Carla Pereira é Bailarina do Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 1991.
Natural de Lisboa, formou-se como bailarina na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em 1991, onde destaca como principais professores Carlos Caldas, Jorge Salavisa, Manuela Valadas, Ulrike Caldas, Miguel Lyzarro e Jorge Trincheiras. Durante a sua formação frequentou estágios de dança no Ginásio Clube Português, onde destaca os mestres Günther Krammer, Elena Madan e Ruxandra Racovitza.
Tem dançado o vasto repertório clássico, neoclássico e contemporâneo da CNB, do qual se destaca nas diferentes versões de O Lago do Cisnes (Mehmet Balkan, Armando Jorge, Fernando Duarte); O Quebra-Nozes (Armando Jorge, Mehmet Balkan); Dom Quixote, Bach à l’Oriental (Mehmet Balkan); Sonho de Uma Noite de Verão (Armando Jorge, Heinz Spoerli); A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky, Olga Roriz); Serenade, Tema e Variações, Who Cares?, Quatro Temperamentos e Concerto Barocco (George Balanchine); Pássaro de Fogo (Uwe Scholz); As Bodas (Bronislava Nijinska); Kazimir’s Colors (Mauro Bigonzetti); Isolda (Olga Roriz); 5 Tangos (Hans Van Manen); Cinderela (Michael Corder); Romeu e Julieta (John Cranko); Coppelia (John Auld); La Sylphide (Auguste Bournonville); A Bela Adormecida (Ted Brandsen), e Giselle (George Garcia).
Em 1998 frequentou o Curso de Professores segundo o Método de Agripina Vaganova dos níveis III e IV na Escola Superior de Dança, organizado pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. De 1998 a 2003 lecionou técnica de Dança Clássica e Repertório no Colégio Valsassina e no Dance Etc.
Em 1999 adquiriu o Título de Licenciatura em Dança – Ramo de Educação pela Escola Superior de Dança (ESD), do Instituto Politécnico de Lisboa e também o Grau Intermédio pela Royal Academy of Dancing. Entre 2011 e 2012 foi convidada como assistente dos Workshops de Dança nos Projetos de Aproximação à Dança na Companhia Nacional de Bailado.
Entre 2015 e 2018, lecionou Técnica de Dança Clássica na Licenciatura em Dança na ESD (Escola Superior de Dança), IPL (Instituto Politécnico de Lisboa). Durante esse período, frequentou vários seminários onde destaca Tópicos de composição coreográfica, Tópicos de técnica de pontas, As técnicas de dança contemporâneas, abordagens, diferenciação e sistematização, Projetos artísticos - da conceção à submissão, Música para dança, Alinhamento e postura para bailarinos, Treino em dança, e As danças tradicionais e históricas como elemento integrador e potenciador de competências artístico-psico-motoras.
No ano letivo de 2016/2017, coordenou e lecionou Técnica de Dança Clássica a crianças nos Estúdios Victor Córdon. Em 2016, criou e desenvolveu o projeto de ballet para adultos para a Companhia Nacional de Bailado, onde de outubro de 2016 a julho de 2018 lecionou Técnica de Dança Clássica, nos Estúdios Victor Córdon.
Desde 2016, leciona Workshops e Masterclasses de Técnica de Dança Clássica, de Pontas e de Repertório pelo país. Em 2017, frequentou o Curso de Professores segundo o Método de Agripina Vaganova dos níveis I e II na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
Em 2018, frequentou o Curso de Professores, segundo a Metodologia da Escola Cubana de Ballet, de Técnica Clássica, dirigido por Martha Iris Fernandes, no Conservatório Internacional de Ballet e Dança, em Leiria, e segundo a Metodologia de John Byrne's (Classical Dance Australia), de técnica Clássica (Preparatory Syllabus), dirigido por Gill Anthony, em Lisboa.
Em 2019, frequentou o Curso de Professores segundo o Método de Agripina Vaganova dos níveis V e VI, na Jazzy Dance Studios, em Lisboa. Também em 2019, foi convidada pela Companhia Nacional de Bailado para participar no projeto interministerial entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, Residências Artísticas nas Escolas, como formadora, na Sertã e em Góis. Participou ainda no Programa Plus do Open House Lisboa, onde deu formação em vários ateliês de Dança Clássica para famílias, no Teatro Camões.
Em 2021, criou e desenvolveu um projeto educativo direcionado para escolas do ensino artístico especializado em dança, mas também abrangendo o ensino lúdico, que consiste em oferecer aulas de técnica especializadas e compatíveis com o nível dos alunos e das escolas. O projeto, com o nome de Masterclasses, da Companhia Nacional de Bailado, tem como objetivo promover a aproximação de profissionais da dança nas escolas do país e contribuir de forma ativa na formação e nas futuras carreiras artísticas dos alunos.
Em 2021 foi convidada pela Formação PEEA (Programa Educação Estética e Artística), “Estratégias de Intervenção Cultural” da região Norte, a partilhar a sua experiência e vivência das RA (Residências Artísticas) do PEEA.
Em 2022 foi convidada pelo PEEA (Programa de Educação Estética e Artística) a lecionar oficinas, com o tema, Ritmos Dançados no Mundo, nas Escolas Básicas Manuel António Pina e do Gervide, em Gaia e na Escola Básica Gualtar, em Braga.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão