Sinopse

Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) marca presença na abertura do Millennium Festival ao Largo, desta vez com um programa que espelha as diferentes tonalidades e estéticas da dança contemporânea. A principal casa da dança nacional passa pelo festival no âmbito de uma digressão, a decorrer entre os meses de junho e julho, que marca simbolicamente o fim da presente temporada. Será também o seu último programa apresentado, antes do encerramento do Teatro Camões, em Lisboa, que estará em obras até março de 2024, no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Sob a forma de diálogo e de encontro, a CNB junta neste programa dois coreógrafos que, com abordagens e ambientes distintos, propõem obras que trabalham sobre o coletivo. Ao passo que symphony of sorrows, do coreógrafo e primeiro bailarino da CNB Miguel Ramalho, se desenvolve num ambiente denso e soturno, no qual o coletivo revela ser a força de superação dos caminhos, por vezes tortuosos, da humanidade, Cantata, do italiano Mauro Bigonzetti, reflete tradições populares e musicais italianas, numa espécie de festa comunitária, onde a música é o elemento inspirador, que contagia bailarinos e público.

As duas criações estão igualmente marcadas pela sua ligação inusitada ao MFaL. Foi com Cantata que a CNB se apresentou pela primeira vez no festival, em 2009, e foi também neste festival que se estreou symphony of sorrows, em 2020. Uma vez mais, é no largo que se celebra a dança e o trabalho desenvolvido pela Companhia Nacional de Bailado que nos acompanha há mais de quatro décadas.


SYMPHONY OF SORROWS

Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.

Miguel Ramalho


CANTATA

Cantata é uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do sul de Itália. Os gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza mediterrânica e selvagem. Uma dança instintiva e vigorosa explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas, ciúme. 

Cantata presta homenagem à cultura e tradição musical italianas, uma criação popular, no sentido mais elevado do termo. Utiliza música italiana dos séculos XVIII e XIX, desde as canções de embalar ao Salentine pizziche e às serenatas napolitanas. Neste bailado, criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, a dança e a música misturam-se e interligam-se.

Mauro Bigonzetti

Ficha Técnica

Symphony of Sorrows
Miguel Ramalho Coreografia e Figurinos
Henryk Górecki - Symphony No.3, Op.36 "Symphony of sorrowful songs"Música
Cristina PiedadeDesenho de Luz
Cantata
Mauro Bigonzetti Coreografia
Assurd (L. Monti - C. Vetrone) - Enza Pagliara - Enza Alessandra PrestiaMúsica original e tradicional
Helena de Medeiros Figurinos
Carlo Cerri Desenho de Luz
Companhia Nacional de Bailado Produção

Elencos

Sujeito a alterações.

Symphony of Sorrows
Aeden Pittendreigh, Almudena Maldonado, Andreia Mota, Anyah Siddall, Dylan Waddell, Francisco Sebastião, Frederico Loureiro, Gonçalo Andrade, Inês Ferrer, Inês de Serra e Moura, João Costa, Leonor de Jesus, Miguel Esteves, Nanae Yagisawa, Patrícia Main, Raquel Fidalgo, Tiago Amaral Interpretação
Cantata
Aeden Pittendreigh, Almudena Maldonado, Andreia Mota, Anyah Siddall, Beatriz Williamson, Carlos Pinillos, Clara Ferrer, Dylan Waddell, Emily Stewart, Filipa Castro, Filipa Pinhão, Francisco Morais, Francisco Sebastião, Frederico Gameiro, Frederico Loureiro, Gonçalo Andrade, Inês Ferrer, Inês de Serra e Moura, João Costa, Joshua Earl, Katarina Gajic, Luca Driesang, Mar Escoda, Mariana Ferreira, Maria Santos, Martim Ribeiro, Mário Franco, Michelle Luterbach, Miguel Esteves, Miguel Ramalho, Miyu Matsui, Nanae Yagisawa, Nuno Fernandes, Paolo Ciofini, Patrícia Main, Paulina Santos, Raquel Fidalgo, Ren Yamada, Tatiana Grenkova, Tiago AmaralInterpretação