O Teatro Camões recebe o Teatro Nacional de São Carlos para dois concertos em janeiro.
A obra de Schumann é uma das extraordinárias formas musicais que a personagem Fausto assumiu ao longo dos tempos.
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Sinopse
O poema dramático Fausto de Goethe marcou a vida de Robert Schumann (1810-1856), que não se sentia à altura do poeta. No entanto, a oratória profana que compôs sobre cenas de Fausto foi considerada o seu Magnum Opus.
Johann Georg Faust (c.1480-c.1540) foi um homem de ciências que quis transcender o conhecimento humano. Do homem à lenda foi um passo e, em 1587, surgiu o primeiro registo escrito sobre si na publicação Historia von Dr. Johann Fausten, na qual se dizia o cientista teria feito um pacto com o Diabo em troca de conhecimento. A insaciabilidade de Fausto pelo saber atraiu mais tarde Goethe (1749-1832), que lhe dedicou as duas partes de uma tragédia em verso, publicadas em 1808 e 1832.
Em 1844, e fruto do fascínio que Schumann sentia pelos debates internos de Fausto, pela luta entre o bem e o mal e pela redenção final, o compositor alemão iniciou a composição das suas Szenen aus Goethes Faust.
Schumann começou pela 3.ª e derradeira parte: a transfiguração de Fausto, que termina com o sublime Chorus Mysticus. Ao longo dos anos seguintes, foi completando a obra, para a qual escolheu os momentos mais intensos e simbólicos, em detrimento de uma narrativa coesa. Schumann partia do pressuposto que os seus ouvintes conheciam o enredo e optou pelo texto original do poeta alemão. A primeira parte inclui o encontro com Margarida no jardim; a invocação de Margarida à Mater Dolorosa e a cena na Igreja. A segunda parte inclui o nascer do sol, a meia-noite e a morte de Fausto. No ano de 1853, pouco antes de perder a saúde mental que lhe restava, Schumann completou a oratória com uma sombria abertura inicial. A estreia da obra na sua totalidade ocorreu em 1862, após a morte do compositor.
As Szenen aus Goethes Faust são o culminar da mestria de Schumann, que soube combinar o intimismo do Lied, a solenidade da música sacra, a coloquialidade da conversa entre Fausto e Margarida, a grandiosidade e o dramatismo da ópera e o sublime da escrita coral ao serviço de um dos textos maiores da língua alemã, iluminando-o mesmo nas suas passagens mais sombrias.
Robert Schumann Szenen aus Goethes Faust
Soprano Ana Quintans, Bárbara Barradas, Mariana Sousa
Meio-soprano Inês Constantino, Carolina Figueiredo
Tenor Leonel Pinheiro, Bruno Almeida, Sérgio Martins
Baixo André Baleiro, Tristan Hambleton, José Corvelo
Direção musical Graeme Jenkins
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Lisboa, Teatro Camões
18:30
Preço 20 a 35 €
Duração 1h55
Class. etária M/6
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