Sujeito a alterações.
-
Bilhetes
Sinopse
Igor Stravinski (1882-1971) é um dos nomes maiores da música do século XX.
Estudou direito e piano, antes de se dedicar por inteiro à composição. Mestre nas distorções, do vocabulário e princípios do sistema tonal, as suas obras, tão geniais quanto perturbadoras, tornaram-se referências em bailados, óperas, oratórias, concertos, sinfonias, entre outros.
O início da sua carreira está intimamente ligado aos Ballets Russes de Diaghilev, Companhia para a qual compôs algumas das suas peças para dança mais conhecidas, como O Pássaro de Fogo, Petrouska, A Sagração da Primavera, As Bodas ou Apollon Mousagette. Trabalhou ainda de perto com o coreógrafo George Balanchine com quem estabeleceu uma cumplicidade maior através de um diálogo artístico constante.
Neste programa, homenageamos o compositor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da música do século XX, bem como para a dança, pela forma como inspirou artistas, coreógrafos, intérpretes e o público. Através de coreografias de Vaslav Nijinski e Mauro Bigonzetti, percorremos obras maiores que são exemplo da sua genialidade.
As Bodas é um bailado abstracto e formal com movimentos precisos e rígidos que dão à peça um aspecto quase “estatuístico”. Nele explora-se uma visão académica e estética da beleza.
Criada para um pequeno número de casais, a Suite Italienne é um ballet “concencertante”. O termo “concencertante” é utilizado no seu significado literal: entidades individuais, que respiram independentemente, desenvolvem-se e invadem-se umas às outras graças à contínua troca de temas que surgem e, consequentemente, trazem consigo uma harmonia contínua.
A estreia de A Sagração da Primavera, a 29 de maio de 1913, provocou um dos maiores escândalos de que há memória na estreia de um espetáculo. Tanto a partitura como a própria coreografia, que foi desenvolvida sobre a música, representaram uma ruptura com os cânones anteriores. Toda a obra era uma novidade para o público, o que provocou não só opiniões divergentes como um verdadeiro tumulto dentro do Théâtre des Champs-Elysées. Gritos, discussões, uivos e até troca de murros são descritos por muitos dos que assistiram a esta estreia tão peculiar. Consta que o barulho produzido por estes tumultos era tanto que os próprios bailarinos tiveram dificuldade em ouvir a música. Esta reação ao espetáculo teve uma dimensão tão grande que a polícia foi chamada a intervir. Adorada por uns, repudiada por outros, acabaria por ser retirada do repertório dos Ballets Russes de Diaghilev e, consequentemente, remetida ao esquecimento.
Com um libreto desenvolvido por Igor Stravinski e Nicholas Roerich e inspirado na cultura eslava pagã, A Sagração da Primavera evoca um ritual de culto a Yaralo, deus da fecundidade eslavo. Esta obra, que não segue uma estrutura narrativa, divide-se em dois atos: A adoração da terra e O Sacrifício.
No primeiro ato, diferentes grupos de homens e mulheres praticam rituais, através de movimentos ritmados e dinâmicos. Todos eles representam diferentes grupos etários (adolescentes, jovens, adultos) de uma comunidade.
No segundo ato, um grupo de donzelas dança num círculo ininterrupto. A primeira a vacilar deverá sacrificar-se pela sua comunidade, dançando até à morte.
Apesar de renegada e esquecida, A Sagração da Primavera, viria a tornar-se um marco da história da dança. Em 1987, e após anos de pesquisa, Millicent Hodson e Keneth Archer estreiam no Joffrey Ballet a reconstrução desta obra de Vaslav Nijinski, que se encontrava praticamente perdida e, em 1994, a mesma passa a fazer parte do repertório da CNB.
Ficha técnica
AS BODAS | |
Mauro Bigonzetti | Coreografia |
Igor Stravinski | Música |
Carlo Cerri | Desenho de luz |
Kristopher Millar, Lois Swandale | Figurinos |
Nicola Lusuardi | Supervisão dramatúrgica |
Fabrizio Montecchi | Cenário |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Intermezzo | |
Mauro Bigonzetti | Coreografia e figurinos |
Igor Stravinski | Música |
Carlo Cerri | Desenho de luz |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
A Sagração da Primavera | |
Vaslav Nijinski | Coreografia |
Millicent Hodson | Reconstrução coreográfica |
Igor Stravinski | Música |
Igor Stravinski e Nicholas Roerich | Argumento |
Nicholas Roerich | Cenários e Figurinos |
Kenneth Archer | Reconstrução cenográfica e figurinos |
El Duplo | Desenho de luz |
Orquestra de Câmara Portuguesa | Interpretação Musical |
Pedro Carneiro | Direção musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Elenco
Sujeito a alterações.
AS BODAS | |
Dias 29, 30 abril, 5, 7 e 11 e 13 maio | |
Filipa Castro/ Carlos Pinillos | Noivos |
Patrícia Main/ Francisco Sebastião, Tatiana Grenkova/ Dylan Waddell, Raquel Fidalgo/ Miguel Esteves, Andreia Mota / Miguel Ramalho, Inês Moura / Gonçalo Andrade, Katarina Gajic / Paolo Ciofini, Maria Santos / Francisco Couto, Anyah Siddall / Tiago Amaral | Amantes |
Dias 4, 6, 10, 12 e 14 Maio | |
Inês de Serra e Moura /Tiago Amaral | Noivos |
Anyah Siddall/ João Costa, Michelle Luterbach / Frederico Gameiro, Beatriz Williamson/ Joshua Earl, Mariana Ferreira / Frederico Loureiro, Leonor de Jesus / Aeden Pittendreigh, Clara Ferrer / Martim Ribeiro, Nanae Yagisawa / Francisco Morais, Emily Stewart / Luca Driesang | Amantes |
INTERMEZZO | |
Dias 29 abril, 4, 6, 11, 13 e 14 maio | |
Almudena Maldonado/ João Costa | 1º Dueto |
Inês Ferrer/ Miguel Ramalho | 2º Dueto |
Patrícia Main/ Francisco Couto (dias 29 abril, 4, 6, 11 e 13 maio); Raquel Fidalgo/ Francisco Morais (14 maio) | 3º Dueto |
Leonor de Jesus/ Gonçalo Andrade (dias 29 abril, 4, 6, 11 e 13 maio); Ren Yamada/ Frederico Loureiro (dia 14 maio) | 4º Dueto |
Dias 30 abril, 5, 7, 10 e 12 maio | |
Miyu Matsui/ Francisco Sebastião | 1º Dueto |
Tatiana Grenkova/ Aeden Pittendreigh | 2º Dueto |
Inês de Serra e Moura/ Dylan Waddell (dias 30 abril, 5, 7, e 12 maio); Raquel Fidalgo/ Francisco Morais (dia 10 maio) | 3º Dueto |
Mar Escoda/ Tiago Amaral (Dias 30 abril, 5, 7 e 12 maio); Ren Yamada/ Frederico Loureiro (dia 10 maio) | 4º Dueto |
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA | |
I ATO | |
Henriett Ventura (dias 29 abril, 4, 6, 11, 12 e 14 maio) Paulina Santos (dias 30 abril, 5, 7, 10 e 13 maio) | A Mulher Velha |
Inês Moura, Clara Ferrer, Inês Ferrer, Andreia Mota, Emily Stewart, Mar Escoda, Catarina Grilo | Donzelas de Vermelho |
Nanae Yagisawa, Miyu Matsui, Filipa Pinhão | Donzelas Pequenas de Vermelho |
Katarina Gajic, Tatiana Grenkova, Patrícia Main, Maria Santos, Leonor de Jesus, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo | Mulheres Jovens de Azul |
Michelle Luterbach, Anyah Siddall, Almudena Maldonado | Mulheres Jovens e Altas de Malva |
Luca Driesang, Francisco Morais, Joshua Earl, Nuno Fernandes, Francisco Sebastião | Rapazes |
Martim Ribeiro, Dylan Waddell, João Costa, Francisco Couto, Gonçalo Andrade | Homens |
Xavier Carmo, Frederico Loureiro, Paolo Ciofini, Aeden Pittendreigh, Miguel Ramalho, Tiago Coelho | Adolescentes |
Mário Franco, Frederico Gameiro, Filipe Macedo | Os Mais Velhos |
Miguel Esteves | O Ancião |
II ATO | |
Tatiana Grenkova, Almudena Maldonado, Leonor de Jesus, Filipa Pinhão | I Grupo |
Nanae Yagisawa, Inês Moura, Patricia Main, Miyu Matsui | II Grupo |
Henriett Ventura, Catarina Grilo, Beatriz Williamson, Maria Santos | III Grupo |
Inês Ferrer (dias 29 abril, 5, 12 e 14 maio); Michelle Luterbach (dias 30 abril, 4, 7 e 10 maio), Raquel Fidalgo (dias 6, 11 e 13 maio) | A Eleita |
Tiago Coelho, Francisco Morais , Joshua Earl, Aeden Pittendreigh, João Costa, Nuno Fernandes | Ancestrais com Pele de Urso |
Paolo Ciofini, Filipe Macedo, Miguel Ramalho, Frederico Gameiro, Francisco Sebastião, Gonçalo Andrade, Xavier Carmo, Dylan Waddell, Luca Driesang, Francisco Couto, Martim Ribeiro, Miguel Pinheiro Dias, João Xavier (dias 29 abril, 4, 6, 10, 12, 14 maio), Miguel Pinheiro (dias 30 abril, 5, 7,11, 13 maio) | Ancestrais |
Ensaio Geral Solidário
Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições de solidariedade social participantes, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário do programa Noite Stravinski, no dia 28 de abril de 2022, às 20h, no Teatro Camões. Saiba mais aqui.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.
O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.
Classificação etária
M/6
Duração
125 min. aprox. (com dois intervalos)
Dias de semana, às 20h
Sábado, às 18h30
Domingo, às 16h
Dia 10 de maio, às 15h.
Preço especial: 3€/aluno; gratuito até 2 professores por turma.
FORMULÁRIO INSCRIÇÃO
Dia 28 de abril, às 20h
Mais informações aqui.
Estreia Absoluta
Reggio Emilia, Itália, Aterballeto, 2002
Estreia mundial
Reggio Emilia, Itália, Aterballeto, 2012
Estreia mundial
Paris, França, Théâtre des Champs-Élysées, 29 de maio de 1913
Estreia CNB
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 22 de junho de 1994
Preço
Programas relacionados
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão