Freek Damen é Mestre de Bailado da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2002.
Natural de Amesterdão nos Países Baixos, ingressou e completou os seus estudos em dança clássica e contemporânea na National Ballet Academy de Amesterdão, integrando de seguida o elenco do Dutch National Ballet.
Em maio de 2002 veio para Portugal, integrando a Companhia Nacional de Bailado, sob a direção artística de Marc Jonkers. Em 2016, sob a direção artística de Luisa Taveira, ainda como Bailarino Corifeu, começou a exercer funções de ensaiador.
Remontou 5 Tangos de Hans van Manen e foi assistente de Mea Venema nos ensaios. Voltou a remontar a mesma peça em 2017 para a digressão nacional dos 40 anos da CNB. Ainda em 2016 foi assistente de Rui Lopes Graça e do artista plástico João Penalva na criação Quinze Bailarinos e Tempo Incerto, remontando esta peça nos anos seguintes, incluindo para a digressão internacional à China, em 2019.
Em janeiro de 2018, sob a direção artística de Paulo Ribeiro, deixa de dançar e
torna-se ensaiador da CNB. Foi assistente na montagem de A Tecedura do Caos de Tânia Carvalho, e remontou a mesma peça para as digressões ao Porto e Almada. Em abril desse ano trabalhou com a coreógrafa Sasha Waltz na peça Impromptus, assistindo e ajudando na montagem para a estreia em Lisboa. Para o Festival ao Largo em julho remontou o terceiro ato do bailado clássico Raymonda. Ainda em 2018 remontou iTMOi (in the mind of Igor) de Akram Khan. Enquanto assistente de Millicent Hodson e Kenneth Archer remontou A Sagração da Primavera. Remontou ainda o clássico O Quebra-Nozes de Mehmet Balkan, voltando a remontá-lo no ano seguinte (Prólogo, Primeiro Ato, Flocos de Neve, Segundo Ato, Entretenimentos e Valsa das Flores).
Em 2019 remontou o clássico Dom Quixote, de Alexander Gorsky (Danças de Grupo Primeiro e Segundo ato, e As Dríadas), e uma versão adaptada para o Festival ao Largo em julho do mesmo ano. Para a celebração do 25 de Abril remontou Savalliana de Rui Lopes Graça, de quem também foi assistente na criação de Annette, Adele e Lee, que volta a remontar em setembro de 2019. Neste ano foi também assistente na montagem de In The Future de Hans van Manen, em estreia nacional, e que voltou a remontar em janeiro 2020 para a digressão nacional e internacional, e para o Festival Internacional em Liège, Bélgica.
Em fevereiro e março de 2020 foi assistente de Jeanette Vondersaar na montagem de A Mesa Verde de Kurt Jooss, que voltou depois a remontar em abril de 2021.
Nesse mesmo ano foi assistente na criação de Alice no País das Maravilhas de Howard Quintero.
Em 2022 foi assistente na montagem de Fall de Sidi Larbi Cherkaoui, e remontou La Sylphide de August Bournonville (Reel - Primeiro Ato, e Corpo de Baile – Segundo Ato). Também em 2022 foi assistente na criação de Desde Mundo e do Outro de Olga Roriz, que depois remontou em setembro do mesmo ano. Remontou também A Mesa Verde de Kurt Jooss para o Dutch National Ballet em Amesterdão, e foi assistente na remontagem de Cantata de Mauro Bigonzetti. Em outubro de 2022 apoiou a remontagem de S de Tânia Carvalho para a digressão internacional a Paris. Ainda em 2022 remontou Giselle de George Garcia (Danças de Grupo – Primeiro Ato, e Corpo de Baile – Segundo Ato).
Em 2023 remontou Grosse Fuge de Anne Teresa de Keersmaeker, e A Mesa Verde para o Saarländische Staatstheater em Saarbrücken, Alemanha, onde também deu aulas. Foi mais uma vez assistente de Millicent Hodson e Kenneth Archer na remontagem de A Sagração da Primavera, e remontou La Sylphide de August Bournonville.
Em 2024 foi assistente na montagem de Workwithinwork de William Forsythe, e remontou A Mesa Verde de Kurt Jooss no Ballet West em Salt Lake City, EUA, onde também deu aulas. Também foi assistente na remontagem de Minus 16 de Ohad Naharin para a digressão nacional e para o Festival ao Largo. Ainda em 2024 voltou a ser convidado para dar aulas no Saarländische Staatstheater.
Além dos ensaios e da remontagem de peças, leciona aulas de Dança Clássica para a CNB desde 2018, assim como para os Estúdios Victor Córdon desde 2023. É também membro da equipa oficial de A Mesa Verde que (re)monta o bailado em todo o mundo, em nome do espólio de Kurt Jooss.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão