre 21 e 29 de novembro de 2023.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do acesso ao link disponível nas páginas eletrónicas do OPART (www.tnsc.pt e www.cnb.pt e www.estudiosvictorcordon.pt) preenchendo e submetendo o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;
– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão;
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Como se constrói aquele que é considerado o primeiro bailado romântico da história da dança?
Dia 1 de novembro celebramos mais um World Ballet Day! Descubra o trabalho de bastidores da Companhia Nacional de Bailado para levarmos a palco La Sylphide. Durante um mês, gravámos momentos de ensaio, produção, guarda-roupa e da digressão ao Porto e a Coimbra.
Veja o resultado em livestream no Facebook e Youtube dia 1 de novembro, a partir das 14h30.
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Audições com vista a admissão de bailarinos(as) profissionais (M/F) para as categorias de Solista (1 vaga), Corpo de Baile (1 vaga) e Estagiário (1 vaga) para a Temporada 2023/2024.
A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum(a) dos(as) candidatos(as) presentes nas audições, independentemente da sua classificação.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 1 de setembro de 2023 e termo a 31 de agosto de 2024, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Data limite de candidatura: 4 de junho de 2023, às 23h59
Candidaturas através do formulário online.
Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.
The auditions aim for the admission of professional dancers (M/F) for the categories of Soloist (one vacancy) Corps de Ballet (one vacancy) and Apprentice (one vacancy) for the 2023/2024 Season.
The auditions for for the National Ballet of Portugal (CNB) is of an indicative nature and OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2023 and ending on 31 August 2024, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Application deadline: 4th June, at 11.59pm
Application through this online form.
Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.
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Giselle é uma das grandes referências do bailado do período romântico e nasce na sequência do sucesso de La Sylphide e da grande influência da corrente literária do romantismo na dança. A versão coreográfica de Georges Garcia, estreada em 1987, volta a subir à cena do Teatro Nacional de São Carlos no ano em que comemoramos os 45 anos da CNB. Celebramos o aniversário da Companhia ao mesmo tempo que homenageamos a memória do Mestre e coreógrafo Georges Garcia, dançando um dos grandes legado que nos deixou, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Temos o prazer de receber Anna Rose O’Sullivan e Marcelino Sambé, Bailarinos Principais do Royal Ballet, Londres, que interpretarão os papéis de Giselle e Albrecht dias 4 (16h), 7 (20h) e 10 (18h30) de dezembro, no Teatro Nacional de São Carlos. Elencos completos brevemente AQUI. Faça da nossa a sua Companhia. Bilhetes AQUI.
Anna Rose O’Sullivan é Bailarina Principal no Royal Ballet, Londres. O’Sullivan nasceu em Harrow, Reino Unido, e começou a dançar aos dois anos de idade, em escolas locais, antes de ingressar na Royal Ballet School, White Lodge e Upper School. Nas suas primeiras performances interpretou os papéis de Sara Crewe em A Little Princess, para o London Children’s Ballet e Cosette em Les Misérables, para além de Chitty Chitty Bang Bang no West End. Na escola, interpretou o papel principal em Simple Symphony, de Alastair Marriott, dançou o pas de deux em Dom Quixote em La Fenice, Veneza, e o pas de deux em Rhapsody, no Palácio de Buckingham. Continuar a ler
O bailarino português Marcelino Sambé é Principal no Royal Ballet, de Londres. Começou os seus estudos de dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em 2004.
Ganhou a medalha de prata no Moscow International Ballet Competition, no Teatro Bolshoi, em 2008, primeiro prémio no Youth American Grand Prix, em Nova Iorque, em 2009, a medalha de ouro e prémio especial no USA International Ballet Competition, em Mississipi, entre outros. Em 2010, fez parte do prestigioso Prix de Lausanne, onde lhe foi oferecida uma bolsa para a Royal Ballet School, em Londres. Continuar a ler
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Audição para a admissão de bailarinos profissionais (M/F) para as categorias de Corifeu (uma vaga) e Estagiários (duas vagas) para Temporada 2022/2023.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, com início em 1 de setembro de 2022 e termo a 31 de agosto de 2023, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Data limite de candidatura: 27 de maio, às 23h59
Audição: 11 e 12 de Junho às 10h00 no Teatro Camões, Lisboa
11 de Junho 2022
10h00-11h30 – Aula bailarinas (F)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados as bailarinas selecionadas para o dia seguinte.
14h30-16h – Aula bailarinos (M)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados os bailarinos selecionados para o dia seguinte de audição.
12 de Junho 2022
10h – Aula com bailarinas e bailarinos, seguida de repertório da CNB.
A escolha dos candidatos e candidatas é anunciada por e-mail no dia 1 de Junho.
Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.
Audition for the admission of professional dancers (M / F) for the categories Coryphée (Demi-Soloist) (one vacancy) and Apprentices (two vacancies) for the 2022/2023 Season.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2022 and ending on 31 August 2023, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Application deadline: 27th May, at 11.59pm (GMT+1)
Audition dates: June 11 and 12, at 10am at Teatro Camões, Lisboa, Portugal
June 11, 2022
10.00am-11.30am – Ballerinas class (F)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.
2.30pm-4pm – Dancers class (M)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.
June 12, 2022
10am – Class with male and female dancers, followed by the CNB repertoire.
The selection of candidates and candidates is announced by email on the 1st of June.
Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.
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O OPART, E.P.E. pretende recrutar 1 Técnico/a Superior para a Direção Financeira e Administrativa (m/f)
OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).
A função
Integrando o Setor de Aquisições da Direção Financeira e Administrativa, esta função tem como principais responsabilidades:
Perfil
Oferta
Candidatura online – no período entre 6 e 12 de maio de 2022.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do formulário, no qual os candidatos deverão preencher e submeter o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:
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A premiada bailarina Maria Kochetkova integrará o elenco de La Sylphide como Bailarina Principal, nos dias 5, 7 e 12 de maio.
Maria Kochetkova, de nacionalidade americana, nascida em Moscovo, estudou na Escola de Ballet de Bolshoi e desenvolveu toda a sua carreira internacionalmente. Aos 17 anos de idade vence o Prix de Lausanne e junta-se ao Royal Ballet, em Londres, enquanto bailarina estagiária e mais tarde entra no corpo artístico do English National Ballet. Em 2007 é convidada a integrar o San Francisco Ballet, como Bailarina Principal. Tem atuado como artista convidada em companhias de dança por todo o mundo: no American Ballet Theater, em Nova Iorque, no Teatro alla Scala, em Milão, nos Teatros Bolshoi e Stanislavsky, em Moscovo, nos Teatros Mariinsky e Mikhailovsky em São Petersburgo, no Tokyo Ballet, no Ballet Nacional de Cuba, na Compañía Nacional de Danza, em Madrid, no Ballet Nacional Finlandês, no Hong Kong Ballet, entre muitos outros. É reconhecida internacionalmente, tendo sido destacada como “Bailarina do Ano”, no Prémio Positano (2017) e recebido prémios como o Benois de la Dance (2018), o Prémio de Dança Isadora Duncan (2008) pela sua actuação em Giselle, entre muitos outros. Saber mais.
Bilhetes disponíveis em http://teatrocamoes.bol.pt .
Esperamos por si, no Teatro Camões, em Lisboa.
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O OPART, E.P.E, empresa que gere a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos e os Estúdios Victor Córdon, repudia a ofensiva militar que a Federação Russa tem em curso e manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano e as populações afetadas nomeadamente os artistas que desta forma estão impedidos de levar a cabo a sua missão junto da sociedade. A arte e a cultura são, na sua essência, veículos de aproximação entre os povos, de estímulo ao diálogo e à multiculturalidade, de enraizamento de valores humanistas e de promoção da paz.
Neste sentido, associamo-nos ao movimento “Cultura pela Ucrânia”, disponibilizando pontos de recolha de bens no Teatro Nacional de São Carlos, no Teatro Camões e nos Estúdios Victor Córdon.
Pontos de recolha de bens a partir de 07 de março.
Teatro Camões
(Entrada de Artistas)
Das 9h às 19h
Passeio do Neptuno, Parque das Nações, 1990-193 Lisboa
T (+351) 218 923 470
info@cnb.pt
(Entrada de Artistas)
Das 9h às 19h
Rua Serpa Pinto, n.º 9 1200-442 Lisboa
T (+351) 213253045 / (+351) 213253046
Das 9h às 18h
Rua Victor Córdon, 20, 1200-484 Lisboa
T (+351) 21 347 40 48/9 / (+351) 96 786 3872 / (+351) 96 786 4673
estudiosvictorcordon@estudiosvictorcordon.pt
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O Ensaio Geral Solidário de Alice no País das Maravilhas, no passado dia 03 de Dezembro, no Teatro Camões, angariou 6.310 Euros a favor das associações Desafio Jovem e Pais em Rede.
Através dos donativos do público, que reverteram 100% a favor destas associações, a Desafio Jovem vai continuar a trabalhar na sua missão de prevenção, reabilitação e inserção social de pessoas com dependência e comportamentos aditivos e a Pais em Rede, cuja missão passa por desenvolver projetos de apoio a pessoas com deficiência e suas famílias, vê assim cobertos os custos da Linha de Apoio por mais um ano.
O nosso muito obrigado pelo seu contributo.
O Ensaio Geral Solidário (EGS) é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia. Através de um donativo a partir de 12 euros, o público tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário e o valor reverte a favor de instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
Descubra as próximas datas do Ensaio Geral Solidário aqui.
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OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).
A função
Integrando o Setor Financeiro da Direção Financeira e Administrativa, esta função tem como principais responsabilidades:
Perfil
Oferta
Candidatura online – no período entre 19 e 25 de novembro de 2021.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através deste formulário, o qual os candidatos deverão preencher e submeter em conjunto com os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;
– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.
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O Ensaio Geral Solidário está de volta.
Através desta iniciativa, com um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Alice no País das Maravilhas, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no dia 03 de dezembro de 2021, às 19h30, no Teatro Camões, em Lisboa.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.
“Fundada em 1978, o DESAFIO JOVEM (Teen Challenge) PORTUGAL é uma Instituição sem fins lucrativos, (IPSS) devidamente licenciada pelo Ministério da Saúde.
É oficialmente reconhecida por vários Ministérios que constituem o Governo, e visa a prevenção, reabilitação e inserção social de pessoas com dependência e comportamentos aditivos.
Possuí um conjunto de respostas integradas, abrangendo todo o fenómeno das dependências desde a intervenção direta em contexto de rua até à conclusão do processo de inserção em apartamentos terapêuticos.
Desde a sua génese, já ajudou mais de 5.000 pessoas a encontrar um novo sentido para a vida.
Lutamos por vidas livres de dependências!”
• Contactar a associação através do email: susana.trindade@desafiojovem.com
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. IBAN PT50.0033.0000.00002996428.05. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.
“Dando voz e suporte às famílias através de iniciativas que eliminem as barreiras à sua plena inclusão. Criada em novembro de 2008, a Pais-em-Rede sempre teve como principal objetivo o apoio às famílias, procurando mitigar o seu desamparo face à notícia da deficiência de um dos seus filhos. Atuamos através diversos projetos para capacitação e informação de pais.
No âmbito do projeto Oficina de Pais/Bolsas de Pais, chegamos a 14 dos 18 distritos do Continente e a mais de 800 pais. Temos uma equipa de pais e profissionais que dá informação e apoio na resolução de problemas concretos ou esclarece dúvidas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. A influência e experiência da Pais em Rede é determinante na resolução da maioria das situações.
Integração através de projetos e parcerias de apoio à inclusão – A Pais em Rede tem sido impulsionadora ou parceira de vários projetos destinados a garantir a inclusão de jovens com deficiência, nos anos finais da sua escolaridade ou quando esta já terminou (e.g. Sintra Inclui)
Advocacy junto de entidades competentes para garantir o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Na resolução dos problemas vindos através da Linha de Apoio, a Pais em Rede atua principalmente junto do Ministério da Educação e Agrupamentos Escolares, do Instituto Nacional para a Reabilitação e das Autarquias.”
• Contactar a associação através do email: geral@paisemrede.pt
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária IBAN PT 50.0036.0038.99100748094.48, por MBWay, através do 937407473 ou por Paypal paypal.me/paisemrede. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.
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OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Vitor Córdon (EVC).
A função
Integrando o Setor de Aquisições da Direção Financeira e Administrativa, esta função tem como principais responsabilidades:
– Pesquisar novos fornecedores para fornecimento de bens e/ou serviços, de acordo com as necessidades do OPART;
– Negociação com fornecedores (valores e condições para aquisição de bens e/ou serviços) com o objetivo de garantir vantagem económica para a gestão do OPART;
– Analisar as propostas apresentadas pelos fornecedores (qualitativa e quantitativa);
– Elaborar peças de procedimentos para aquisição de bens e/ou serviços (proposta de procedimento, convite, caderno de encargos, projeto de decisão e adjudicação), de acordo com as regras em vigor no Código dos Contratos Públicos;
– Analisar e garantir que os procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços contemplam a informação necessária para o cumprimento da legislação em vigor e para o correto lançamento contabilístico;
– Gestão e acompanhamento dos contratos de aquisição de bens e/ou serviços, durante a execução;
– Acompanhar os prazos de entrega das encomendas e fazer a receção dos bens;
– Lançar processos de aquisição no software de Gestão Primavera ERP;
– Registar os procedimentos/contratos do OPART no Portal BaseGov;
– Exercer outras tarefas afins que sejam superiormente solicitadas, desde que compatíveis com as suas qualificações e capacidade de trabalho.
Perfil
– Licenciatura nas áreas da Gestão ou similar;
– Experiência profissional mínima de 2 anos em funções de gestão, na vertente de negociação/compras;
– Conhecimentos de negociação com fornecedores;
– Conhecimentos sobre procedimentos de aquisição de bens/serviços (Código dos Contratos Públicos);
– Conhecimentos do software Primavera;
– Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, das ferramentas do Microsoft Office;
– Conhecimentos da língua inglesa;
– Elevada capacidade de organização e gestão autónoma de trabalho;
– Capacidade de análise crítica e de resolução de problemas;
– Boa componente comunicativa e de trabalho em equipa;
– Disponibilidade imediata
Oferta
– Contrato individual de trabalho por tempo indeterminado
– Retribuição mensal ilíquida de € 1.205,00, acrescido de subsídio de alimentação
– Possibilidade de inscrição na ADSE
– Local de trabalho: Lisboa
Candidatura online – no período entre 15 e 21 de novembro de 2021.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através deste formulário, o qual os candidatos deverão preencher e submeter em conjunto com os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae (formato Europass) atualizado;
– Comprovativos do cumprimento dos requisitos de admissão.
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Dia 19 de outubro, companhias do mundo inteiro comemoram o World Ballet Day (Dia Mundial do Ballet), através de iniciativas online e nas redes sociais, ao longo do dia. A Companhia Nacional de Bailado vai assinalar esta data através da exibição de uma tarde de trabalho nos bastidores do Teatro Camões, através do Facebook, a partir das 14h30.
Enquanto preparamos a nova produção clássica a estrear em dezembro, Alice no País das Maravilhas, convidamos o público a testemunhar os processos de criação e transmissão deste bailado, em ensaios com a presença do coreógrafo, Howard Quintero, e a espreitar provas de figurinos da autoria de René Salazar, figurinista e cenógrafo desta produção. Haverá ainda momentos de conversa com o diretor artístico, Carlos Prado, com a mestre de bailado e ex-primeira bailarina da CNB, Barbora Hruskova, e com Howard Quintero.
Alice no País das Maravilhas, bailado clássico inspirado na obra homónima de Lewis Carroll, estreia a 04 de dezembro no Teatro Camões, em Lisboa, e estará em palco até dia 23 de dezembro. Com coreografia de Howard Quintero e música de P. I. Tchaikovski interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de José Eduardo Gomes.
WORLD BALLET DAY
Evento online
Facebook da Companhia Nacional de Bailado
19 Outubro 2021 | A partir das 14h30
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O Opart é uma entidade aderente ao IVAucher através das suas instituições.
A partir de dia 1 de outubro usufua das condições do IVAucher nos espetáculos da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional de São Carlos.
CONDIÇÕES
Acumulação: Os consumidores que pediram fatura com número de identificação fiscal (NIF) em junho, julho e agosto em comerciantes elegíveis dos setores do Alojamento, Cultura e Restauração acumularam automaticamente todo o IVA suportado.
Utilização: Os consumidores aderentes poderão descontar esse saldo acumulado em outubro, novembro e dezembro em compras em comerciantes aderentes destes setores para serem reembolsados de 50% do preço total.
A acumulação de saldo IVAucher foi automática. Qualquer fatura com NIF emitida entre junho e agosto por um comerciante elegível contribuiu para acumular saldo IVAucher. A Autoridade Tributária (AT) apurou o saldo IVAucher sem necessidade de adesão ou quaisquer diligências por parte dos consumidores e comerciantes.
O saldo IVAucher pode ser consultado no Portal E-fatura ou na app E-Fatura. Até 30 de setembro o saldo final IVAucher será divulgado aos consumidores nestas mesmas plataformas.
A adesão pode ser realizada sem custos no site IVAucher. Para tal, os consumidores apenas precisam de permitir a associação dos seus cartões de pagamento dos bancos aderentes ao programa IVAucher. Esses cartões permitirão descontar o saldo IVAucher.
Para utilizar o saldo IVAucher basta fazer um pagamento com um dos cartões bancários num comerciante aderente ao programa IVAucher. No ato de pagamento nada muda, suportando o consumidor 100% do preço. No prazo máximo de 2 dias úteis após o pagamento, até 50% do preço é subtraído do saldo IVAucher e reembolsado na conta bancária do consumidor diretamente pelo seu banco.
Na fase de acumulação estiveram abrangidos todos os comerciantes do Alojamento, Cultura e Restauração com um código CAE principal listado no Anexo. Entre outubro e dezembro esses mesmos comerciantes podem aderir e oferecer aos clientes a possibilidade de descontarem o saldo IVAucher.
A adesão dos comerciantes é simples e gratuita. Para aderirem apenas precisam de comunicar o seu NIF e o ID dos seus terminais de pagamento automáticos (TPA) sem custos no site IVAucher.
Os comerciantes podem comunicar a adesão ao IVAucher afixando nos seus estabelecimentos um selo IVAucher disponibilizado sem custos no site IVAucher.
Saiba mais em https://www.ivaucher.pt/
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No contexto do aumento da lotação das salas de espetáculo a partir do dia 01 de outubro, definida pelo Governo, iremos aumentar a lotação do Teatro Camões para o programa Noite Branca nos dias 01, 02 e 03 de outubro (sexta, sábado e domingo).
Seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde, uma vez que o Teatro Camões irá manter para este programa uma lotação ainda inferior a 500 lugares, não terá de apresentar, à entrada do Teatro, certificado de vacinação ou recuperação nem certificado de teste negativo à Covid-19.
O Opart segue todas as regras e recomendações da DGS em conformidade com as atualizações legais decretadas pelo Governo.
Ficou com dúvidas? Contacte-nos:
Bilheteira do Teatro Camões
4ªfeira a domingo, das 14h às 19h
reserva.bilhetes@cnb.pt
T (+351) 218 923 477
#cnbportugal #cnbportugal2021
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A Bilheteira do Teatro Camões, casa da Companhia Nacional de Bailado, tem um novo horário:
1 maio – 31 outubro
Quarta-feira a domingo, das 14h às 19h.
1 novembro – 30 abril
Quarta-feira a domingo, das 13h às 18h.
Dias de espetáculo: aberta até meia-hora após o início do espetáculo.
Encerra durante o mês de agosto.
Mais informações e contactos aqui.
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OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon (EVC). Integrando a Direção de Recursos Humanos, esta função tem como principais responsabilidades:
Candidatura online – no período entre 16 e 22 de setembro de 2021.
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas através do formulário disponível nas páginas eletrónicas do OPART, E.P.E ( www.tnsc.pt e www.cnb.pt), no qual os candidatos deverão preencher e submeter o formulário de candidatura em conjunto com os seguintes documentos:
Para mais informações consultar o regulamento do concurso.
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Carlos Prado assume a partir de hoje a Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado. A Presidente do Conselho de Administração, Conceição Amaral, apresentou hoje o novo Diretor Artístico a toda a equipa da CNB e deu as boas-vindas a Carlos Prado e simultaneamente aos novos bailarinos que hoje iniciam as suas funções e se juntam ao elenco.
A todos, foi dada uma mensagem de força e de forte empenho para levar a cabo a Temporada que agora se inicia depois de tempos tão incertos e tão penalizadores da atividade artística da CNB.
Carlos Prado nasceu em Setúbal em 1962 e fez a sua formação artística Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sob a direção de Maria Bessa e António Rodrigues. Integrou o elenco da CNB em 1984, onde ficou até 1990, altura em que ingressa no Ballet Gulbenkian, como Primeiro Bailarino, até à sua extinção em 2005. Na qualidade de assistente de Mauro Bigonzetti, trabalhou com a CNB e com variadas companhias internacionais, onde se destacam o Teatro alla Scala de Milão, Bolshoi Moscovo, Ballet de Santiago Chile, NYC Ballet NY, Ópera de Paris. Coreografou diversas Óperas para o Teatro Aberto e Teatro Nacional de São Carlos.
Fotografias: 2021 © CNB
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No contexto das medidas hoje anunciadas pelo Governo, informamos que se mantêm os horários agendados para os espetáculos no Teatro Camões:
O Canto do Cisne, de Clara Andermatt
1 e 2 de julho, 19h30
3 de julho, 18h30
4 de julho, 16h
Alertamos que para os espetáculos dos dias 2, 3 e 4 de julho, se vem de fora da área metropolitana de Lisboa, deverá circular com o certificado de vacinação digital ou com um teste Covid-19 para entrar na mesma área.
Relembramos que todo o elenco artístico e restante equipa da Companhia Nacional de Bailado está a ser testada à Covid-19 com regularidade, como método de prevenção e contingência, e estão a ser tomadas no Teatro Camões todas as medidas de segurança, de acordo com as regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Devido à Covid-19, e de acordo com as regras da DGS, a lotação do Teatro Camões é atualmente inferior a 500 lugares, pelo que não é obrigatória a testagem por parte do público para aceder ao Teatro.
Tem dúvidas? Contacte a Bilheteira do Teatro Camões:
T (+351) 218 923 477
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Informamos que para os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado no Teatro Camões, em Lisboa, se mantêm as medidas de acesso e segurança previstas no Plano de Prevenção e Contingência Covid-19, do OPART, E.P.E, atualizado a 7 de junho de 2021 (disponível aqui).
Atualmente, devido à Covid-19 e de acordo com as regras estabelecidas pela DGS, a lotação do Teatro Camões é inferior a 500 lugares, pelo que não é obrigatório a testagem por parte do público antes do início do espetáculo.
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O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART, E.P.E.) prossegue fins de interesse público e tem por objeto a prestação de serviço público na área da cultura músico-teatral, compreendendo designadamente a música, a ópera e o bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon (EVC).
O OPART pretende recrutar em regime de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado 2 Técnicos de Manutenção (M/F)
Para mais informações consultar o regulamento do concurso
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Para comemorar este Dia Mundial da Criança, disponibilizamos três ilustrações de Bárbara R., para o espectáculo Planeta Dança. Desafie os seus pequenos bailarinos e bailarinas a colorir e descobrir mais sobre a história da dança.
A dança é história viva. (Sónia Baptista)
Vamos contá-la de geração em geração.
Clique na imagem abaixo para descarregar as ilustrações.
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