Biografia

Nascida em Moscovo, Rússia, Maria Kochetkova formou-se na Escola de Ballet Bolshoi em Moscovo e dançou com The Royal Ballet de Londres e English National Ballet, em Londres, antes de se juntar ao San Francisco Ballet como bailarina principal de 2007 a 2018. De 2018-2020 trabalhou como bailarina principal e curadora freelancer e na temporada 2020-2021 juntou-se ao Ballet Nacional da Finlândia como bailarina principal.

Maria actuou como artista convidada com os Teatros Bolshoi e Stanislavsky em Moscovo, os Teatros Mariinsky e Mikhailovsky em São Petersburgo, American Ballet Theater em Nova Iorque, Ópera de Roma, Teatro alla Scala em Milão, Tokyo Ballet, Ballet Nacional de Cuba, Compañía Nacional de Danza em Madrid, Ballet Nacional da Finlândia, Teatro Colon em Buenos Aires, Hong Kong Ballet, Dresden Semperoper, Staatsoper Berlin, Ballet Nacional da Nouega e English National Ballet em Londres.

Foi convidada a juntar-se ao American Ballet Theatre, como bailarina principal, para as temporadas 2013-2017. O seu repertório com a companhia inclui Sylvia, Medora em Le Corsaire, Golden Cockerel, Nikiya em La Bayadère, Kitri em Dom Quixote, Aurora em A Bela Adormecida e Odette/Odile em O Lago dos Cisnes.

Recentemente apresentou o seu primeiro projecto a solo Catch Her if you Can no Teatro Joyce em Nova Iorque, onde encomendou obras de William Forsythe, Marcos Morau, David Dawson, Jerome Bel, Drew Jacoby e Sam Spiegel.

Entre os papéis principais dançados por Kochetkova estão Giselle; Julieta em Romeu e Julieta de Helgi Tomasson ; Odette/Odile em O Lago dos Cisnes; Kitri em Dom Quixote nas versões de Nureyev e Petipa; Aurora em A Bela Adormecida; La Sylphide de August Bournonville; Manon em  Manon de Kenneth Macmillan; Swanilda em Coppélia de George Balanchine; Tatiana em Onegin de John Cranko; Cinderela em Cinderela de Christopher Wheeldon; Nikiya em La Bayadère de Natalia Makarova segundo Petipa; Sylvia em Sylvia de Frederick Ashton, Medora em Le Corsaire e Grand Pas-de-Deux, Ballerina, Rainha da Neve, e Fada do Açúcar em O Quebra-Nozes de Helgi Tomasson.

Criou papéis principais em obras de diversos coreógrafos como The Chairman Dances de Benjamin Millepied; Borderlands de Wayne McGregor; Anima Animus de David Dawson, Bjork Ballet  de Arthur Pita, Pas/Parts de  William Forsythe, Selfportræt de Paul Lightfoot, Classical Symphony , Diving into the Lilacs, Francesca da Rimini, Swimmer e Raymonda Pas-de-Deux de Yuri Possokhov; Cinderela Within the Golden Hour, Number Nine e Ghosts  de Christopher Wheeldon, From Foreign Lands de Alexei Ratmansky; Caprice, On a Theme of Paganini, e Trio de Helgi Tomasson; Hummingbird de Liam Scarlett; Symphonic Dances de Edwaard Liang e Guide to Strange Places de Ashley Page.

O seu repertório também inclui obras como: Symphonic Variations, Voices of Spring, Monotones e Sylvia de Frederick Ashton; Allegro Brillante, Brahms-Schoenberg Quartet (2º movimento), Divertimento No. 15, Esmeraldas, Rubis, Diamantes, Sinfonia Escocesa, Serenade, Sinfonia in C (2º movimento), e Tema e Variações de George Balanchine; Double Evil de Jorma Elo ; Artifact Suite, In The Middle Somewhat Elevated e Pas/Partes de William Forsythe; Suite en Blanc de Serge Lifar; Manon e Winter Dreams de Kenneth MacMillan; Dances at a Gathering (Pink), Other Dances, The Cage e Opus 19/The Dreamer de Jerome Robbins; Etudes de Harald Lander; Chroma de Wayne McGregor; In the Countenance of Kings de Justin Peck; Drink to Me Only With Thine Eyes, A Garden e Sandpaper Ballet de Mark Morris; Bells Pas- de- Deux, Fusion e Raymonda Pas- de- Deux de Yuri Possokhov; Russian Seasons, Golden Cockerel e Shostakovich Trilogy (Concerto para Piano #1) de Alexei Ratmansky; Chaconne for Piano, Two Dancers, Criss-Cross Nanna’s Lied  de Helgi Tomasson.

Kochetkova foi nomeada para um Prémio de Dança Nacional Círculo da Crítica (Reino Unido) para Melhor Bailarina em 2014 e para o Prémio Benois de La Danse em 2013, pela sua actuação como Tatiana em Onegin de John Cranko. Em 2009, recebeu a medalha de ouro no espectáculo Superstars of Dance da NBC. Ganhou o prémio Bailarina do Ano no Premio Positano 2017, o prémio Benois de la Dance 2018, o Prémio de Dança Isadora Duncan pela sua actuação em Giselle durante a Temporada de 2008; medalhas de ouro nos Concursos Internacionais de Ballet na Coreia e em Itália em 2005 e no Concurso Internacional de Ballet do Luxemburgo em 2003; uma medalha de prata e o prémio do júri no Concurso Internacional de Ballet Varna em 2002; uma medalha de prata no Prix de Lausanne nesse mesmo ano; e uma medalha de bronze no Concurso Internacional de Moscovo em 2001.

Videos