Maurice Causey
Biografia
Maurice Causey é um artista de origem americana, sediado na Europa. Começou a estudar ballet aos 15 anos, na sua cidade natal de Florence, Alabama, com Patsy Hill e Michael McCaden. Na sua formação passou pelo Central Pennsylvania Youth Ballet, em Carslile, a escola do American Ballet, a escola do American Ballet Theatre e o Joffrey Ballet, na cidade de Nova Iorque.
Maurice foi solista na companhia de William Forsythe, em Frankfurt, durante 8 anos. Dançou noutras companhias, como o Cleveland Ballet, Pennsylvania Ballet, National Ballet of Canada, e Gothenburg Ballet, na Suécia, também como solista.
Causey foi Mestre de Bailado no Royal Swedish Ballet de 2002 a 2003, e no Netherlands Dance Theatre I entre 2004 e 2010. Deu aulas como Professor Convidado em várias companhias, entre elas a Companhia Nacional de Bailado, Norwegian National Ballet, Cullberg Ballet, Netherlands Dance Theatre I e II, Royal Swedish Ballet, Instituto Norueguês das Artes, HJS em Amesterdão e o Random Dance de Wayne McGregor, em Londres.
Integrou o júri de várias competições de dança por toda a Europa, deu aulas no Concurso Internacional de Varna e na II Competição Báltica de Ballet Internacional, em Riga, Latvia.
Como coreógrafo, criou peças originais para o Netherlands Dance Theatre I, Northwestern Dance Project, Hubbard Street 2, Milwaukee Ballet, Company C, Stockholm 59 North, Augsburg Ballet, Tanz Luzern Theatre, Ballet Arabesque of Sofia, Bulgaria, e a companhia americana de dança iMEE, da qual foi coreógrafo residente entre 2012 e 2015. Mais ainda, coreografou para galas e escolas nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Coreia e Austrália, assim como remontou peças de Forsythe.
Causey dirigiu workshops de movimento criativo e coreográfico e leccionou tecnologias de improvisação de Forsythe pelo mundo. Participou em várias curtas-metragens, documentários e publicações sobre dança. Desde há 8 anos é “padrinho” do Austinmer Dance Theatre na Austrália, sob direcção de Michelle Forte.
Maurice vive em Amesterdão, na Holanda.