Tiago Amaral é Bailarino Corifeu da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013 sob a direção de Luísa Taveira, tendo sido promovido a Corifeu em 2021.
Natural de Vizela, iniciou os seus estudos no Centro de Dança do Porto. Em 2009, a convite de Didier Chazeau, Bailarino Principal da CNB, fez audição na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde ingressou nesse mesmo ano.
Na CNB tem dançado a grande maioria do repertório, destacando Mozart Concert Arias e Grosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker); Cacti (Alexander Ekman), Dueto; Uprising (Hofesh Shechter); Cantata, Solo, e As Bodas, Noivo (Mauro Bigonzetti); 5 Tangos e Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen), Casais solistas; Herman Schmerman e Workwithinwork (William Forsythe); Duet Mabul e Minus 16 (Ohad Naharin); iTMOi - in the mind of igor (Akram Khan), Fauno. Do repertório clássico destaca os papéis James em La Sylphide (Jan Linkens); Coelho Branco em Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero); Hilarion em Giselle (Georges Garcia); Pas de quatre e Pássaro Azul em A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Magdaveya em La Bayadère e Beno em O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte); Quebra-Nozes e Cavaleiro da Valsa das Flores em O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), entre outros.
Também na CNB, trabalhou em criações com vários coreógrafos portugueses como Olga Roriz, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça e Vasco Wellenkamp, destacando Deste Mundo e do Outro (Olga Roriz), Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça e João Penalva) e Será que é uma Estrela? (Vasco Wellenkamp), por ocasião da homenagem ao Ballet Gulbenkian.
Recebeu a Medalha de bronze na categoria de Dança Contemporânea no prémio Tanzolymp Berlim 2013, e foi finalista do Prix de Lausanne de 2013. Organizou e promoveu galas solidárias em Fafe com outros bailarinos da CNB em 2018, 2020 e 2022. Neste último ano, apresentou a sua primeira criação, How do we begin, a convite da Associação Zero Amarelo e do Teatro Cinema de Fafe.
Em 2023 participou como intérprete em Butterflies of the mind that gestate in time’s delicious cocoons, de Nélia Pinheiro para a Companhia de Dança de Évora. Desde então tem desenvolvido uma colaboração com a Câmara Municipal de Vizela no sentido de aproximar públicos a objetos artísticos.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão