Biografia

Iratxe nasceu em San Sebastian, Espanha, onde iniciou os seus estudos no Conservatório Superior de Música, antes de se graduar na Escola John Cranko em Estugarda, na Alemanha.

Dançou no Ballet de Basel e no Ballet Gulbenkian, antes de integrar a Companhia Nacional de Danza, em Madrid, sob a direção de Nacho Duato. Posteriormente, integrou o Ballet da Ópera de Lyon e o Nederlands Dance Theatre , então dirigido por Anders Hellstrom.

Trabalhou com coreógrfos como: Nacho Duato, William Forsythe, Jiri Kylian, Mats Ek, Jacopo Godani, Johan Inger, medhi Walerski, Crystal Pite, Ohad Naharin, Wayne McGregor, Alexander Ekman, entre outros.

Foi distinguida com diferentes prémios em competições coreográficas como: the International Solo, Tanz  Theater  Festival,  Certamen  Coreografico  de  Madrid e foi premiada pela sua trajectória artística pela Associação de Profissionais da Dança (Espanha) em 2007.

Desde 2009, depois de sair do Nederlands Dance Theatre, tornou-se uma artista freelance, tendo dançado, coreografado e ensinado em diversos países à volta do mundo.

Igor Bacovich é um bailarino, coreógrafo e professor italiano, que estudou na Accademia Nazionale di danza”, em Itália e terminou a sua formação na CODARTS, Holanda. No mesmo país trabalhou com coreógrafos como: Bruno Listopad, Krisztina de Chatel, Nanine Linning, entre outros.

De 2008 a 2014 trabalhou em áreas sociais na Holanda e Espanha.

Iratxe e Igor iniciam o seu trabalho artístico em colaboração desde 2013. Desde logo, compreenderam que os seus diferentes percursos e abordagens podiam complementar as suas necessidades e visões artísticas.

Desde o início da sua colaboração que trabalharam à volta do mundo em múltiplos campos como a coreografia, a dança, o ensino, a produção e a criação de trabalhos artísticos numa estreita relação com artistas visuais.

A experiência que reuniram, fê-los aperfeiçoar a sua abordagem de maneira a poder adaptar-se em múltiplas situações, gerando uma linguagem universal, de forma a chegarem a uma grande variedade de culturas e públicos.

Ao longo da sua colaboração, desenvolveram o seu próprio método em dança, método Metamorfósico, e são fundadores do Metamorphosis Dance Project.

Até ao momento, a dupla trabalhou em mais de 30 países e coreografou cerca de 20 peças de dança.

Videos